terça-feira, 5 de julho de 2016

Raridade: imagens de Sima com a camisa do Bahia

 
Acompanhando a trajetória de Sima desde 1970, sempre buscamos resgatar tudo que fosse possível sobre nosso maior goleador. Um dos maiores desafios era chegar ao exato número de gols por ele marcados. Conseguimos, com muita pesquisa e o apoio de pesquisadores amigos de outros Estados. Foram 530 só como atleta profissional, conferidos, gol a gol, jogo a jogo. Mas um outro desafio teimava em persistir: a falta de imagem em vídeo quando ele defendia o Bahia. Foram anos de pesquisa e tentativa junto a TVs do sul. Agora encontramos.
 
O jogo é Palmeiras 4x1 Bahia, pelo Campeonato Brasileiro de 1972, no Estádio Parque Antárctica, em São Paulo. Sima estava no banco e entrou no 2° tempo, com a camisa 14, substituindo a Amorim. Nestas imagens da TV Cultura, ele participa, decisivamente, no lance do gol do Bahia.
 
Sima desarma um contra-ataque palmeirense e lança o ponta direita Natal. Este, depois de entrar na área, toca para Sima que chuta e vence o goleiro Leão, mas o zagueiro Luís Pereira evita o gol, cortando com a mão e cometendo o pênalti que o zagueiro Roberto Rebouças transforma em gol. Sima também aparece na imagem seguinte, quando os jogadores do Bahia estão retornando para seu campo após o gol. São poucos segundos, mas de valor histórico inenarrável para o grande artilheiro do futebol brasileiro.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo achado raro. Precisamos preservar a historia. Como flamenguista tenho reclamado muito da ausência de registros por vídeos de títulos históricos. Por exemplo Buim, se você tiver, poste para nos as imagens do titulo de 88. Foram 3 jogos históricos. Estava la e não consigo as imagens em lugar nenhum.

    ResponderExcluir