terça-feira, 31 de dezembro de 2013

4 de Julho: três títulos, mas agora com destino incerto

Mesmo sem muito apoio, o 4 de Julho montou uma boa equipe na última edição da Copa Piauí.
Com três títulos de campeão piauiense da 1ª divisão, um da segundona e muitas vezes tido como favorito ao título desde que começou suas atividades no futebol profissional, o 4 de Julho vive uma outra realidade. Sem apoio do poder público municipal e reduzido aceno da iniciativa privada, está fadado à condição de mero figurante no próximo Campeonato Piauiense.

Ídolo do time até sua mais recente competição, o experiente meia Lira pode assumir o comando técnico da equipe depois que o treinador Paolo Rossi aceitou proposta para treinar o São Benedito, do interior cearense que lhe empresta o nome. Nem a data de apresentação da equipe chegou a ser confirmada.

Reforços, por enquanto, é palavra proibida. E Lira poderá disputar seu primeiro campeonato com a dupla função de atleta e treinador. Campeão piauiense em 1992, 1993 e 2011, e da 2ª Divisão em 2003, o 4 de Julho, a partir de 1988, é o time que colocou mais jogadores no trono de Artilheiro do Campeonato Piauiense.

Neste último dia de 2013, os dirigentes colorados ainda esperam que a situação seja revertida. Caso contrário, o time jogará o Piauiense 2014 como mero figurante, onde dependerá, única  e exclusivamente, de heróicos desempenhos de seus jogadores. Sem direito a pensar sequer em Copa Piauí. Muito menos em título.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Matadouro: programação de janeiro está definida

O Centro Esportivo do bairro Matadouro, com atividades no Estádio Belchior Barros, zona norte de Teresina, já tem toda uma programação de competições elaborada para o início da próxima temporada. Em quatro eventos, todos os jogos já estão devidamente confirmados. Confira a programação, enviada pelo Coordenador de Divulgação do CEM, Coronel Ferreira Filho:

VI COPA FAMÍLIA UCHÔA DE FUTEBOL MASTERS - QUARENTÃO

04 de janeiro (sábado)
15h30 – Grupo A -  Sirí  x  Mackenzie
17h00 – Grupo A – SJ/Frangoval  x  Alvorada
 
05 de janeiro (domingo)
08h30 – Grupo A – Ressaca  x  Infanto
10h00 – Grupo B – Matinha  x  Internacional

SUPERCOPA DOS CAMPEÕES DO MATADOURO (QUARENTÃO

18 de janeiro (sábado)
17h00 – Infanto x SJ/Frangoval - em caso de empate, decisão por pênaltis.
 
COPA DALTON MACAMBIRA DE FUTEBOL MASTERS - CINQUENTÃO

19 de janeiro (domingo)
08h30 – Parque da Cidade  x  Mafrense
10h00 – Londrina  x  Auto Esporte
 
25 de janeiro (sábado)
17h00 – Sirí  x  Valença

TROFÉU CORONEL FERREIRA FILHO - CINQUENTÃO

19 de janeiro (domingo)
10h00 – Londrina  x  Auto Esporte - em caso de empate, decisão por pênaltis.


domingo, 29 de dezembro de 2013

Já com Máiquel treinando, Galo dá folga a plantel


Elenco tricolor ganha folga e só retorna na próxima quinta-feira.
Com informações e fotos de Ramiro Pena / Assessoria do River

Os atletas do River Atlético Clube fazem nesta segunda-feira(30) seus últimos treinos da temporada 2013. O elenco fará as atividades de preparação física em dois turnos conforme o planejado. Após o treino da tarde, os jogadores ganharão folgas nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, só retornando ao CT Afrânio Nunes, no dia 2 de janeiro. 

A decisão de dar folga aos atletas aconteceu após conversa entre a Comissão Técnica e Jogadores, onde alguns irão passar o reveillon com a família. No dia 2 de janeiro, quando os atletas retornam ao River as atividades já ganharão outra cara. Isso porque, terá início a preparação em Academia e também os treinos táticos com bola.

Por outro lado, mais duas contratações chegaram ao Poleiro do Galo neste final de semana. No sábado (28) foi a vez do lateral direito João Rodrigo e do atacante Maiquel desembarcarem em Teresina. Os jogadores já participaram dos treinamentos físicos de domingo e também falaram sobre a primeira impressão do River e sua estrutura.

O lateral direito, João Rodrigo, é paulista e tem 29 anos. O atleta começou sua carreira na base do Barueri, no ano de 2002 e depois teve passagens por equipes como o Bangu-RJ, Internacional-RS, Metropolitano-SC e Avaí-SC. Recentemente, João Rodrigo estava no Juventus-SC disputando a Copa Santa Catarina.

João Rodrigo e Máiquel participam de treino físico no CT Afrânio Nunes.
O jogador enalteceu a estrutura do Centro de Treinamento Afrânio Nunes e que tem tudo para o River acabar com o jejum de títulos. " O River é um time grande da capital e com torcida. A primeira impressão que tive foi muito boa. Poucos times tem um Centro de Treinamento desses. Com essa estrutura tem tudo para começar a conseguir os objetivos, que é a vaga na Série D e assim subir de divisão", comentou João Rodrigo.

A outra novidade no CT do River foi o atacante Maiquel. O jogador estava no Santa Cruz-RN e também teve uma passagem rápida pelo time riverino em 2009. Dessa vez, Maiquel revela estar mais experiente e maduro. " Estou mais experiente. Vim com o objetivo de conquistar títulos pelo River.

Sabemos que o River não pode ficar 7 anos sem ganhar títulos. Hoje o River está dando toda estrutura e condições para seus atletas e comissão técnica realizarem um bom trabalho", disse Maiquel. Outro que estava sendo esperado, o meia Luiz Henrique, já está fora de cogitações. O meia que era pretendido pelo River, não vestirá mais a camisa tricolor. Ele manifestou interesse em jogar pelo River em 2014, mas a diretoria do Ceará Sporting não liberou o atleta para o empréstimo. 

Vitória no último amistoso dá confiança ao Piauí

Silas voltou a marcar com a camisa do Piauí.
Ao derrotar o União Suzano na manhã de ontem (28), pelo escore de 2 a 0, no último amistoso antes da estréia na próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a equipe do Piauí ganhou mais confiança para jogar a competição da Federação Paulista de Futebol acreditando na possibilidade de classificação.

Classificação. Uma palavra ainda ausente do vocabulário do futebol piauiense quando o assunto é Copa São Paulo de Futebol Junior. Daí a motivação dos atletas rubroanis. No amistoso contra o União Suzano, os gols de Silas e Lucas Marques garantiram a vitória para 2 a 0. Foi o último amistoso. Agora, só jogo valendo três pontos.

A estréia está confirmada para o dia 04, contra o São Carlos, dono da casa. Em seguida, o Piauí enfrentará as equipes do Palmeiras e do Fluminense de Feira. O técnico Danilo Troisi já tem o time que considera titular, mas não confirmou para a imprensa.


Flamengo mantém apresentação para quinta-feira

Base deste time deve se apresentar na próxima quinta-feira.
Ao que pese o fato de manter os nomes dos novos reforços ainda em sigilo, a diretoria do Esporte Clube Flamengo manteve a próxima quinta-feira (02), às 15 horas, no campo do Jóckey Club, a apresentação oficial do elenco que irá disputar o Campeonato Piauiense e a Copa do Brasil de 2014.

Sem ganhar o título de campeão piauiense há quatro anos, o Rubro-Negro aposta na mescla de novos reforços com a base que ganhou o tetracampeonato da Copa Piauí na temporada que ora se finda. Desta forma, é praticamente certa a permanência do volante Zuza, dos zagueiros Wildinho e Laércio, do lateral direito Jorginho, do meia Jarbas e dos atacantes Darlan, Augusto e João Victor.

O técnico Dênis Borges já foi apresentado no dia 14, mas não se falou em reforços. Apenas o empresário Márcio Granada teria adiantado que algumas contratações já estão confirmados, mas não revelou posições e nomes. Nesta quinta-feira, porém, o que existe de desconhecido deve ser finalmente revelado.


O cartaz do final de semana


sábado, 28 de dezembro de 2013

Parnahyba mantém a base do time bicampeão

Luciano: experiência de campeão em busca de mais um título para o Parnahyba.
Ao iniciar os preparativos visando a disputa do próximo Campeonato Piauiense, a equipe do Parnahyba, bicampeã 2012/13, apresentou boa parte dos jogadores que conquistaram o título na temporada que vai se findando. Dos jogadores que participaram da partida final contra o River, pelo menos quatro estão integrados ao plantel que irá buscar o tricampeonato.

O zagueiro Gilmar Bahia, o volante Luciano, o meia Idelvando e o atacante Fabinho foram mantidos no elenco. Sem falar em outros bicampeões que participaram da campanha em 2013, como o goleiro William Boré, o volante Damisson e o meia Totonho. E um velho ídolo também está de volta - o zagueiro Alessandro, campeão em 2004/05/06 e 2012, mas que ficou fora do time na temporada 2013.

A princípio, o time está entregue aos trabalhos de recondicionamento físico, sob o comando do preparador Rafael Machado. Com a direção técnica entregue a um treinador que já tem o título de campeão piauiense no currículo - Jorge Pinheiro, campeão em 2011 com o 4 de Julho - o sonho do segundo tri na era profissional está bem vivo em cada torcedor do Tubarão.


Copa SP: Piauí faz último amistoso antes da estréia

Piauí jogará novo amistoso na manhã deste sábado.
A equipe do Piauí realizará na manhã deste sábado (28), a partir das 10 horas, seu último compromisso amistoso antes da estréia na Copa São Paulo de Futebol Júnior, programada para o dia 04 de janeiro, diante do São Carlos. A expectativa é de que os ajustes finais sejam efetuados e o time possa fazer uma boa campanha na competição promovida pela Federação Paulista de Futebol.

O amistoso será diante do União Suzano. Nesta semana foram liberados mais três atletas, que já estão fora dos planos do técnico Danilo Troisi para a Copinha. Lucas Nascimento (zagueiro), Cinelton e Edesio Junior (meias), vão se integrar ao time profissional que irá disputar o Campeonato Piauiense.

Na próxima edição da Copa SP, o Piauí estará sediado em São Carlos, e terá como adversários, pela ordem, as equipes do São Carlos (04 de janeiro), Palmeiras (07 de janeiro) e Fluminense de Feira (10 de janeiro). Todos os jogos serão realizados no Estádio Prof. Luiz Augusto de Oliveira.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

River anuncia elenco para buscar a quebra do jejum

Destaque da equipe em 2013, Marabá continua, mas ainda não se apresentou.
Em apresentação ocorrida na tarde desta quinta-feira (26), a diretoria do River Atlético Clube confirmou o plantel do Galo para a disputa do Piauiense 2014, quando o time tricolor irá buscar o título e, consequentemente, a quebra de um jejum que já perdura por seis anos. Nem todos os jogadores se apresentaram, mas os nomes já estão definidos.

A única dúvida, a princípio, é o meia Luiz Henrique, ex-Flamengo, cuja liberação ainda não foi confirmada pelo Ceará Sporting. Entre os jogadores anunciados, não se apresentaram na tarde de hoje o goleiro Everson, o ala direita Emerson, o ala esquerda Rian, os meias Danilo e Thiago Marabá, além dos atacantes Maikel e Marclei.

Na lista divulgada à tarde, alguns nomes já são bem conhecidos do torcedor piauiense: Danilo (ex-goleiro do Barras), Emerson (ex-ala direita do Barras), Rian (campeão piauiense em 2013 pelo Parnahyba), Maikel (atacante, ex-Barras e Flamengo), Marciano (atacante, ex-Oeiras e Brasiliense), além, evidente, de Neto (volante), Isael William (meia), Thiago Marabá (meia) e Rhuann (atacante), que já disputaram a temporada 2013 pelo Galo. Veja quem compõe o elenco tricolor para 2014:

GOLEIROS - Ricardo, Everson e Danilo.
ALAS PELA DIREITA - João Donato e Emerson.
ALAS PELA ESQUERDA - Rian e Lucas.
ZAGUEIROS - Tales, Jeferson, Gabriel e Igor.
VOLANTES -  João Neto, Toni, Neto e Kássio.
MEIAS - Fabríciio, Danilo, Vando, Isael William, Thiago Marabá e Luiz Henrique.
ATACANTES - Maikel, Marclei, Marciano, Brasinha e Rhuann.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Há 10 anos...

Em 23 de dezembro de 2003, devido o uso excessivo de drogas, morre em Fortaleza, capital cearense, o ex-atleta profissional Joel Carlos da Silva, o Joel Maneca, autor do primeiro gol de um time piauiense no Estádio Albertão, por ocasião do jogo Tiradentes 1x1 Cruzeiro. Joel estava na residência de um amigo e ambos faleceram na mesma ocasião.

Quando atleta profissional, Joel passou por vários clubes do nordeste, depois de revelado nas categorias de base do Flamengo do Rio. Em Teresina, defendeu Tiradentes (1972 a 1976) e Flamengo (1980), conquistando os títulos de campeão estadual em 1974 e 75. Joel também jogou no Sampaio Correa, Ferroviário de Fortaleza e ABC de Natal.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Com Moroni no Piauí, time dos técnicos está fechado

Paulo Moroni acerta com a diretoria do Piauí para o Piauiense 2014.
Último time a confirmar o nome do técnico para o próximo Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais, o Piauí surpreende e anuncia a contratação de Paulo Ricardo Moroni, bicampeão piauiense pelo Parnahyba e campeão da Copa Piauí pelo Flamengo. Com Moroni no time rubroanil, está completo o time de técnicos para o Piauiense 2014.

Embora tenha acertado sua transferência do Flamengo para o Central de Caruaru, há três meses, não é de se estranhar o contrato entre o vitorioso treinador e a direção do Piauí Esporte Clube. Antes mesmo de ir para o futebol pernambucano, mas já com o Flamengo campeão da Copa Piauí, Paulo Moroni almoçou com o presidente Jacob Júnior e o empresário Jeová Júnior. 

Foi um primeiro contato que não teve sequência em virtude da proposta oferecida pelo Central. Todavia, com a saída de Moroni do time pernambucano, os contatos entre treinador e Piauí Esporte Clube retomaram e o acerto foi firmado. Todos os times agora estão com seus respectivos treinadores definidos. Veja quem vai começar a competição à frente dos oito clubes:

PARNAHYBA - Jorge Pinheiro e Silva.
RIVER - Evair Aparecido Paulino.
FLAMENGO - Denis Borges.
PIAUÍ - Paulo Ricardo Moroni.
4 DE JULHO - Jasiel José de Lira (pode haver mudança)
CORI-SABBÁ - Faustivânio Venâncio (Vanin).
BARRAS - Júlio Araújo.
CAIÇARA - José Henrique da Silva (Catita)

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Sucesso ficou com o título da Copa das Construtoras

O time da Sucesso com o troféu de campeão da Copa das Construtoras 2013.;
Ao impor uma goleada de 6 a 1 sobre a Kalfix, no jogo final, realizado no último final de semana, a equipe de futebol soçaite da Construtora Sucesso sagrou-se campeã de mais uma Copa das Construtoras, promovida pelo SITRICOM (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Médio Parnaiba).

Dirigentes do Sitricom entregam trofeu de campeão ao capitão da Sucesso, Ranielson.
O grande destaque do jogo final foi o atacante Ranielson, autor de três dos seis gols da Construtora Sucesso. No primeiro tempo, ele marcou dois gols e deu o passe para Leo assinalar o terceiro. No segundo tempo, fez 4 a 0, enquanto Nil ampliou para 5 e Genilson reduziu a diferença. Mas Bené deu números finais, determinando o placar de 6 a 1 para o time campeão.

José Gomes entrega o troféu ao capitão da Kalfix, vice-campeã.
A Sucesso começou jogando com Batman, Mardônio, Maicon, Jocélio, Cabrinha, Joniel Júnior e Ranielson. Ainda levou para o banco os atletas Rafael, Espiga, Eliésio, Nil, Chinês, Alisson, Leo, Bené, João Victor e Denis.

A Kalfix iniciou a final com Jackelan, Raniel, Figueira, Maninho, Genilson, Reginaldo e João. No banco de reservas, entrando durante o decorrer da partida, estiveram Palhaço, Pezinho, Angelo, Daniel, Cleiton, CD, Neto e William.


Piauí terá dupla de artilheiros no ataque de 2014


Ao contratar o atacante Raphael Freitas (foto) para fazer dupla de ataque com Fabiano, na temporada que se aproxima, a equipe do Piauí formará sua peça ofensiva com dois dos principais goleadores do Campeonato Piauiense de 2013. Juntos, embora por times diferentes, balançaram as redes adversárias em 18 oportunidades.

Raphael Freitas foi o goleador máximo da competição, com 10 gols pela Sociedade Esportiva de Picos, ao passo que Fabiano assinalou 8, dividindo a vice-artilharia com Pretinho, do 4 de Julho. Com a chegada de Raphael Freitas, a direção do quadro rubroanil acredita que o time passa a ter um substituto a altura de Boiadeiro, que deixou o futebol profissional após o encerramento do Piauiense 2013.

Outro reforço importante será o retorno do meia Darley. Jogador habilidoso e de grande importância nas jogadas de ataque do Piauí, ele ficou todo o segundo semestre afastado dos gramados, devido a uma contusão. Recuperado, já deve até participar da apresentação dos jogadores e da comissão técnica, programado para o próximo dia 27.

Atletas fazem jogo-confraternização no CFAP

Eduardo vai estar em campo no jogo-confraternização a realizar-se no CFAP.
Dois times de atletas e ex-atletas estarão se enfrentando na noite desta terça-feira (23), a partir das 19h00, no campo do CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças), reunindo amigos do atacante Eduardo (que joga no futebol francês) e do ex-meia Júnior Ceará, que teve passagens por River e Flamengo.

Todos os presentes deverão levar um quilo de alimento não perecível, a ser destinado para instituições de caridade. Pelo time do atacante Eduardo, estão relacionados, dentre outros, Tasso, Carlos Henrique, Tiago Vasconcelos, Sima, Jaime Oliveira, Maradona e Jaílson, além do próprio Eduardo, naturalmente. 

No time adversário, liderado por Júnior Ceará, atuarão Buda, Gilvan Boquinha, Boiadeiro, Batistinha, Malba Tahan Rachid, Gerente Monteiro, Filho Poty, Joãozinho e Adelks. O vencedor do jogo receberá o troféu que leva o nome de Jesus dos Santos, pai do atacante Eduardo, falecido recentemente.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Sucesso e Kalfix decidirão título no Clube do Sitricon

O time da Construtora Sucesso, finalista no certame do Sitricon.
Por Francisco Pereira
Assessoria do Sitricon

Sem favoritismo, pois as duas equipes chegaram à final com méritos, os times Kalfix e Sucesso decidirão nesse sábado (21) pela manhã no campo do Sitricom, a XIª edição da Copa das Construtoras de Futebol Society de 2013. Nas semifinais, Kalfix venceu RR Construções por 2 a 1 nos pênaltis, após empate de 0 a 0 e o Sucesso passou com facilidade pelo Manhattan em 5 a 2 no tempo normal. E as torcidas organizadas prometem muito barulho, incentivo e motivação, no espetáculo que promete mexer com os brios dos atletas nesta reta final. 

Representando 23 empresas, a Copa das Construtoras desse ano apresenta um nível técnico dentro dos padrões desejados. Ou seja, com disciplinas e sem agressões. “A gente promove periodicamente mudanças no regulamento e isso tem contribuído para o comportamento dos atletas, dirigentes e torcida, o que tem alcançado nosso objetivo”, disse otimista o vice-presidente do Sitricom e organizador da copa, Carlos Magno.

Kalfix busca mais um título no Sitricon.
Magno revelou ainda que outro fator positivo foi a arbitragem, onde até a semifinal não foi registrado nenhum incidente. “Temos a preocupação de selecionar os melhores árbitros para a competição, em sua maioria do quadro da federação de futebol (FFP). Desde a época em que assumimos a organização da copa, em 2004, felizmente não houve o registro de nenhuma agressão aos juízes”, adiantou. O dirigente contou que algumas melhorias foram feitas no campo, entre elas pinturas no muro por traz do gol, novas redes, reforma na arquibancada. E para 2014 será a vez da terraplanagem no campo.


NÚMEROS

Com os 23 times – Boa Vista, Costa Pinheiro, Art, Construções, Mauro Lopes, Penta, Monteplan, Poli Pedras, Kalfix, RR Construções, MC Móveis, Prolux, Sucesso, Tropical, Manhattan, Galib, NPJ, Rolim Machado, Cerâmica Santa Maria, Betacom, Net Lux, Boa Vista Dirceu e Betacom A - a Copa das Construtoras apresenta em 69 jogos, 395 gols, média de seis por partida. E os finalistas fizeram a seguinte campanha: Sucesso – 8 jogos, 0 derrota, 0 empate, 8 vitórias, 49 gols feitos, 13 sofridos, saldo 36, destaques Eliésio e Ranielson. Kalfix – 8 jogos, 1 derrota, 1 empate, 6 vitórias, 18 gols feitos, 7 sofridos, saldo 11, destaque Jakelan. Artilheiros: Ewerton (Manhattan) 10 gols e Eliésio (Sucesso) 9 gols. Logo após o jogo, a direção do sindicato da construção civil brindará aos trabalhadores e familiares com a animação de uma grande festa, em clima de natal.
 .
 

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Flamengo deve recomeçar trabalhos no dia 02

Robson deve permanecer no Flamengo para a próxima temporada, reapresentando-se em janeiro.
Visando o jogo de estréia no Campeonato Piauiense, diante do Cori-Sabbá, na cidade de Floriano, jogadores e comissão técnica do Esporte Clube Flamengo deverão se reapresentar no próximo dia 02 de janeiro. Tetracampeão da Copa Piauí e representante n° 2 da FFP na Copa do Brasil, o primeiro objetivo, agora, será a quebra do jejum de títulos no Campeonato Piauiense.

Depois da apresentação do técnico Denis Borges, a expectativa passa a girar em torno dos novos reforços. Sabe-se, porém, que boa parte dos jogadores que terminaram a atual temporada, conquistando o título da Copa Piauí, deverão permanecer. Principalmente após o Bacabal, onde vários deles estavam atuando, não logrou êxito na corrida por uma das vagas maranhenses na Copa do Brasil.

Jogadores como o goleiro Robson, o lateral direito Jorginho, os zagueiros Wildinho e Laércio, além do volante Zuza, são nomes certos no retorno às atividades. Da mesma forma que o lateral direito Niel é desfalque confirmado, em vista da lesão de ligamento cruzado que o deixará por mais três ou quatro meses longe dos gramados.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

APCDEP: Chico Costa assume nesta segunda-feira

Everardo Torres e Chico Costa serão empossados na tarde desta segunda-feira.
O radialista Francisco Costa, eleito recentemente para a presidir a Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Piauí - APCDEP, será empossado no final da tarde de hoje (16), para cumprir um mandato de quatro anos regendo os destinos da entidade que congrega a crônica esportiva.

Com inúmeros projetos para tentar colocar em prática e dar maior valorização à categoria, Chico Costa espera tirar a APCDEP do caos em que ela se encontra, depois de perdida a sede campestre no bairro Pedra Mole e a sede administrativa na Avenida Gil Martins. "O trabalho vai ser árduo, mas estamos preparados", afirma o novo presidente.

Após a investidura no cargo, que deverá ser feita pelo interventor da entidade, Antônio Wilson Soares de Sousa, o presidente da APCDEP nomeará os diretores dos cargos não eletivos, conforme estatuto da entidade. Adiante, confira a nova diretoria que começa a dirigir a APCDEP nesta segunda-feira:

Francisco Pereira da Costa – Presidente
Francisco Bento Loureiro – Vice-Presidente...
Miguel Arcângelo Sousa Mendes – 2º Vice-Presidente

CONSELHO FISCAL EFETIVO

José Francisco Cardoso da Silva (Pouvino Cardoso)
Lino das Chagas Pereira Filho (Lino Júnior)
Everardo Torres de Castro Leal

CONSELHO FISCAL SUPLENTES

Francisco Gilmar da S. Mendes (Gilmar Silva)
Sidney Santos
José Maria de Sousa Oliveira (Zé Maria)

COMISSÃO DE SINDICANCIA EFETIVO

Herbeth Henrique da Fonseca Batista
Jose Maria Alves Freire (J Bahia)
Francisco Rocha e Silva Júnior (J Júnior)

COMISSÃO DE SINDICÂNCIA SUPLENTES

Francisco Ribeiro Fontinele (Fontinele)
Hamilton Rodrigues de Santana Machado (Hamilton Machado)
Raimundo Nonato Alves da Silva (Nonato Alves)


domingo, 15 de dezembro de 2013

Últimos resultados dão confiança ao Piauí para a Copinha

Pedro Gaúcho e Lucas Souza: otimismo e confiança numa boa campanha do Piauí na Copa SP (Foto: Reinaldo B. Torres)
Os resultados obtidos nos últimos amistosos, realizados na cidade de Santos, onde realiza sua preparação para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, estão passando mais confiança aos jogadores do time piauiense. O empate por 1 a 1 com o Santos, por exemplo, foi uma firme demonstração de que é possível pensar em classificação para a segunda fase da Copinha.

Este, pelo menos, é o pensamento de todos que fazem parte do campeão piauiense da categoria sub-19. O zagueiro Lucas Souza, que já disputou a Copa São Paulo pelo time do Barras, não vê a classificação como algo impossível de ser conquistado. "O trabalho vem sendo feito com muita responsabilidade" - afirma - "e tem havido um empenho muito grande de todos nós".

Para o volante Pedro Gaúcho, outro que também já tem experiência de Copa São Paulo, nada está fora do alcance do grupo rubroanil. "Os últimos amistosos mostraram que temos condições de chegar a algum lugar. E nosso primeiro objetivo é a classificação para a segunda fase. Estou convicto de que ela poderá acontecer com o trabalho que estamos fazendo na nossa preparação".

Nos últimos amistosos, o time do Piauí arrancou um empate com o Santos (1 a 1), vitória sobre o São Vicente (1 a 0) e empate contra o Red Bull (0 a 0). Até a estréia na Copinha, mais um ou dois amistosos devem ser disputados pelo time rubroanil. O primeiro jogo na Copa São Paulo está programado para o dia 04 de janeiro, às 14 horas (horário brasileiro de verão), contra o time da casa, o São Carlos.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Flamengo anuncia comissão técnica neste sábado

A diretoria do Esporte Clube Flamengo confirmou para a tarde deste sábado (14), na sede social do bairro Bela Vista, o anúncio oficial da comissão técnica e de alguns jogadores que irão fazer parte do grupo que disputará a próxima edição do Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais.

O evento na Vila Olímpica terá início por volta do meio dia. O vice-presidente José Cardoso (foto) confirmou que, dentro da programação, além do anúncio referente ao futebol profissional, haverá o lançamento do DVD histórico produzido pelo diretor Jomali Lima Magalhães, onde estão inseridos centenas de gols do time rubro-negro em jogos oficiais e amistosos. A eleição da musa do Flamengo também irá ocorrer na mesma ocasião. 

A divulgação dos nomes que irão compor o futebol profissional está sendo aguardada com certa expectativa, uma vez que, especula-se, o treinador nunca trabalhou no futebol piauiense, assim como a maior parte do plantel que irá jogar o Piauiense 2014.


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Curso para árbitros será ministrado na cidade de Altos

A Secretaria de Esporte e Cultura de Altos vai promover curso de formação e capacitação para árbitros. As inscrições podem ser realizadas até a próxima quinta-feira (19), na Biblioteca Municipal, Centro Cultural Zé da Prata, Ginásio Poliesportivo e na prefeitura.

O curso – que será ministrado nos dias 20, 21 e 22 – é grátis e destinado a todos os desportistas, jogadores, professores de educação física, radialistas, instrutores de escolinhas de futebol, torcedores e árbitros não profissionais.

Serão abordados assuntos como as 17 regras de futebol da FIFA 2013/2014; legislação desportiva; Código Brasileiro Disciplinar do Futebol; regulamento da CBF 2013; técnica de arbitragem; informações técnicas de trabalho em equipe e outros referentes às regras do jogo.

“Nosso objetivo é qualificar árbitros para atuarem em competições tanto municipais como estaduais. É também uma forma de valorizar a categoria de árbitro em nosso município e viabilizar a entrada deste profissional no mercado de trabalho”, destaca a secretária de Esporte e Cultura, Jane Lopes.

A prefeita Patrícia Leal ressalta a importância dos investimentos municiais no setor esportivo como forma de fortalecer as políticas públicas educacionais e assistenciais, colaborando, desse modo, para a melhoria social como um todo.

O curso de arbitragem será ministrado por Manuel Ibiapina (foto), árbitro formado pela Federação de Futebol do Piauí (FFP) e Florindo Machado de Castro, árbitro formado pelo Sindicato de árbitros de futebol do Estado de São Paulo (Safesp), e diretor e instrutor de arbitragem do Sindicato dos Árbitros do Futebol Amador do Piauí (Sindafa-PI).

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Por unanimidade, TJD nega pedido do Comercial

Em sessão que durou quase duas horas, o pleno do Tribunal de Justiça Desportiva julgou na noite desta quinta-feira (12), no auditório Carlos Said (sede da Federação de Futebol do Piauí), o Mandado de Garantia impetrado pelo Comercial Atlético Clube, que pleiteava participar do próximo Campeonato Piauiense. O pedido foi negado por unanimidade de votos.

O ponto que teve fundamental importância, para definir o voto dos oito auditores presentes, foi o fato do mesmo pedido ter sido negado, também por unanimidade, pelos clubes que já estavam inscritos no Campeonato Piauiense e que haviam participado do primeiro Conselho Arbitral. Na ocasião, Caiçara, Flamengo, Piauí, River, Barras, 4 de Julho, Cori-Sabbá e Parnahyba foram contra a participação do Comercial.

Hoje, os mesmos 8 a 0 do Arbitral se repetiram, com os votos dos auditores Antônio Wilson, Raimundo Batista, Ricardo Cury, Luciano Henrique, Hugo Cardoso, Gilson Gil, Lucídio Paiva e JOsé do Egito. Todos contra a participação do Comercial. Por extensão, Picos também deverá ficar fora do Piauiense 2014, permanecendo a competição com os oito clubes já confirmados anteriormente.

Justiça Desportiva: TJD julgará ação do Comercial

Retorno do Comercial vai depender de apreciação do TJD.
Em sessão prevista para ter início às 19h00, no auditório Carlos Said (sede da Federação de Futebol do Piauí), o Tribunal de Justiça Desportiva julgará na noite desta quinta-feira (12), o mandado de garantia impetrado pelo Comercial Atlético Clube, que ainda vislumbra a possibilidade de disputar o Campeonato Piauiense 2014.

O Bodão, assim chamado por sua torcida, não confirmou sua participação no prazo determinado pela FFP. Mas compareceu à sede da mentora, posteriormente, manifestando o desejo de voltar a jogar a divisão principal do Campeonato Piauiense. Os clubes que já haviam confirmado presença, no prazo estipulado, ainda foram ouvidos, mas o Comercial não foi aceito.

A alternativa dos dirigentes comercialinos foi recorrer à Justiça Desportiva. O processo entrou em pauta para esta quinta-feira, tendo como relator o vice-presidente do TJD, Antônio Wilson Soares de Sousa. Por outro lado, os novos dirigentes da Sociedade Esportiva de Picos aguardam, com grande expectativa, o resultado do julgamento. Em caso de procedência, o Zangão também passará a ter amplas possibilidades de também disputar a competição.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

SEP: Ronaib ainda não definiu os titulares para a Copinha

Sub-19 da SEP estréia contra o São Bernardo, no dia 05 de janeiro.
Apesar da vitória sobre o Sabiá, no amistoso do último final de semana, o técnico do time sub-19 da Sociedade Esportiva de Picos, José Ronaib, não definiu o time a ser considerado como titular para a disputa da próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

A menos de um mês da estréia na competição promovida pela Federação Paulista, a SEP deverá realizar mais dois ou três amistosos até a definição do time que irá estrear contra o São Bernardo, na cidade de São Bernardo do Campo. Na primeira partida diante do Sabiá, Ronaib utilizou 22 atletas. 

Começou o jogo com  Igor; Denílson, Baggio, Ytalo e Fábio; Mairan, John, Giovane e Neto; Breno e Bacalé. Um segundo confronto diante do Sabiá será disputado no próximo final de semana, na cidade maranhense de Caxias. Na ocasião, novas experiências poderão ser processadas pelo treinador da SEP.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Com nova diretoria, SEP pleiteia vaga no Piauiense

Getúlio quer colocar a SEP no Piauiense 2014 (Foto: José Maria Barros/GP1)
Eleita a nova diretoria da Sociedade Esportiva de Picos, o presidente Getúlio Brito esteve na tarde desta segunda-feira (09), na sede da Federação de Futebol do Piauí, solicitando a participação da SEP no próximo Campeonato Piauiense. Getúlio saiu com a promessa de, caso o Comercial, que tem o mesmo desejo, seja bem sucedido no TJD, a situação da SEP também merecerá uma avaliação dos clubes.

Getúlio conversou com o presidente da casa, Cesarino Oliveira, que, no entanto, é bem claro no que diz respeito ao cumprimento do Estatuto do Torcedor, levando-se a crer numa hipótese bastante remota tanto para comercialinos quanto picoenses. "O regulamento já foi publicado, a tabela também, todos os trâmites exigidos pela legislação foram obedecidos. Confesso ver poucas possibilidades de mudança", afirmou Cesarino.

Quando se refere ao caso do Comercial, Cesarino refere-se ao Mandado de Garantia impetrado pelo time de Campo Maior junto ao TJD, na pauta para julgamento na próxima quinta-feira. Getúlio diz contar com apoio do poder público municipal, com o prefeito Kleber Eulálio constituindo-se no presidente de honra da SEP.

Oportuno lembrar que, antes de ir ao TJD, o Comercial expôs sua posição junto aos clubes já regularmente inscritos e, por unanimidade, não obteve êxito. O Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais tem início confirmado para o dia 25 de janeiro, em Floriano, com o jogo Cori-Sabbá x Flamengo.


Infanto ganha primeiro turno no Matadouro

A equipe do Infanto, jogando na tarde do último sábado (07), no Estádio Belchior Barros, no bairro Matadouro, zona norte de Teresina, sagrou-se campeão do 1° turno da VI Copa Família Uchôa. No jogo decisivo, contra o Matinha, assegurou o título na cobrança de tiros livres da marca do pênalti (4 a 2), após empate de 1 a 1 no tempo regulamentar.

O Centro Esportivo do Matadouro, que promove a competição, também promoveu futebol no domingo, com a abertura da Copa Dalton Macambira de Futebol Masters (Cinquentão). Na oportunidade, foram realizados os jogos Auto Esporte 1x1 Socimol e Mafrense 1x0 Siri.


domingo, 8 de dezembro de 2013

Lesão de ligamento cruzado afasta Niel dos gramados

Niel (aqui contra o Santos, marcando Neymar): fora dos gramados por 2 ou 3 meses.
O ala direita Niel, campeão da última Copa Piauí pelo Flamengo, deverá ficar fora das primeiras rodadas do Campeonato Piauiense da próxima temporada, independente do time com o qual firmar contrato. Com lesão de ligamento cruzado no joelho direito, ele terá que ser submetido a cirurgia e, inevitavelmente, deixa os gramados momentaneamente.

Niel ainda jogou a última partida da competição promovida pela FFP, oportunidade em que deixou o gramado contundido, sendo substituído por Jorginho. Submetido a exames, Niel foi avaliado pelo Dr. Orlando Amorim Leite, mesmo médico que operou o volante Zuza. O diagnóstico? Lesão de ligamento cruzado no joelho direito, com cirurgia prevista para o mês de janeiro.

Mesma que o processo de recuperação seja bem sucedido, Niel não deverá jogar as primeiras rodadas do Piauiense 2014. "Estou tranquilo. Se tenho que passar pela cirurgia para voltar aos gramados, farei tudo que for recomendado pelos médicos. E breve estarei de volta", afirmou o atleta ao SITE DO BUIM.


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

River começa a formar seu plantel para 2014

Brasinha é reforço tricolor para a próxima temporada.
Com o anúncio dos dois primeiros reforços - o atacante Brasinha e o goleiro Ricardo, o River começa a definir o elenco que irá disputar o Campeonato Piauiense 2014 com o objetivo de impedir que o time tricolor "comemore" o sétimo aniversário sem a conquista do título de campeão piauiense de futebol da 1ª divisão de profissionais.

Os dois jogadores foram indicados pelo técnico Evair Paulino, e são procedentes da Associação Desportiva Confiança, de Aracaju. Brasinha chegou a ser um dos destaques do futebol sergipano quando ainda jogava na equipe do Estanciano. Os dois atletas já foram confirmados como novos reforços do time riverino.

Até o final da próxima semana, o diretor Robert Ibiapina deverá anunciar vários outros nomes que já estão sendo conversados há vários dias, todos com o aval do técnico Evair. A data de apresentação deve ser antecipada para 27 de dezembro, sem folga nas festividades de comemoração do Ano Novo. O River estréia no Piauiense 2014 enfrentando o Parnahyba, dia 26 de janeiro, no Estádio Lindolfo Monteiro.

Matinha e Infanto decidirão VI Copa Família Uchôa

Ao eliminarem Alvorada e Uchôa Clube, respectivamente, Matinha e Infanto conquistaram a classificação para decidir o primeiro turno de mais uma edição da Copa Família Uchôa de Futebol Masters (Quarentão), a sexta promovida pelo Centro Esportivo do Matadouro, com jogos no Estádio Belchior Barros, no bairro Matadouro.

As partidas semifinais ocorreram no último final de semana, oportunidade em que Matinha e Alvorada empataram no tempo normal (1 a 1), com o Matinha classificando-se na cobrança de tiros livres da marca do pênalti,pelo placar de 5 a 4. No outro jogo, novo empate, desta feita sem gols, entre Uchôa Clube e Infanto. Aqui, também nos pênaltis, deu Infanto, por 4 a 3.

Matinha e Infanto se enfrentarão na tarde do próximo sábado (07), a partir das 16 horas, no Estádio Belchior Barros. Por outro lado, já no domingo (08), terá início a Copa Dalton Macambira de Futebol Masters (Cinquentão), com a participação das seguintes equipes: Auto Esporte, Londrina (do Bariri), Mafrense, Sirí (do Matadouro), Socimol (do Saci), Valença (do Bariri) e Parque da Cidade (da Primavera).


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Aníbal Lemos deve dirigir Barras no Piauiense 2014

Anibal Lemos estará de volta à área técnica, mas agora para dirigir o Barras.
Depois de um ano nada animador, com passagens meteóricas por River e Picos, o técnico Anibal Lemos deve fechar o ano com um acerto que pode lhe trazer nova expectativa no futebol piauiense. O treinador campeão piauiense em 2010, pelo Comercial, está acertando seu ingresso no time do Barras, para treiná-lo no próximo Campeonato Piauiense.

Laércio Vinicius, dirigente que agora está à frente do futebol do Bafo, admitiu que, de fato, está mantendo contatos com Anibal Lemos e que, não ocorrendo imprevistos, ele deverá mesmo dirigir a equipe no ano que se avizinha. Será a primeira vez que o treinador estará à frente do Leão do Marathaoan.

Em temporadas anteriores, além do Comercial, de Campo Maior, Anibal Lemos já dirigiu Flamengo, River, Piauí, 4 de Julho, Parnahyba e Picos. Sobre jogadores, somente depois do acerto com Aníbal é que os nomes dos atletas serão colocados para apreciação e posterior contratação. A estréia do Barras no Piauiense 2014 será dia 26 de janeiro, diante do 4 de Julho, no Estádio Juca Fortes, em Barras.

 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Central conquista o título da Copa Metropolitana

Promorar (de amarelo) e Central fizeram um jogo bem disputado no estádio do Buenos Aires.
Em jogo disputado sábado a tarde, no campo do Buenos Aires, o time da casa, o Central, venceu a seleção do Promorar pelo placar de 3 a 1 e sagrou-se campeão da Copa Metropolitana de Futebol 2013. No primeiro jogo da decisão, houve empate de 1 a 1, no campo do Promorar.
Sabendo que o empate sem gols lhe daria o título, a equipe do Central não quis saber do regulamento e partiu pra cima do adversário. Logo aos três minutos, a bola foi levantada na área e o goleiro Juniel soltou nos pés de Gilson, que fez 1 a 0 Central. Mais o Promorar não se intimidou e já aos 8 minutos, Buda deixou tudo igual.
Neste lance, o Central abriu a contagem através de Gilson.
Com um jogo bem equilibrado, os dois times criavam oportunidades, mas sem sucesso. Até que num lance, onde a bola encontrou a cabeça de Danio, que novamente colocou o Central na frente do placar: 2 a 1, resultado do primeiro tempo.
Quando retornaram para o segundo tempo, a seleção do Promorar sabia que um gol lhe daria o título da competição. Partiu pra cima, tendo o domínio do jogo, mas o Central explorava as jogadas de velocidade de alas. Numa delas, Ciel, levantou a bola na área e o goleiro João, que havia substituído Juniel, soltou a bola e Gilson aproveitou para definir o placar do jogo: 3 a 1.
A festa dos jogadores do Central com o troféu de campeão da Copa Metropolitana.
Como campeão, o time do Central recebeu o troféu jornalista Pedro Alcântara Carvalho do Nascimento, da TV Antena 10 e mais R$ 5 mil. Ao vice-campeão coube o troféu Walter Passos, diretor do central e R$ 3 mil. Sandro, do Central, foi eleito melhor goleiro e Danio, também do Central, coube a artilharia, com 5 gols.
A Copa Metropolitana reuniu 13 bairros de Teresina, tendo sido a primeira competição organizada pela Liga de Futebol da Grande Teresina. De acordo com o presidente, Chico Costa, a programação de 2014 já está sendo toda ela ajustada, para que anunciada logo no início da temporada.