Futebol com humor

FORA DA FOTO

Essa aconteceu comigo mesmo. Jogava no time da TV Pioneira (hoje TV Cidade Verde). Numa noite de 1987 (não lembro mês, muito menos o dia), disputávamos um torneio no campo da antiga Telepisa (por trás do Terminal Rodoviário Lucídio Portela). Era uma espécie de torneio início e fomos para a decisão contra o time da Caixa Econômica.

O adversário tinha ex-atletas profissionais, como o goleiro Kleber, o lateral Lucimar e o atacante Pilinguiça. Deu empate no tempo normal e fomos para a decisão do título na cobrança dos pênaltis. Um deles sob a minha responsabilidade. Quando fui para a minha cobrança, Pilinguiça aproximou-se e falou:

- Buim, rapaz, disso aqui você não manja nada. Vai perder!

Tranquilo, retruquei:

- Deixe comigo. Vou tirar o goleiro da foto.

Autorizado pelo árbitro, corri e mudei a posição do pé na hora do chute. Kleber caiu para a esquerda e a bola foi no canto direito, tocou no pé da trave e saiu. Ato contínuo, Pilinguiça veio na minha direção já tirando onda:

- Eu não disse, eu não disse!

A resposta veio na ponta da língua, sem perder o rebolado:

- Eu não falei que ia fazer o gol, eu disse que ia tirar o goleiro da foto. Foi o que eu fiz.

E assim a Caixa ganhou mais um troféu para sua galeria.


O RECORDE QUE NÃO IMPRESSIONOU PELÉ

Faltavam poucos meses para o início da Copa do Mundo de 1974 e a ausência de Pelé da Seleção Brasileira era algo que preocupava a todos. Suas atuações no Campeonato Brasileiro, onde fazia suas últimas partidas pelo Santos, davam a nítida impressão de que possuía todas as qualidades para jogar mais um Campeonato Mundial.

Feitas todas as tentativas e diante do firme propósito de não voltar à Seleção Brasileira, da qual já se despedira três anos antes, Pelé ouviu um último pedido, acompanhado de mais uma tentativa para convence-lo a mudar de idéia. Disse-lhe um dirigente da CBF:

- Pelé, volte e jogue a Copa na Alemanha. Será a oportunidade que você terá para igualar o recorde do goleiro Carbajal, do México, que jogou cinco Copas do Mundo. 

Firme em sua decisão, Pelé não titubeou para externar seu desinteresse naquela marca histórica:

- Taí um recorde que não me dá qualquer motivação prá voltar. O Carbajal jogou cinco Copas, é verdade, mas não ganhou nenhuma. Eu joguei quatro e ganhei três.

E Pelé não foi mais procurado, com a Seleção jogando sua primeira Copa com outro corpo vestindo a antológica camisa 10.




PONTAPÉ NO ÁRBITRO

Nos idos da década de 1970, o Torneio Intermunicipal envolvendo seleções de várias cidades do interior piauiense era muito prestigiado. Certa feita, na abertura de um dos certames, o prefeito da cidade é convidado a dar o pontapé inicial. 

Sempre a reclamar das arbitragens, que, na sua opinião, costumava prejudicar a seleção do seu município, ele respondeu ao convite com uma outra pergunta:

- Posso dar esse primeiro pontapé no árbitro?

 
A "ENTREVISTA" DO CORONEL JOFFRE
 
Ex-presidente da Federação e do Tiradentes, o Coronel Joffre do Rêgo Castelo Branco ficou conhecido pelo vocabulário intempestivo, sem maiores cuidados com o vernáculo e adotando, de forma costumeira, a política de "não levar desaforo prá casa". Com a imprensa, era comum sua irritação diante de certas perguntas, principalmente quando a resposta não teria muito poder de convencimento.

Em certa ocasião, com a administração de Joffre (na Federação) recebendo duras críticas da imprensa, o repórter Gomes de Oliveira (o Galego), de microfone em punho, abordou o dirigente, registrando-se este "diálogo":

- Coronel Joffre Castelo Branco, comenta-se na cidade...

Sem deixar que o repórter completasse a pergunta, Joffre tomou-lhe o micorofone e arrematou:

- Comenta-se na cidade não. Vocês da Pioneira é que tão dizendo.



PODE ACONTECER NO FUTEBOL

Um adverfsário ALVEJAR a meta e deixar o adversário em situação PRETA.

Um craque volante tornar-se motorista de praça e um motorista de praça tornar-se volante craque.

Um jogador de atuação APAGADA assinalar gols BRILHANTES.

(Fonte: A Gazeta Espsortiva)


SABEDORIA (?) FUTEBOLÍSTICA

Não se pode culpar um goleiro que engole FRANGO
Enquanto seus companehiros de equipe COZINHAM O GALO


TIME DE PRODUTO DE ALIMENTAÇÃO INFANTIL

Em certa ocasião, o Moto Clube veio a Teresina trazendo o experiente atacante Juari, que fora campeão paulista pelo Santos e mundial pelo Porto. Embora veterano, o atacante era uma grande atração. Ao pisar o gramado do Albertão, foi logo cercado pelos repórteres. Em meio a várias perguntas, o repórter Luis Araújo, da Rádio Clube, quis saber sobre a passagem do jogador pelo futebol italiano:

- Juari, fala um pouco sobre sua pasagem pelo CREMOGEMA?

Embora nunca tivesse ouvido falar naquele time, Juari falou um pouco sobre sua atuação na CREMONESE, uma das equipes em que atuara no Campeonato Peninsular. 

O jogo transcorreu normalmente, o Moto Clube voltou para São Luís e Juari, certamente, nunca soube que o repórter Luis Araújo apenas confundira o nome do clube italiano com o da marca de produtos de alimentação infantil da qual ele era vendedor quando não estava atuando como repórter.


AINDA NÃO INVENTARAM NO FUTEBOL...

PEDESTAL - para o gol MONUMENTAL.
PRATO - para qualquer adversário SOPA.
PRISÃO - para jogador que ROUBA a bola de outro.
CAIXÃO - para bola MORTA.

(Fonte: Jornal A Gazeta Esportiva)
 

DE UM LOCUTOR DE FUTEBOL

O jogo estava em seus minutos finais, o sol se pondo, tudo praticamente às escuras, quando são acesos os refletores. Diante daquela situação, o locutor esportivo informa para seus ouvintes:

- Os refletores foram acesos ao apagar das luzes!


DEIXA MESMO BERIMBAU

Há alguns anos atrás, o lateral direito Berimbau, uma das revelações do futebol de Campo Maior, foi contratado pelo River. Na mesma ocasião, subindo das categorias de base do Tricolor, despontava o goleiro Cascata. Achando aqueles nomes um tanto inadequados para o futebol, o médico Miguel Ângelo chamou os dois atletas num canto e indagou:

- Berimbau e Cascata. Vocês são muito bons, com potencial para jogar em centros mais adiantados, mas, convenhamos, com esses nomes é meio complicado. A gente poderia mudar isso. Cascata, como é seu nome mesmo?

O jovem goleiro respondeu:

- Meu nome é Clayton.

- Veja só - disse Miguel, com ar de alegria - um nome bonito, foi até de um outro grande goleiro do River, campeão de 99. Pois pronto. Agora você vai ser o Clayton. É melhor assim. E você Berimbau, como é seu nome?

- Francisco Pereira da Silva -, respondeu o lateral.

- No seu caso - disse o médico, um tanto desapontado - é melhor deixar Berimbau mesmo.



MELHOR DO NOSSO LADO

 Arati, um zagueiro que jogou no Madureira, dava tanta botinada que, num jogo com o Botafogo, com uma só entrada violenta, botou para fora de campo os dois pontas de lança adversários, Pirilo e Otávio.

Na semana seguinte, foi conratado por Carlito Rocha, dirigente do Botafogo, que assim se justificou: "Pelo menos enquanto ele estiver aqui, quem ficará desfalcado serão os outros".

Fonte: HIstórias de Sandro Moreyra.


 O PRESIDENTE DESGOSTOSO

Nos idos de 1978, o então presidente do River Atlético Clube, médico Delson Castelo Branco Rocha, demonstrou insatisfação com o presidente da Federação, Joffre do Rêgo Castelo Branco, por conta de uma atitude do dirigente federacionista que contrariava os interesses tricolores.

Sobre o assunto, o repórter Pedro Alcântara - o Pedro Tamanco -, que trabalhava na equipe esportiva da Rádio Clube, questionou Joffre com a seguinte indagação:

- Coronel, o presidente do River está desgostoso com a Federação. O que o senhor acha da posição do dirigente riverino?

Sem perder a esportiva, Joffre saiu-se com esta:

- Meu caro jornalista, eu não acho nada. Mas se ele está desgostoso, só tem um jeito. É ficar gostoso de novo.


O FUTEBOL E AS PROFISSÕES

O eletricista foi "positivo" em suas declarações. Ante o resultado "negativo" do seu clube, saiu-se com esta:

- O "choque" não me agradou.

(Fonte: A Gazeta Esportiva Ilustrada)



FRASES PITORESCAS

"O rapaz chuta muito bem, mas já deu muita cabeçada na vida".

"Trata-se de um jogador que não se movimenta convenientemente. Joga muito parado. Ele não percebe que está prejudicando sua carreira". 

(Fonte: A Gazeta Esportiva Ilustrada)


EXCURSÃO CANCELADA

Entre os anos 60 e 80, era muito comum, no futebol brasileiro, clubes saírem em excursões pelo Brasil. Os de maior prestígio o faziam para o exterior. Certa vez, o time de uma cidadezinha do interior de Pernambuco acertou uma série de amistosos e saiu jogando por aí.

No primeiro amistoso, em Dois Córregos, interior paulista, derrota por 2 a 0. No jogo seguinte, em Três Corações, Minas Gerais, nova derrota, desta feita por 3 a 0. Preocupado, o treinador mudou quase toda a equipe para o jogo em Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo. Foi pior: derrota por 4 a 0.

Mais preocupado ainda, o presidente do time telefonou para o chefe da delegação e cancelou o amistoso que seria disputado em Sete Lagoas, Minas Gerais.


FORA DE RITMO

Em face de alguns problemas, o árbitro Artur Braz estava sem apitar há vários jogos. No dia do seu retorno, antes da bola rolar, o repórter Gomes de Oliveira, o Galego, da Rádio Pioneira, dirige-se ao árbitro e pergunta:
- Braz, você não apita há algum tempo. Não está fora de ritmo?
- Galego, rapaz, quem precisa de ritmo é músico - respondeu o apitador.

DESSERVIÇO AO ESPORTE

Dia de reunião na sede da Federação de Futebol do Piauí, o então presidente Lula Ferreira recebe vários representantes de clubes, dentre os quais o do Cori-Sabbá, José Bruno Filho. Em dado momento, quando a reunião já estava terminada, adentra à sala um cidadão que logo se identifica:

- Fui mandado aqui pelo Zé Filho, presidente do Princesa do Sul.

Diante de um questionamento sobre a ausência do próprio presidente, o emissário não se enrolou na resposta:

- Por qual motivo ele não veio, eu não sei exatamente. Mas aceitei representa-lo para prestar serviço ao futebol.

Rival do Princesa do Sul, o presidente do Cori-Sabbá não se conteve:

- Meu amigo, se você veio aqui para representar o Zé Filho e o Prinicesa do Sul, você tá prestando é um desserviço ao esporte.


SE NÃO DIZEM, PENSAM

O CAÇADOR, após a vitória de seu time:

- Acabamos de ABATER um adversário que parecia uma FERA. Estamos contentes e agora a nossa MIRA é o campeonato.

O MATEMÁTICO, reclamando da arbitragem:

- Foram INCALCULÁVEIS os erros do juiz em campo.

(Fonte: A Gazeta Esportiva Ilustrada)


RESPOSTAS DE UM TECELÃO

- Diga-nos o que pensa deste jogo?
- Não vou TECER muitos comentários. Só posso dizer que estou contente porque meu time venceu.
- Vocês tiveram um ataque bem produtivo.
- Tivemos, pois conseguiu en... FIAR muitas bolas nas MALHAS adversárias.
- Tem algum nome a destacar?
- Nosso centroavante. Viu como ele sabe URDIR boas TRAMAS?
- Sim...
- Com isso ele deixou o adversário bastante com... FUSO.

(Fonte: A Gazeta Esportiva Ilustrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário