sexta-feira, 15 de março de 2013

Celso Teixeira, o show-man da área técnica


O técnico Celso Luiz Teixeira deixou o futebol piauiense, como tantos outros que por aqui passaram e posteriormente retornaram a suas cidades de origem. Alguns com títulos, outros não. Existem também aqueles que nem são mais lembrados. Outros, como Celso Teixeira, mesmo sem título, entram para a história. E deixam saudades.


Um autêntico show-man da área técnica, esse paulista de Campinas, 51 anos (18/04/1961), não ficou sequer três meses à frente do Flamengo. Apenas sete jogos. Mas mostrou que conhece o futebol como poucos treinadores. O geraldino e o arquibaldo podem ter certeza de uma coisa: Celso conhece de futebol o mesmo tanto que se desentende com a arbitragem. 


Na sua apresentação aos jogadores do Flamengo, já foi logo avisando: "COMIGO NÃO TEM NEGÓCIO DE PADRINHO NÃO. JOGA QUEM TIVER MELHOR. COMIGO NÃO TEM PEDIDO DE DIRIGENTE, NÃO TENHO NEGÓCIO COM JOGADOR, EU NÃO SOU VEADO, SE QUER JOGAR TEM QUE FAZER POR ONDE".


Quem teve o privilégio de estar próximo a ele durante os jogos do Flamengo - e eu tive esse privilégio - pode testemunhar, bem de perto, o quanto ele é polêmico, carismático, irreverente, inconsequente, um louco do futebol. Um louco por futebol. Um show-man, capaz de gritar pelo atacante Augusto várias vezes - "AUGUSTO, AUGUSTO, ASSIM NÃO. AUGUSTO, AUGUSTO, VAI PRÁ ÁREA". Até perder a paciência com o atacante.. "AUGUSTA, AUGUSTA, NÃO AVISO MAIS, VAI PRÁ ÁREA, AUGUSTA, VOU TE TIRAR".


E ele continua...  "NEILSON, ACORDA! ACORDA, NEILSON, ACORDA! VOU TIRAR OS DOIS, NEILSON E AUGUSTO, NÃO VOU DIZER MAIS NADA! E Augusto quase marca, arrancando do treinador "É ISSO AUGUSTO, QUANDO ACERTA EU TAMBÉM FALO".


Com o zagueiro Duda, assim que Zé Rodrigues marcou para o Parnahyba, Celso explode "EI, DUDA, EI DUDA, VAI TE F..." E pense num homem zangado quando o quarto árbitro e seu auxiliar ficavam postados próximo a ele: "VOCES DOIS, PORQUE NÃO FICA SÓ UM AQUI E O OUTRO VAI PRÁ LÁ, CUIDAR DO OUTRO TIME? EU SOU CASADO, SOU VELHO,SOU FEIO, VÃO PRÁ LÁ QUE O CARA LÁ É MAIS NOVO DO QUE EU, CARAMBA, NUM ENCHE, DEIXA EU TRABALHAR".


Isso aí é só um pouco do Celso Teixeira que eu tive a oportunidade de acompanhar bem de perto. Quer mais, caro leitor? Vê esse vídeo, no link abaixo, logo após sua última expulsão, feito pelo repórter-fotográfico/cinematográfico Vianey Moura. O show-man da área técnica foi embora, como muitos, mas, como poucos, será lembrado por muito tempo.

2 comentários:

  1. VERDADEIRAMENTE. . . . . . . ..UM LOUCO TÉCNICO. SERÁ Q NÃO FARÁ FALTA AO MEU, TEU, NOSSO 'FLA-MIGUÉ'? SÓ O TEMPO VAI DIZER. VÁ EM FRENTE, DOM CELSO!!!

    ResponderExcluir
  2. O mais interessante é que muitos colegas da imprensa local estavam com bastante medo desse camarada... eu fiquei o tempo todo velhaco com a minha câmera no momento do registro desse vídeo. kkkkk....
    Grande abraço Buim.

    ResponderExcluir