domingo, 18 de maio de 2014

Josué Teixeira: a grande arma do Tricolor para o título?

Josué Teixeira: 83,3% de aproveitamento à frente do River.
O melhor aproveitamento de um técnico no atual Campeonato Piauiense já é o suficiente para motivar a pergunta. Com quase o dobro do aproveitamento do primeiro técnico que passou pelo Galo - Evair Aparecido -, Josué já ganhou um lugar na história do River entre os treinadores que conquistaram títulos.

Mas o bicampeonato da Taça Cidade de Teresina não o deixou acomodado. Pelo contrário. Josué Teixeira tem mostrado aos seus comandados a importância de tirar o River da fila. Sem ganhar o principal título do futebol piauiense há seis temporadas, o time repete 2013 e volta a decidir o certame, desta feita contra o Piauí.

O efeito Josué Teixeira, queira ou não o treinador, já é visto pela torcida como um dos fatores que poderão levar o River ao título. À frente da equipe, outrora desacreditada, ele venceu cinco dos seis jogos disputados, perdendo uma única partida, para o Cori-Sabbá, na cidade de Floriano. Venceu todos os demais, com o melhor aproveitamento de um treinador nesta temporada, com 83,3%, ao passo que seu antecessor, Evair Paulino, teve quase a metade, 45%.

O que não conseguiu como técnico do Flamengo (em 2013), ele agora espera conquistar como treinador do River. Já venceu o segundo turno - a Taça Cidade de Teresina, e já colocou o River de volta a uma competição nacional (a Copa do Nordeste), quebrando outro jejum, uma vez que a última participação tricolor em um certame nacional fora na Copa do Brasil 2008. 

Agora, em dois jogos contra o Piauí, quando terá como adversário o estrategista Paulo Moroni, espera levar a melhor e sagrar-se campeão. Se assim ocorrer, mais do que a missão cumprida, Josué Teixeira terá provado mais uma vez que técnico ganha jogo. E título também.

Um comentário: