terça-feira, 25 de outubro de 2016

Meu encontro com o Capitão

 
O futebol está de luto. A morte do capitão de 70, Carlos Alberto Torres, foi sentida em todos os cantos onde alguém conhece a sua história com a camisa da Seleção Brasileira ou dos clubes por onde atuou. Nos encontramos uma única vez, por ocasião da vinda do Náutico a Teresina, em 1986, para jogar contra o Piauí, pelo Campeonato Brasileiro - Série A.
 
Antes do jogo, após entrevista-lo, pedi-lhe uma camisa do Náutico para meu acervo. Ele prometeu para depois do jogo, sugerindo que o procurasse nos vestiários. No Albertão, o Piauí venceu por 1 a 0, gol de Roberto Galotti, resultado que não estava nos planos do time pernambucano. Nos vestiários, quando procurei o treinador, Carlos Alberto me falou:
 
- O time perdeu, tá tudo mundo chateado aqui. Me procure no hotel, quando retornamos daqui a pouco.
 
Saí do estádio e fui direto para o Luxor Hotel, onde a delegação do Náutico estava hospedada. Esperei cerca de 20 a 30 minutos. Quando o time pernambucano retornou, Carlos Alberto me viu logo que entrou. E foi direto a meu encontro:
 
- Garoto, não vai dar para sair a camisa. O clima ficou ruim com a derrota. Você aceita uma foto minha?
 
Respondi, afirmativamente, que era um grande prazer. Carlos Alberto, então, foi ao seu apartamento e retornou com uma foto da época em que jogou no New York Cosmos, dos Estados Unidos, mesmo time de Pelé à época.
 
Antes de entregar-me, pedi-lhe que autografasse. Ele perguntou para quem, e sugeri para o Museu do esporte do Piauí. Agradeci e nunca mais o reencontrei. Ficou a impressão de um grande cidadão, educado, solícito, sem frescuras e vaidades, apesar do monstro sagrado que foi com a bola nos pés.
 
Descanse em paz, capitão!
 
Severino Filho (Buim)
      Editor
 
 

2 comentários:

  1. Bom dia caro Severino Filho. Com certeza esta lembrança do Capita é irremovível na sua memória. A história do jogador, do capitão, está eternizada. Respeito, exemplo, capitão de uma seleção que só tinha craques.

    Abç, h.lima de sp, leitor assíduo dessa coluna...sou campomaiorense radicado em sp.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir