quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Arbitragem piauiense conquista espaço nacionalmente

Thyago Leitão vem se destacando (aqui recebe troféu das mãos de João José Leitão). Hoje o assistente estará na Vila Belmiro.
Com a escalação de Thyago Costa Leitão como assistente n° 1 do jogo Santos x Náutico, na noite de hoje (25), no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos, pelo Campeonato Brasileiro, a arbitragem piauiense vai conquistando um espaço de destaque no cenário nacional. Um fato que não ocorria há muitos anos, conforme lembra o próprio presidente da CEAF, João José Leitão.

Desde janeiro, até a escala desta quarta-feira, já ocorreram 86 escalas de árbitros e assistentes piauiense em jogos das quatro divisões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Leitão afirmou ao SITE DO BUIM  que "essa é a melhor participação da arbitragem piauiense nos últimos dez anos". Segundo ele, "isso se deve basicamente a alguns fatores, tais como, a implantação de uma filosofia nova por parte da CA-CBF, de que tem que valorizar mais a arbitragem de outras regiões, saindo do eixo sul e sudeste e com isso vem surgindo alguns árbitros nas outras regiões".

"Para a nossa satisfação" - prossegue Leitaão - "com a abertura desse leque  de oportunidades, surgiu, por exemplo, o Antônio Dib, que desde o inicio da temporada vem numa crescente excelente, hoje figurando como árbitro promissor. Isto significa que pode estar brigando por uma vaga de aspirante para 2014, o que também nos dá a certeza de que muito em breve ele estará atuando na 1ª divisão como árbitro central, coisa que não acontece a sete anos. Eu fui o último a ter este privilégio, no dia 06/12/206, no jogo Fortaleza x Grêmio (RS), onde fiz a minha despedida do quadro da CBF. Já está na hora de voltarmos a ocupar este espaço na arbitragem brasileira".

O QUE PENSA THYAGO LEITÃO

Você acha que atingiu o auge de sua carreira ou ainda sonha chegar mais além?

Não. Isso é apenas um começo, é o primeiro passo de um longo caminho a ser percorrido, para que possamos atingir o auge da carreira que todo árbitro de futebol profissional sonha em atingir, que é chegar ao quadro internacional (FIFA) e comigo não é diferente, afinal não é proibido sonhar, embora sabendo que teremos que vencer muitas batalhas, quebrar muitos tabus, vencer preconceitos, temos plena consciência de todos os obstáculos que certamente surgirão no nosso caminho, por isso mesmo vamos continuar trabalhando e sonhando para que um dia se DEUS permitir, possamos atingir o topo máximo da carreira que todos almejam, é um trabalho muito árduo e que não se resume uma única partida, nem mesmo a uma temporada, mas sim de um conjunto de fatores que nos farão subir de degrau em degrau e assim poder consolidar uma carreira e representar bem a arbitragem do nosso estado e em acontecendo significa a realização de um sonho pessoal é claro, mas antes de tudo uma vitoria de toda a arbitragem piauiense.

Série D, Guarany de Sobral x Potiguar. Dois assistentes piauienses - Rogério Braga e Thyago Leitão.
Se você ainda não está no ápice, o que falta então?

Ainda falta muito, falta aquela seqüência de boas atuações que todo árbitro precisa para se firmar e ter o seu nome conhecido a nível nacional, tenho conseguido manter uma regularidade muito boa na atual temporada, as boas atuações nos jogos que atuei nas series B, C e D, me fizeram ganhar mais confiança e passei a acreditar no meu potencial, mas esse é apenas meu primeiro jogo na serie A, logo na maior vitrine do futebol brasileiro, tenho plena convicção que a experiência adquirida nas competições locais das duas últimas temporadas, e me fez ganhar confiança e ter a certeza de que tenho condições de realizar um bom trabalho nesse jogo e que possa me proporcionar outras oportunidades de representar a nossa arbitragem na elite do futebol brasileiro e consolidar o nosso nome, o caminho é longo e cheio de pedras e só com dedicação e uma boa dose de sacrifício poderemos pouco a pouco conseguir atingir o nosso objetivo maior, temos traçado objetivos (metas) que estão serão alcançados a cada dia, com a benção de DEUS.

O que essas escalas representam para a arbitragem do Piauí, considerando o fato do nosso futebol ter clubes apenas na Série D?

Para mim representa a realização de um sonho pessoal, para a arbitragem piauiense representa muito em termos de projeção, pois faz muito tempo que não tínhamos um representante da arbitragem piauiense atuando na 1ª divisão do futebol brasileiro, nos dar também a certeza de que temos capacidade de ter árbitros atuando na elite, do mesmo jeito que eu estou tendo essa  oportunidade, outros companheiros do quadro da RENAF também poderão ter  e quando isso acontecer qualquer um deles terá também a mesma capacidade de representar bem a nossa arbitragem, como é o caso do DIB que pela seqüência de boas arbitragens que ele vem fazendo nos jogos que tem atuado, não temos nenhuma duvida de que ele também muito em breve terá sua oportunidade em jogos da serie A. Uma coisa nós temos certeza, a de que estamos no caminho certo, com a seriedade com que as coisas estão sendo conduzidas dentro da arbitragem, com o indispensável apoio da Federação de Futebol do Piauí a importante participação do Sindicato dos Árbitros e com a ajuda de Deus, tudo isso nos dar a certeza de quer poderemos alçar vôos bem mais altos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário