quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Piauiense terá taças Afrânio Nunes e Reinaldo Ferreira

Clubes vão buscar mais dois troféus durante o Campeonato Piauiense.
Competições disputadas em várias oportunidades pelos clubes do futebol profissional do Piauí, as taças Afrânio Nunes e Reinaldo Ferreira estão de volta, agora com nova feição e regulamento. Idealizadas, nesta nova fase, pela Academia Piauiense de Futebol, os dois eventos terão seus desdobramentos aproveitando-se os jogos do Campeonato Piauiense.
 
Quatro equipes ficaram na Taça Afrânio Nunes e as outras quatro na Taça Reinaldo Ferreira. Jomali Magalhães, presidente da instituição, explica que a divisão foi feita por sorteio. "Somente Piauí e River foram guindados como cabeça de chave, para usar um termo de melhor entendimento, por serem os times ligados diretamente aos dois homenageados". Criada em 2013, a Apibol pretende, com estas e outras ações, apoiar o soerguimento do futebol piauiense.
 
Jomali quer academia apoiando o futebol piauiense.
De acordo com o regulamento, terão validade, para cada troféu, os jogos da primeira fase dos dois turnos, entre os times de cada competição. Exemplo: River, Parnahyba, Altos e Caiçara ficaram na Taça Afrânio Nunes. Serão computados apenas os pontos dos jogos entre estas equipes. O mesmo ocorrerá na Taça Reinaldo Ferreira, que terá Piauí, Flamengo, Picos e Cori-Sabbá.
 
A ordem de jogos obedecerá, rigorosamente, a tabela do Campeonato Piauiense, divulgada pela Federação de Futebol do Piauí. Ao final dos dois turnos, os times de melhor índice técnico serão proclamados campeões de cada uma das disputas. Os critérios de desempate, para definir a classificação final, serão os seguintes:
 
1 - pontos ganhos
2 - maior número de vitórias
3 - maior saldo de gols
4 - maior número de gols marcados
5 - classificação final no Campeonato Piauiense de 2016
 
Agora confira os jogos de seu time pelas duas competições que serão disputadas paralelamente ao Campeonato Piauiense.
 
TAÇA AFRÃNIO NUNES
 
1ª rodada
29/01 (sexta-feira)
Teresina - Altos x Caiçara
31/01 (domingo)
Teresina - River x Parnahyba
 
2ª rodada
06/02 (sábado)
Altos - Altos x Parnahyba
Teresina - River x Caiçara
 
3ª rodada
21/02 (domingo)
Parnaíba - Parnahyba x Caiçara
27/02 (sábado)
Altos - Altos x River
 
4ª rodada
30/03 (quarta-feira)
Parnaíba - Parnahyba x River
Campo Maior - Caiçara x Altos
 
5ª rodada
06/04 (quarta-feira)
Parnaíba - Parnahyba x Altos
Campo Maior - Caiçara x River
 
6ª rodada
17/04 (domingo)
Teresina - River x Altos
Campo Maior - Caiçara x Parnahyba
 
TAÇA REINALDO FERREIRA
 
1ª rodada
29/01 (sexta-feira)
Teresina - Piauí x Picos
Floriano - Cori-Sabbá x Flamengo
 
2ª rodada
06/02 (sábado)
Floriano - Cori-Sabbá x Picos
Teresina - Piauí x Flamengo
 
3ª rodada
20/02 (sábado)
Floriano - Cori-Sabbá x Piauí
27/02 (sábado)
Teresina - Flamengo x Picos 
4ª rodada
30/03 (quarta-feira)
Picos - Picos x Piauí
Teresina - Flamengo x Cori-Sabbá
 
5ª rodada
06/04 (quarta-feira)
Picos - Picos x Cori-Sabbá
Teresina - Flamengo x Piauí
 
6ª rodada
16/04 (sábado)
Picos - Picos x Flamengo
Teresina - Piauí x Cori-Sabbá 
 

9 comentários:

  1. Nossa, assim o torcedor fica confuso. É muita taça sem serventia, que deveria instituir de vez os nomes (sem essa de homenagens a personalidades vivas ou mortas). Que tal TAÇA APIBOL ou TAÇA SOERGUIMENTO? Gostaria muito de saber quais os nomes que foram levados a sorteio. Será que teve um representante pra cada clube? O ruim é que o passado do primeiro campeonato se dissipou rapidamente. Quem se lembra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acesse o site www.apibol.com.br

      Excluir
    2. Acessei e não achei.

      Estou levando em consideração a sala de troféus do clube, que não deve dizer nada, porque talvez não se importem em contar o que eram e o que são. Portanto, para o bem da reputação dos historiadores do nosso futebol, não é conveniente adotar a postura de sair distribuindo troféus por aí, ainda que haja motivo nobre. No máximo, acho massa o que se tornou o Troféu Viva Vôlei, para os destaques da partida, até para cultivarmos a cultura de ídolos. Além do mais, temos que padronizar troféus, a exemplo do que era no Campeonato Paulista (réplica do Palácio dos Bandeirantes), do que é a Libertadores ou a orelhuda da Champions.

      Excluir
    3. Vejo que não utiliza programas modernos. Utilizar o Chrome e acessará não só o site da APIBOL, bem como outros sites mais atualizados.

      Excluir
    4. Por que os troféus não foram entregues aos times?

      Excluir
    5. Qual era o nome do troféu que Flamengo x Altos estavam disputando?

      Excluir
  2. Quanto aos critérios de desempate, percebo uma certa miniatura dos 4 primeiros critérios com os do quinto critério (coincidem!). Além do que vitória valer três pontos já é uma vantagem, que não precisaria ser repetida entre os critérios de desempate.

    ResponderExcluir
  3. Jonhes Campos no link Contato do site da APIBOL favor emitir sua opinião.

    ResponderExcluir
  4. O mais importante, no momento, é o nosso "Leão sem Floresta" praticar um futebol que resulte em vitórias, vitórias e vitórias!! Isso é que chama a torcida para proporcionar o mais importante: A p o i o !!!! Mas, apesar da boa idéia do JOmalli, só se consegue troféu COM MÉRITO!!!JOGANDO MUUITA BOLA E. . . . . .E. . .GANHANDO!!!

    ResponderExcluir