segunda-feira, 19 de maio de 2014

A mandinga da camisa azul está de volta? O tempo dirá.

As duas versões da mandinga da camisa azul. O Piaui também acredita na superstição.
Ao entrar em campo com uma camisa azul semelhante à da época do tetracampeonato da década de 1960, o Piauí repetiu a mesma superstição que, acreditaram seus dirigentes no passado, garantiu ao time vitórias e títulos no futebol piauiense. Com o empate de ontem, a pergunta agora está no ar: a mandinga da camisa azul está de volta?

Coincidentemente, a primeira versão da mandinga da camisa azul começou numa decisão de campeonato entre Piauí e River. Corria o ano de 1968 e os dois haviam empatado as duas primeiras partidas da final. Para surpresa de todos, no terceiro jogo, o Piauí entrou em campo com suas camisas tingidas de azul. 

Falou-se num trabalho especial que, até hoje, ninguém sabe se houve e onde poderia ter sido feito. O certo é que o Piauí ganhou o campeonato de 1968 e, a partir de então, em jogos decisivos, entrava sempre com a camisa azul, que ficava guardada apenas para ocasiões espeiciais. Com elas, o time foi tri em 1968 e tetra em 1969. A mandinga só falhou em 1970, ano em que foi aposentada.

Na tarde de ontem, quem conhecia a história da mandinga percebeu o detalhe nas camisas usadas pelo time rubroanil. Exatamente iguais às de 1968. Naquela ocasião, as camisas brancas foram tingidas de azul por um suposto pai de santo. Agora, o SITE DO BUIM apurou que também foram confeccionadas camisas brancas exatamente iguais, e que só depois foram encaminhadas para serem tingidas.

E parece ter dado sorte. A expulsão de Thiago Marabá no início do 2° tempo e o providencial gol de empate marcado por Victor Cearense, que estava no banco, sem falar na grande chance perdida por Brasinha, levaram os mais superticiosos a entender que, pelo menos ontem, o saldo foi positivo. A mandinga da camisa azul estará de volta no domingo.

Um comentário:

  1. Buim, a única mandinga que deu certo, guardo bem na lembrança, foi aquela dos anos 70 qdo o Seu Reinaldo, à época diretor do River, mandou tintolar um uniforme branco com uma cor verde horrorosa e o meu Esporte Clube Flamengo, agora Fla-Migué(recentemente falecido) sapecou 3 a 0 no galo com três belos tentos feitos pelo estilísta Décio Costa. Foi "show de bola" com diz o Sid Antares!!!

    ResponderExcluir