sexta-feira, 26 de julho de 2013

Já estava 11 a 1, mas faltava o gol de Lacrau

Lacrau, já aposentado: lembranças de uma goleada histórica.
Final de tarde (quase noite) de domingo, 20 de novembro de 1960, gramado do Estádio Municipal Lindolfo Monteiro, em Teresina. Já eram decorridos 39 minutos do 2° tempo e o Auto Esporte goleava o Santa Cruz, pelo Campeonato Piauiense, pelo elástico placar de 11 a 1. Parecia tudo consumado, mas ainda faltava o gol de Lacrau, habilidoso atacante do time alviverde, hoje um aposentado que guarda boas histórias do futebol do passado.

Mas voltando a 1960, de fato, faltava o gol de Lacrau. Embora jogando no ataque, e com o placar já registrando 11 gols em favor do Auto Esporte, Lacrau não tinha marcado o seu. Aos 40 minutos, porém, a bola sobrou para o chute certeiro, sem chances para o já cansado (de ir buscar bola na rede) goleiro adversário. Agora sim, não estava faltando mais nada. Auto Esporte 12 a 1 e Lacrau também colocava seu nome entre os artilheiros do jogo - uma das maiores goleadas da história do Campeonato Piauiense.

Perereca e Lacrau: no Auto Esporte do início da década de 60.
Mais de 50 anos depois, Antônio Pereira do Nascimento, o Lacrau, relembra esta e muitas outras histórias de seus tempos de atleta do Auto Esporte, seu único clube, onde atuou entre 1958 e 1963. Atualmente, aos 72 anos (Teresina - PI, 16/12/1940), Lacrau está aposentado. Não teve vida longa no futebol porque a própria família não queria. Família, diga-se de passagem, que mais tarde daria um grande ídolo para o futebol - Pila, seu primo.

No Conjunto Dirceu Arcoverde, zona sudeste da capital piauiense, Lacrau mantém-se lúcido, saudável, e saudoso de alguns boas lembranças. Como as do jogo contra o Santa Cruz, que entrou tanto para a sua história quanto para a do próprio futebol piauiense.

A FICHA TÉCNICA DA GOLEADA

AUTO ESPORTE 12x1 SANTA CRUZ (Campeonato Piauiense - Primeira Fase); Data: 20 de novembro de 1960 (domingo à tarde); Local: Estádio  Lindolfo Monteiro (Teresina). Arbitragem:  Abdala Jorge Cury.

Renda: Cr$ 3.720,00

Gols: Capote 6, Jurandir 12, Bicudo 15, Antonio (contra) 18 e Capote 35 e 40 do 1º tempo; Jurandir 3, Xavier 10, José 18, Babau (pênalti) 21, Xavier 28, Bicudo 35 e Lacrau 40 do 2º.

Auto Esporte – Bibio; Bena e Babau; Vasconcelos, Delmiro e Gasolina; Capote, Jurandir, Xavier, Lacrau e Bicudo.

Santa Cruz – Castilho; Julio e Manelinho; Guilherme, Antonio e Biné; José, Antonio José, Dadir, Arimathéia e Galinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário