segunda-feira, 23 de junho de 2014

Há 52 anos...



A exemplo desta Copa 2014, no Mundial realizado no Chile, em 1962, o Brasil chegou ao terceiro jogo da primeira fase precisando apenas do empate para garantir a classificação. Todavia, teve pela frente a forte seleção da Espanha, do cerebral Ferenc Puskas. Mas vencemos, de virada, com dois gols de Amarildo, o substituto de Pelé.

Foi um dos jogos mais emocionantes da Seleção Brasileira em todas as suas participações nas Copas do Mundo. Adelardo abriu a contagem no 1° tempo, chutando no canto de Gilmar. Na fase final, quando a Espanha teve um pênalti claro não marcado pelo árbitro, Garrincha, Didi e Nilton Santos tomaram conta da partida.

O empate brasileiro nasceu de uma jogada de Zagallo, que cruzou da ponta esquerda. Amarildo se antecipou ao goleiro, no primeiro pau, e desviou para as redes. A cinco minutos do final, a jogada foi pelo outro lado do campo, com Garrincha. O endiabrado ponta direita do Botafogo driblou dois marcadores e cruzou na medida, para a cabeçada de Amarildo. Um jogo inesquecível. O bi estava cada vez mais próximo.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 2x1 ESPANHA (VII Copa do Mundo - 1ª Fase - Grupo - 3ª rodada); Data: 06/06/1962 (quarta-feira à tarde); Local: Estádio de Sausalito (em Viña del Mar, Chile); Arbitragem: Sergio Bustamante (Chile), auxiliado por Esteban Marino (Uruguai) e Sundheiro (Colômbia).

Público: 18.175 pagantes.

Gols: Adelardo 35 do 1° tempo; Amarildo 27 e Amarildo (cabeça) 40 do 2°.

BRASIL

1. GILMAR dos Santos Neves

2. DJALMA SANTOS
3. MAURO Ramos de Oliveira
5. ZÓZIMO Alves Calazans
6. NILTON SANTOS

4. José Eli de Miranda "ZITO"
8. Waldir Pereira "DIDI"

7. Manoel dos Santos "GARRINCHA"
19. Edvaldo Izídio Neto "VAVÁ"
20. AMARILDO Tavares da Silveira
21. Mário Jorge Lobo ZAGALLO 

Técnico: Aymoré Moreira.

ESPANHA

1. José ARAQUISTAIN Arrieta

17. Francisco RODRIGUEZ Garcia
7. Luis ECHEVARRIA
10. Sigfroido GRACIA
13. Enrique Perez Diaz "PACHIN"

22. Martin VERGES
4. Enrique COLLAR Monterubio

18. ADELARDO Rodriguez Sanchez
14. Purczeld Biró Ferenc "PUSKAS"
12. Joaquin PEIRÓ Lucas
9. Francisco GENTO

Técnico: Helenio Herrera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário