sábado, 6 de abril de 2013

Mais de 400 homens vão garantir segurança no Albertão

Responsáveis pela segurança armam plano de ação para o jogo Flamengo x Santos.
O plano de ação sobre a segurança para os torcedores que irão assistir à partida entre Flamengo-PI contra o Santos, da Vila Belmiro, pela Copa do Brasil, na próxima quarta-feira (10), no Estádio Albertão, em Teresina, foi apresentado na tarde desta sexta-feira (05) à diretoria da Federação de Futebol do Piauí (FFP) e para a imprensa. Somente da Polícia Militar, serão deslocados 272 policiais, do Corpo de Bombeiros serão mais cerca de 80 homes, além de 90 seguranças particulares contratados pela FFP. Assim pelo menos 440 homens garantirão um espetáculo de paz e muita alegria. Os portões do Albertão serão abertos a partir das 16 horas de quarta-feira.

Representantes do Comando da Polícia Militar do Piauí, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Segurança Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) falaram da estrutura de segurança, dentro e fora do estádio. Para o representante da OAB, a partida está garantida e não há nenhuma ameaça à sua realização, que só poderia ser impedida por uma ação judicial, mas que não há nenhum motivo que a justifique, tendo em vista que o estádio vem cumprindo com todas as exigências solicitadas. O Cel. Jaime Oliveira, ouvidor pela FFP, disse que os 90 seguranças terão a função de coordenar a entrada e acesso dos torcedores nos diversos setores do estádio.

O coordenador do Comando Geral de Operações da PM-PI, Cel. José Fernandes Albuquerque,  e o coordenador do Comando de Operações da Capital.  Ten. Cel. Alberto Menezes, dos 272 policiais militares, 16 são do Efetivo Precursor, 40 do Efetivo Externo, 180 integram o Efetivo Interno e 36 compõem o Efetivo no campo de jogo. “Estaremos garantindo 100% de empenho que o nosso trabalho será bem feito e que 95% do trabalho da PM será de prevenção”, disse o comandante Menezes. A revista acontecerá com todos os expectadores, incluindo objetos pessoais. Bebidas alcoólicas em latas ou garrafas de vidro não serão permitidas na entrada. O Cel. Albuquerque disse ainda que os policiais foram orientados para tentar impedir uso de armas brancas e até sinalizadores.

A guarnição do Corpo de Bombeiros terá 60 homens dentro do estádio, incluindo equipe médica em duas ambulâncias e outra equipe fora do estádio, incluindo equipe especializada com carros contra incêndio. A Polícia Civil instalará no estádio uma delegacia móvel, com cerca de dez investigadores e em no caso de flagrante o infrator será transferido para a Central de Flagrantes.

Para amparar o trabalho de todo esse contingente, o Albertão contará com três geradores para garantir iluminação em duas horas de espetáculo. Foram instalados no local 40 banheiros químicos e um sistema de som e placar reformados e prontos para terem estreia já nesta partida. Os ingressos já foram confeccionados e começam a ser vendidos neste sábado em vários pontos da capital. A grande inovação será a bilhetagem eletrônica, com código de barras para impedir falsificação.

O presidente da FFP, Cesarino Oliveira, informou que tranquilidade e segurança é o que os torcedores podem esperar da partida. “Muito tem-se especulado sobre uma possível incapacidade do Albertão de receber esse grande jogo. O Albertão é um bem nosso e tudo o que foi recomendado e solicitado já foi feito ou ainda está em andamento. O estádio está apto muito mais que outros por aí a receber 30 a 40 mil pessoas. É claro que um estádio que abriga poucos jogos e vive a céu aberto tem problemas, mas a Federação está trabalhando para que as semifinais e finais dos campeonatos sejam realizados lá e que se tenha, no mínimo, uma partida por mês”, garantiu. Oliveira convidou toda a imprensa presente para uma visita às instalações do Estádio, na próxima segunda-feira (08), às 15 horas.

(Com informações e fotos de Márcia Cristina/Aldeia/Assessoria de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário