sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Criador do termo rivengo será homenageado pela FFP

Arimatéia Moreira, homenagem da Federação a partir deste domingo e no primeiro Rivengo oficial de cada temporada.
Esquecido por quase todos que militam no futebol profissional, o falecido jornalista Arimatéia Moreira agora será imortalizado com nome de troféu. A iniciativa é da Federação de Futebol do Piauí, que oficializou a disputa todos os anos, por ocasião do primeiro clássico River x Flamengo válido por uma competição oficial.

O presidente da FFP, Cesarino Oliveira, assinou uma portaria oficializando a criação do troféu, que passa a ser disputado a partir deste ano. Segundo Cesarino, "a homenagem também tem por objetivo resgatar o notável jornalista que, num momento de grande inspiração, encontrou o termo Rivengo para denominar o maior clássico do futebol do Piauí".

 José de Arimatéia Moreira, que também usava o pseudônimo Jerimozil, criou o termo Rivengo em 1969. O primeiro clássico disputado com o batismo da nova marca ocorreu em 20 de julho de 1969, registrando-se empate sem gols. Por ironia do destino, em outro 20 de julho, trinta e sete anos depois (20-07-2006), Zé Tucano, como também era conhecido, veio a óbito, vítima de um câncer na garganta.

Neste domingo, ele volta a ser lembrado na história do clássico. Quem vencer o Rivengo, levará o troféu Arimatéia Moreira. E se der empate, como naquela primeira vez, serão cobrados tiros livres da marca do pênalti para se conhecer o vencedor. E todo ano será assim. No primeiro Rivengo oficial, como o deste domingo, vai ter troféu Arimatéia Moreira em jogo.

Um comentário:

  1. No intuito de ser eternizado igualmente, proponho algumas sugestões de denominações: Aberracing (ou a forma estilizada "A.B.Racing" para nomear o itinerante dos torneios entrega-taça).

    Quanto às rivalidades:
    Flu(minensis) x Fla = Clássico Acochado Contestado;
    Ca x Co = TravaLíngua Quente;
    Princesa do Sul x Cori-Sabbá = Super Cores;
    Flamengo x River (jogo da volta, ou cuja tabela siga esta ordem) Rap do Galo;
    Clássico Pi-ri (para fugir do “Clássico das Cores”, atenderá às seguintes intitulações alternativas: clássico Ri-Pi ou clássico PiRão) de pura emoção;
    Pi-Flá;
    Parnaferrô ou Classigarassu;
    River x Parnahyba = Clássico do Velho Monge (para fugir do “Clássico da Moda”, que poderia advir).

    Em todo caso será aceito a seguinte forma: Duelo [insira a quantidade de títulos somados] estrelas.

    ResponderExcluir