terça-feira, 10 de junho de 2014

Há 60 anos...

Brasil e Iugoslávia ficaram num empate de 1 a 1 em 1954.
O Brasil já havia estreado com uma grande vitória sobre o México quando, na tarde de 19 de junho de 1954, pisou o gramado do Estádio La Pontaise, em Lausanne, na Suíça, para a segunda exibição na no V Campeonato Mundial de Futebol, diante da Iugoslávia. Um jogo equilibrado, que teve uma particularidade desgastante para as duas seleções.

No primeiro tempo, aos 10 minutos, o Brasil praticamente perdeu o atacante Rodrigues. Seriamente contundido, ele passou a apenas fazer número em campo, já que ainda não eram permitidas as substituições. Somente na fase complementar é que o torcedor viu a rede balançar.

Aos 3 minutos, a zaga brasileira falha e Vukas toca para Zebec, que chuta rasteiro, de fora da área, à direita de Castilho. Depois, aos 24, foi a vez de Didi domina a bola fora da área e chutar colocado. A bola pega efeito e entra. Final de jogo, um gol para cada seleção. O regulamento previa a prorrogação para se conhecer o primeiro lugar do grupo.

Mas Brasil e Iugoslávia já estavam classificados. Os dirigentes brasileiros, porém, não conheciam o regulamento e nossa seleção imprimiu ritmo forte na prorrogação. De nada adiantaram os esforços dos atletas iugoslavos que, através de gestos, tentavam explicar que o 1 a 1 já classificava as duas seleções.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 1x1 IUGOSLÁVIA (V Copa do Mundo - 1ª Fase - Grupo A); Data: 19/06/1954 (sábado à tarde); Local: Estádio La Pontaise (em Lausanne, Suíça); Arbitragem: Charles Edward Faultless (Escócia). 

Público: 40.000 pagantes.

Gols: Zebec 3 e Didi 24 do 2° tempo.

Obs.: com o empate no tempo normal, foi necessária a disputa de uma prorrogação para se conhecer o 1° colocado do grupo. O placar permaneceu inalterado. Somente através de sorteio é que a FIFA definiu os confrontos de Brasil e Iugoslávia para a fase seguinte.

Brasil - Castilho; Djalma Santos e Pinheiro; Bauer, Brandãozinho e Nilton Santos; Julinho, Didi, Baltazar, Pinga e Rodrigues. Técnico: Zezé Moreira.

Iugoslávia - Beara; Stankovic e Horvat; Crnkovic, Zlatka Cajkovski e Boskov; Milutinovic, Mitic, Vukas, Dvornic e Zebec. Técnico: Aleksandar Tirnanic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário