sábado, 4 de junho de 2016

O apito que inaugurou o Estádio Olímpico de Munique

O apito utilizado na inauguração do Estádio Olímpico, em 1972.
Neste domingo, os teresinenses terão oportunidade de conhecer o Museu Itinerante que conta a história das Olimpíadas e Paraolimpíadas. Estará instalado, domingo e segunda-feira, em espaço junto a Ponte Estaiada João Isidoro França. Além de raridades, o museu também apresenta informações de todos os jogos.
 
Entre as peças que estarão expostas, o quimono utilizado por Sarah Menezes quando ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A peça, de inestimável valor, foi uma doação da própria Sarah Menezes para o projeto, que vem sendo apresentado em todas as capitais brasileiras.
 
 
 
Para entrar no clima do museu olímpico, expomos aqui mesmo, no SITE DO BUIM, o apito utilizado pelo árbitro Armando Marques, no jogo inaugural do Estádio Olímpico de Munique, em 26 de maio de 1972, entre Alemanha Ocidental e União Soviética. Construído para os Jogos Olímpicos daquele ano, o estádio também foi palco da final da Copa de 1974.
 
 
 
Além de fotos do apito, que encontra-se no nosso acervo, confira também a autenticação do mesmo, feita de próprio punho por Armando Marques, bem como o vídeo do primeiro jogo do estádio, dirigido pelo ex-árbitro brasileiro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário