domingo, 19 de maio de 2013

Tubarão arranca empate e conquista o bicampeonato

O troféu do campeão nas maõs do volante Luciano, capitao do time parnaibano.
Com um gol a quatro minutos do final da partida, o Parnahyba conseguiu empatar com o River (2 a 2) na tarde/noite deste domingo (19), no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, e sagrou-se bicampeão piauiense 2012/2013. Foi o quinto título da equipe no século XXI e o 12° na história dos campeões piauienses desde o amadorismo.

O primeiro tempo do River foi quase perfeito. Precisando da vitória, o time tricolor foi ao ataque e criou inúmeras oportunidades. Era natural que, a qualquer momento, a bola chegasse às redes parnaibanas. Foi o que aconteceu em duas oportunidades. Mas a série de gols perdidos poderia ter dado ao time uma vantagem muito mais ampla nos primeiros 45 minutos.

As cores lá do alto pareciam adivinhar com quem ficaria o título duas horas mais taarde.
Mas a primeiraa grande oportunidade não foi tricolor. Decorriam apenas 3 minutos quando o lateral Rian foi ao fundo e cruzou. Um perigo para a meta de Robinho. A resposta veio aos 10 minutos. Falta pela esquerda em favor do River. Na cobrança de Tote, a bola bateu na trave e Aranha ainda fez pequeno desvio. Mas Anderson Kamar não perdeu a chance e colocou o River na frente.

Seguidamente, em mais três ocasiões, o River teve a chance de ampliar o placar. Aos 12 minutos, Tote cruza e Kamar cabeceia com grande perigo, mas para fora. Dois minutos mais tarde foi a vez de Gabriel que, por muito pouco, não colocou a bola nas redes em jogada de Kamar. Mais dois minutos e Tote, em cobrança de falta, chuta com efeito e quase surpreende o goleiro Aranha.

Jó domina a jogada com Fabinho. No final, a festa foi do atacante parnaibano.
O River é melhor, mas o Parnahyba arrisca pelo lado de Rian. E mais uma vez, o lateral cruza e a bola passa com iminente perigo de gol à frente da meta tricolor. Mas é Anderson Kamar quem, por mais duas vezes, aos 34 e 36 minutos, tem duas grandes oportunidades para ampliar, porém sem sucesso. O Parnahyba responde aos 37, com mais um perigoso cruzamento para a área tricolor, mas é o River quem chega ao segundo gol.

Aos 39 minutos, Jeferson chuta de fora da área, o goleiro Aranha colabora e a bola vai às redes: 2 a 0 River. Uma significativa vantagem que poderia ser novamente ampliada aos 45 minutos, mas a defesa do campeão piauiense alivia o perigo e o árbitro Antônio Dib encerra o primeiro tempo da partida.

Kamar (9) prepara-se para chutar a bola no primeiro gol da decisão, após cobrança de falta de Tote.
Na fase complementar, porém, o Parnahyba mudou sua forma de jogar e as oportunidades começaram a surgir de forma ameaçadora. Antes de marcar o primeiro gol do Tubarão, Gilmar Bahia já havia perdido ótima chance de marcar. Aos 9, porém, não deixou a chance escapar. Falta cobrada da direita, por Rian, Jeferson deu um leve desvio e o zagueiro do Parnahyba completou para as redes de Robinho.

Aos 13 minutos o River tem nova chance, de bola parada. Mas Tote não aproveita. O Parnahyba também perde excelente chance de empatar aos 18 minutos. Cruzamento de Rian, a bola passa em frente a meta de Robinho, que não intercepta, e Fabinho chega de carrinho, chutando de primeira, mas colocando a bola sobre a meta tricolor.

Gilmar Bahia entra no segundo pau e reduz a diferença, marcando o primeiro gol do Tubarão.
Dois minutos depois, um chute de fora da área obriga Robinho a difícil intervenção, espalmando a bola para a lateral do campo. Aos 24, tabela no ataque tricolor entre Kamar e Marabá. O primeiro é quem dá o chute final, mas sem sucesso. O jogo seuge tenso, imprevisível, e o placar de 2 a 1 favorável ao River vai levando a decisão para a prorrogação.

Quando Gilmar Bahia fez falta em Anderson Kamar e levou o segundo cartão amarelo, sendo expulso em seguida, o tempo extra de 30 minutos parecia inevitável. Aos 41 minutos, porém, veio o lance que nenhum tricolor imaginava. Nova falta pelo lado direito do ataque parnaibano. Tal qual já ocorrera nos gols de Luciano,no 1° jogo, e no gol de Gilmar Bahia.

Artilheiro do Tubarão, Zé Rodrigues hoje não marcou, mas deu muito trabalho à zaga riverina.
Tal qual os dois últimos gols que marcara na decisão, a bola chutada por Rian foi desviada para as redes, desta feita pelo zagueiro Jó, contra, determinando o empate. Fatídico para o Galo, festivo para o Tubarão. Nem os três minutos de acréscimo foram suficientes para o River chegar ao terceiro gol. E sua torcida foi embora com mais uma frustração no currículo, enquanto o torcedor do Parnahyba festejava o bicampeonato com seus ídolos, recebendo o troféu de campeão e dando a volta olímpica no castigado gramado do Lindolfo Monteiro.

A arbitragem de Antônio Dib, auxiliado por Thyago Leitão e Edmilson Timóteo, correspondeu plenamente. Nada há para ressalvas, inclusive a expulsão de Gilmar Bahia. Entre os jogadores, destaque para as atuações de Luciano, Rian e Fabinho, pelo Parnahyba, Tote, Jeferson e Anderson Kamar, pelo River.   

Final de jogo e de campeonato: festa da torcida parnaibana em pleno Lindolfo Monteiro.
FICHA TÉCNICA

RIVER 2x2 PARNAHYBA (Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais - Decisão do título - 2° jogo); Data: 19/05/2013 (domingo à tarde); Local: Estádio Municipal Lindolfo Monteiro (em Teresina); Arbitragem: Antônio Dib Moraes de Sousa, auxiliado por Thyago Costa Leitão e Edmilson Timóteo da Silva.

Renda: R$ 57.690,00 com 4.424 pagantes (458 não pagantes).

Público total: 4.882 torcedores.

Gols: Anderson Kamar 10 e Jeferson 39 do 1° tempo; Gilmar Bahia 9 e Jó (contra) 41 do 2°.

Cartões amarelos: Zé Rodolpho, Jeferson (RIV), Ivan, Luciano, Ramón e Gilmar Bahia (PAR).

Expulsão: Gilmar Bahia, aos 37 do 2°, por prática de jogo brusco (segundo amarelo).

River - Robinho; Tote, Aderaldo, Jó e Zé Rodolpho; Célio, Neto (Rhuann), Jeferson e Thiago Marabá (Curiri); Anderson Kamar e Gabriel (Isael William). Técnico: Edson Blevio Porto.

Parnahyba - Aranha; Ivan, Eridon, Gilmar Bahia e Rian; Ramon, Idelvando, Luciano (Marcos Gasolina) e Capela; Zé Rodrigues (Raiff) e Fabinho (Barata). Técnico: Paulo Ricardo Moroni.

Um comentário:

  1. Parnahyba está pronto pra seguir os passos de um morto. COMERCIAL versão 2013 na Série D. A primeira fase é sua toca. A começar com viagem SÓ DE IDA pra Salgueiro. Alguém tem dúvida de que Salgueiro e Macão da Ilha vão se classificar pra próxima fase, a menos de um mês para o juízo final do futebol piabense demonstrado pelo campeão 2013? E essa história do seu presidente dizer que o PHB é o Piauí é mais velha do que minha bisavó vivinha da silva. Nunca houve solidariedade entre times no Piauí, só na hora de aprovar um regulamento sem saldo, em que impera outros intere$$e$, tanto é que terminou o contrato do plantel e agora é incerteza até dos jogadores que ficam. Quando for procurar o restante, babau bacurau.

    ResponderExcluir