domingo, 8 de junho de 2014

Há 80 anos...


Em 27 de maio de 1934, o Brasil realizou seu jogo de estréia no II Campeonato Mundial de Futebol promovido pela FIFA. O adversário foi a Espanha, uma das maiores forças do futebol europeu naquela época, que contava, em suas fileiras, com o lendário goleiro Ricardo Zamora. Com poucas seleções, a fórmula de disputa já começava com jogos eliminatórios. E a derrota para os espanhóis nos fez voltar para casa com apenas um jogo disputado.

Nos primeiros trinta minutos, a Espanha já vencia por 3 a 0. Iraragorri abriu a contagem cobrando pênalti, aos 18 minutos. O mesmo Iraragorri ampliou para 2 a 0, enquanto Langara assinalou o terceiro. Os jogadores brasileiros que haviam desembarcado há apenas três dias, sentiam o cansaço da longa viagem.

Na fase complementar, o Brasil voltou melhor e equilibrou as ações. Leônidas da Silva reduziu a diferença, marcando aos 11 minutos. Depois de Zamora defender parcialmente um chute de Patesko, Leônidas da Silva apodera-se da bola e chuta para diminuir o placar, assinalando o primeiro e único gol do Brasil naquela Copa.

Quatro minutos depois o árbitro anulou um gol de Luizinho. E ainda tivemos uma penalidade máxima desperdiçada por Waldemar de Brito. A seleção brasileira ainda teria um outro pênalti a seu favor, mas o árbitro não marcou a falta máxima cometida pelo zagueiro Quincoces, que evitou um gol com as mãos, após uma bola chutada por Leônidas vencer o goleiro Zamora.

FICHA TÉCNICA

ESPANHA 3x1 BRASIL (II Copa do Mundo - Oitavas-de-final); Data: 27/05/1934 (domingo à tarde); Local: Estádio Ferrari (em Gênova); Arbitragem: Alfred Birlen (Alemanha).

Público: 21.000 pagantes.

Gols: Iraragorri (pênalti) 18, Iraragorri 27 e Langara 36 do 1° tempo; Leônidas da Silva 11 do 2°.

Obs.: Waldemar de Brito perdeu um pênalti, aos 25 do 2°, chutando para Zamora defender.

Espanha - Zamora; Ciriaco e Quincoces; Cilaurren, Muguerza e Marculete; Lafuente, Iraragorri, Langara, Lecue e Gorostiza. Técnico: Salazar Garcia.

Brasil - Pedrosa; Sylvio Hoffman e Luis Luz; Tinoco, Martim e Canali; Luizinho, Waldemar de Brito, Armandinho, Leônidas da Silva e Patesko. Técnico: Luis Vinhais.

Um comentário:

  1. De seleção brasileira prefiro não falar. Deixa a coisa rolar pra ver como fica!!!! Principalmente, porque o "FELIPÃO E SUA GENTE" estão na obrigação de provar que PREPOTENCIA GANHA JOGO!!!!!!

    ResponderExcluir