quarta-feira, 10 de julho de 2013

Em crise, o futebol de Campo Maior agoniza

Este Caiçara chegou a ser vice-campeão do futebol piauiense (Foto - Acervo Severino Filho)
Depois de chegar ao seu auge em 2010, com o título piauiense do Comercial Atlético Clube, o futebol campomaiorense vem a cada dia perdendo o seu prestígio e sumindo do cenário estadual. Em 2011 o time azulino ainda conseguiu fazer uma boa campanha no estadual, chegando ao vice-campeonato depois de perder em casa para o 4 de julho. O Caiçara, o outro time de Campo Maior, não participou de nenhuma dessas edições.

Mas foi no ano de 2012 que o futebol de Campo Maior começou a cair, o Comercial ainda conseguiu fazer uma campanha regular(8 vitórias, 4 empates, 4 derrotas e 11 gols de saldo), sendo eliminado nas semifinais pelo Flamengo. Já o Caiçara fez uma campanha péssima, amargando a lanterna da competição com apenas 3 pontos conquistados(0 vitórias, 3 empates, 11 derrotas e -43 gols de saldo). Nesse mesmo ano também não tivemos Campeonato Amador na cidade, por conta da falta de apoio do poder público.

O pior veio mesmo nesse ano de 2013, aonde o futebol campomaiorense parece que chegou no fundo do poço com a sua pior fase na história. Comercial e Caiçara ficaram de fora do Campeonato Piauiense, deixando a cidade pela primeira vez sem nenhum representante na competição, alguns dizem que a culpa é das diretorias que fizeram um trabalho ruim à frente dos clubes, outros dizem que a culpa é do poder público que não está dando apoio, outro motivo é o abandono do Estádio Deusdethe de Melo, que está em ruínas à espera de uma reforma.

Comercial fez jornadas memoráveis, com direito a título de campeão.
Atualmente o Caiçara está disputando o Campeonato Piauiense Piauiense Sub-19, só que o leão perdeu os quatro jogos que disputou e já está eliminado do estadual. Segundo o repórter Licurgo Leite, é provável que não seja realizado o Campeonato Amador nesse ano de 2013, já que o presidente da Liga, Pedro Cavalcante realizou quatro reuniões, mas poucos representantes de clubes compareceram, eles alegam que Pedro quer realizar o campeonato com apenas 12 clubes, formato que os mesmos não aceitam. Os representantes já procuraram o Prefeito Paulo Martins, já que a competição é promovida pela prefeitura, eles pedem que a disputa seja feita com 28 times.

O certo é que o futebol campomaiorense está passando por um momento muito difícil, e o mais provável é que culpa disso tudo seja do envolvimento da política suja, os interesses próprios vem na frente, deixando os times em segundo plano. Motivos que estão derrubando uma tradição tão linda da nossa cidade.

Quem não lembra dos clássicos entre Comercial X Caiçara nas tardes de domingo no Estádio Deusdethe de Melo. As duas torcidas lotavam as arquibancadas para prestigiar um clássico cheio de rivalidade, as rádios locais levavam toda a emoção para os torcedores que ficavam em casa. É lembrando desses momentos marcantes, que se torna realmente muito triste ver a situação em que passa o futebol de Campo Maior.

Por Valdemir Júnior (Portallider.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário