quinta-feira, 21 de maio de 2015

Polêmica: Caiçara briga pelo que não é seu

Não é a primeira vez que fato desta natureza ocorre no futebol piauiense. Um time que empata no tempo normal e perde na prorrogação, questionando que o resultado que vale é apenas o dos 90 minutos. Se não for aquela de puxar a brasa para a sua sardinha, é mesmo desconhecimento da legislação que foi estabelecida há anos nas competições promovidas pela FIFA e seus respectivos filiados. Para ser mais preciso, vamos fazer um retrospecto dos fatos.

1 - Na fase semifinal da Taça Estado do Piauí (o 1° turno do Campeonato Piauiense), Caiçara e Parnahyba se enfrentaram no Estádio Deusdedit de Melo, em Campo Maior. Ao final dos 90 minutos, empate de 0 a 0. Necessário se fez, então, a disputa de uma prorrogação de 30 minutos para se conhecer um vencedor. E nesta prorrogação, vitória do Parnahyba por 2 a 0. Resumo da ópera: Caiçara 0x2 Parnahyba, resultado final da partida.

2 - Na pontuação geral do campeonato, como não poderia ser de outra forma, o Parnahyba teve o acréscimo de 3 pontos ganhos. Ocorre que, agora, a diretoria do Caiçara insiste em questionar a vitória do Parnahyba, alegando que o jogo foi 0 a 0. Ocorre que, conforme a legislação do futebol internacional, a prorrogação é parte integral do jogo, sem que se possa excluir nenhum minuto de sua disputa dos números finais da partida.

3 - O entendimento da diretoria do Caiçara está equivocado. A FIFA prevê, desde o Congresso de 1914, que um jogo pode ter seu andamento prorrogado nos casos em que é preciso ser conhecido um vencedor. E o resultado final do jogo inclui todo o seu andamento, incluindo a prorrogação. Vejam os dois exemplos que vamos expor para, espero, seja dado um ponto final nesta questão. O primeiro exemplo é extraído de um relatório da FIFA. O segundo exemplo, de uma publicação oficial da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

COMO A FIFA REGISTRA ESTES CASOS



No principal evento do futebol mundial, a Copa do Mundo, a FIFA trata do assunto tal qual o entendimento do SITE DO BUIM. Para que não paire mais nenhuma dúvida, veja a reprodução desta publicação da FIFA, referente a Copa de 94, nos Estados Unidos. Nosso exemplo vai ser a campanha da Itália.




Acima você pode ver a campanha da Itália na primeira fase, onde ficou no Grupo E. Você pode observar que a FIFA coloca o placar no canto superior esquerdo da ficha técnica. O placar final vem seguido do placar do 1° tempo, que é registrado entre parênteses. Logo, a campanha da Itália naquela 1ª fase foi a seguinte:

ITÁLIA 0x1 IRLANDA (1° tempo, Irlanda 1x0)
ITÁLIA 1x0 NORUEGA (1° tempo, 0x0)
ITÁLIA 1X1 MÉXICO (1° tempo, 0x0)



Na segunda fase, o adversário da Itália foi a Seleção da Nigéria. Aqui, como houve prorrogação, a FIFA registra, pela ordem, o placar final do jogo (1 a 2), e, entre parênteses, o placar do 1° tempo (1 a 0) e o placar final dos 90 minutos (1 a 1). Logo, na segunda fase, temos o seguinte resultado:

 NIGÉRIA 1x2 ITÁLIA (Nigéria 1x0 no 1° tempo e empate de 1x1 no tempo normal)


 
Nas quartas-de-final, o adversário da Itália foi a Seleção da Espanha. Aqui não houve prorrogação e a FIFA registra o placar final do jog e, entre parênteses, o placar do 1° tempo.

ITÁLIA 2x1 ESPANHA (Itália 1x0 no 1° tempo)



Nas semifinais, a Itália também se classificou sem precisar de prorrogação. Assim, a FIFA registra o placar final e, entre parênteses, o placar do 1° tempo.

BÉLGICA 1x2 ITÁLIA (No 1° tempo, Itália 2 a 1)

No pé da página, está inclusa, também, a ficha do jogo final, Brasil e Itália, onde se vê o registro do placar final de 0x0, com a sigla a.e.t., que significa tempo extra acrescido no idioma inglês, ou seja, a prorrogação. E, abaixo, o placar da disputa dos pênaltis, que foi 3 a 2 para o Brasil.


Agora, veja no quadro acima, a classificação final e os números referentes a seleção da Itália.
Se considerarmos, no jogo Nigéria x Itália, o resultado final como sendo apenas o do tempo normal de 90 minutos (1x1), os números da Itália seriam:

7 jogos, 3 vitórias, 3 empates, 1 derrota, 7 gols pró, 5 gols contra e 12 pontos ganhos

Se considerarmos que o placar final do jogo Nigéria x Itália é o somatório do tempo normal com a prorrogação, ou seja, Nigéria 1x2 Itália, os números finais da Itália serão estes:

7 jogos, 4 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 8 gols pró, 5 gols contra e 14 pontos ganhos

Agora, confira, na publicação da FIFA, qual a opção da entidade maior do futebol mundial.
 
O segundo exemplo, comprova que essa norma é bem antiga mesmo. O documento que reproduzimos é da Confederação Sul-Ameicana de Futebol, como você pode ver abaixo:
 
 
Nesta publicação, a Conmebol relata informações oficiais de todas as edições da Copa América (ou Campeonato Sul-Americano). Pegamos como exemplo a edição de 1919, quando o Brasil ganhou o título na prorrogação, depois de empate sem gols no tempo normal. Veja, na primeira página, que a campanha do Brasil na primeira fase foi:
 
BRASIL 6X0 CHILE
BRASIL 3X1 ARGENTINA
BRASIL 2X2 URUGUAI
 
 
Agora veja o desfecho daquela Copa América, disputada em 1919, conforme o Boletim Oficial da Conmebol. Brasil e Uruguai fizeram a melhor campanha na primeira fase. Veja, na página abaixo, que a classificação final da 1ª fase (quadro de cima), apresenta o Brasil com 3 jogos, 2 vitórias, 1 empate e nenhuma derrota. 11 gols pró e 3 contra.
 
No canto inferior da página, confira a ficha do jogo final. Brasil e Uruguai empataram por 0 a 0 no tempo normal e, na prorrogação, o Brasil fez o gol do título. Veja o tempo do gol, marcado por Friedenreich: aos 122 minutos.
 
Agora reparee no quadro final da classificação, acima dos quadros RESUMO GERAL e ARTILHEIROS. Se compararmos o quadro da classificação da 1ª fase e, logo abaixo, o quadro da classificação final da competição, o Brasil teve o acréscimo de mais uma vitória, exatamente porque venceu o jogo contra o Uruguai, embora com gol na prorrogação. E o número de empates? Apenas 1, exatamente o da primeira fase, diante do Uruguai.
 
 

Com esses dois documentos - um da FIFA e outro da CONMEBOL - não acreditamos que ainda paire alguma dúvida sobre o resultado oficial do jogo Caiçara x Parnahyba, pela semifinal do 1° turno. Se a Federação de Futebol do Piauí é filiada à CBF e esta, por extensão, à CONMEBOL e à FIFA, convenhamos, não há como ter entendimento diferente. Logo, o placar final no Deusdedit de Melo foi CAIÇAA 0x2 PARNAHYBA, com vitória e três pontos para o time azul do litoral.
 

Um comentário:

  1. Buim, foi bem esclarecedora a explicação. Agora, vamos analisar no campo da justiça: Lekão só é artilheiro porque fez gol na prorrogação, ou seja, River foi campeão do primeiro turno, e jogou menos do que o Parnahyba, sendo que fizeram o mesmo número de jogos.

    Na minha opinião, o critério da pontuação geral adotado é altamente deficiente. O critério técnico deveria se valer do melhor aproveitamento (pontos conquistados/pontos possíveis). E a prorrogação deveria ser exterminada nos próximos campeonatos. Porque, quer queira, quer não, é "outro jogo", mais emocional, mais preparo físico (ou melhor, mais desgaste físico para arrebentar com musculatura de jogador).

    ResponderExcluir