segunda-feira, 12 de maio de 2014

Num Piauí x River começou a mandinga da camisa azul

Finalistas do Campeonato Piauiense de 2014, Piauí e River já foram protagonistas de outras decisões no futebol piauiense. Nestes dias que antecedem o primeiro jogo da final, vamos recordar alguns jogos inesquecíveis entre tricolores e rubroanis. Começando pelo jogo decisivo do título de 1967, quando o Piauí deu início à "mandinga da camisa azul".

Piauí e River já haviam empatado os dois primeiros jogos daquela final (2x2 e 1x1) quando pisaram o gramado do Lindolfo Monteiro numa noite de quinta-feira (30/11/1967) para, finalmente, decidir quem ficaria com o troféu de campeão. O Piauí buscava o bi; o River, reconquistar a hegemonia perdida em 1964.

Para surpresa de todos, o time do Piauí entrou em campo com camisas azuis. Na realidade, suas camisas brancas foram tingidas de azul. Logo alguém espalhou que seria uma macumba encomendada pelo dirigente Reinaldo Ferreira. Macumba ou não, o resultado foi positivo.

Uma noite onde o River foi dominado inteiramente. A todo instante a meta de Luis Mário estava a perigo. Até sair o primeiro gol, marcado por Derivaldo (na foto com a camisa que seria tingida de azul para a decisão), aos 31 minutos. Na fase complementar, o panorama foi o mesmo, com o Piauí ampliando aos 4 minutos, através de Sanêga. Final de jogo, vitória do Piauí, que assim conquistou o bicampeonato. Era o início da "mandinga da camisa azul", que só teria fim três anos depois.

FICHA TÉCNICA

PIAUÍ  2x0 RIVER (Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais - Decisão - 3° jogo); Data: 30/11/1967 (quinta-feira à noite); Local: Estádio Lindolfo Monteiro (Teresina); Arbitragem: José Aldo Pereira (Guanabara), auxiliado por Antonio Pereira dos Santos e Antonio Rodrigues Santa Rosa.

Renda: NCr$ 7.564,50

Gols: Derivaldo 31 do 1º tempo; Sanêga 4 do 2º.

Piauí – Batista; Chico, Nonato II, Valdivino e Aluisio; Nonato Leite e Pila; Carrinho, Sanêga, Derivaldo e Sabará. Técnico: Nonato Major.

River – Luis Mário; Paulo da Banana, Gereba, Zé Artur e Louro; Mariano e Mariola; Waldeck, Rubens, Dino e Escurinho. Técnico: Manoel da Silva (Né).


3 comentários:

  1. Lembro-me da trajetória vitoriosa do "enxuga-rato"! Na verdade, foi o primeiro time piauiense a ter grandes conquistas pelo nordeste afora. Depois, claro, foi o Tiradentes!!!

    ResponderExcluir
  2. Já q o momento agora é apimentar a grande decisão, vai uma dica aos técnicos de áudio das emissoras, nos programas de esportes, cliquem: www.kboing.com.br - musica enxuga o rato - mastruz com leite, e resgatem esta real identificação com o "zé do povo". Qto ao River, permanece o hino do prof. Luiz Santos!!!! E. . . .quanto ao meu FLAMIGUÉ só resta lamentar com uma música fúnebre, bem pesarosa!!!!

    ResponderExcluir
  3. Atenção meu grande Escriba! Com a intenção de motivar ainda mais a decisão solicito, via vossa página, a especial atenção dos amigos: Welington Correia Lima, Marcos Hoezer/Roeser e Sidney Santos, para q cliquem www.kboing.com.br/mastruz-com-leite/1174973-enxuga-o-rato.html. Objetivo? resgatar o segundo "hino?" do "Zé do Povo", da década de 60. Digno de baú, amigo!!!!

    ResponderExcluir