sábado, 5 de janeiro de 2013

Você lembra do Panzilão, o artilheiro pé-de-cana?

Panzilão nos dias de hoje: "a matéria do Placar lhe foi prejudicial".
No Piauí, vive o fenômeno: é Panzilão, que, entre uma garrafa e a próxima, cansa de fazer gols e é ídolo da torcida. Primeiro, a ronda dos bares e cabarés. Depois, para variar, uma noite no xadrez. E é de lá que sai Panzilão para fazer seus gols e levar o Botafogo a muitas vitórias. Verdade ou não, foi assim que a Revista Placar iniciou a reportagem sobre o ex-atacante, com o sugestivo título "O Artilheiro Pé-de-cana", publicada em 1975.

Hoje, próximo de completar 64 anos de idade (Teresina-PI, 23/01/1949), Antônio Ferreira da Silva, o Panzilão, admite que o destaque a nível nacional não lhe toruixe nenhum benefício. "Exageraram na dose e isso terminou prejudicando minha carreira como atleta profissional". MEsmo assim, ele continuou jogando e marcando gols.

A matéria publicada na Revista Placar, tornou Panzilão conhecido em todo o Brasil.
Não conquistou títulos estaduais, mas foi, inegavelmente, um grande artilheiro. De seus pés, invariavelmente, saía um chute violento e preciso. Goleiro para defender bolas chutadas por Panzilão tinha que ser, além de bom, muito corajoso. Sempre misturando o lado profissional com a vida boêmia, ele terminou perdendo muitas oportunidades de chegar a vôos mais altos.

Mas fez história. Acima de tudo, uma história que, entre um trago e outro, estará sempre com cheiro de lenda. Fato ou ficção? Verdade ou mentira? Panzilão fazia mais gols do que bebia? Ou bebia mais do que marcava gols? Nem ele sabe responder ao certo. Mas garante, bom ou calibrado, que fez mais gols que Sima, o maior artilheiro do Piauí.

Profissionalmente, em jogos amistosos e oficiais, ele andou bem longe dos números estabelecidos por Sima. Mas quem o viu nos gramados sabe que ele também foi um artilheiro implacável. Aliás, adjetivo bem mais sugestivo que o artilheiro pé-de-cana que o Brasil inteiro conheceu pelas páginas da Revita Placar.

Panzilão no Caiçara.
CLUBES EM QUE ATUOU

River Atlético Clube (Teresina)
Comercial Atlético Clube (Campo Maior)
Botafogo Esporte Clube (Teresina)
Auto Esporte Clube (Teresina)
Sociedade Esportiva Tiradentes (Teresina)
Caiçara Esporte Clube (Campo Maior)

ALGUNS JOGOS MARCANTES

24/01/1971 - River 0x2 Flamengo - 1° clássico Rivengo disputado por Panzilão.

23/04/1972 - Comercial 3x1 River - 1° gol de Panzilão em jogos de Campeonato Piauiense, abrindo o caminho para a sensacional vitória sobre o River.

13/10/1974 - Botafogo 3x3 Flamengo - O Botafogo perdia por 3 a 2 e Panzilão marcou o gol do empate aos 40 minutos do 2° tempo.

27/11/1974 - Botafogo 2x1 Parnahyba - O jogo estava empatado e Panzilão voltou a marcar o gol da vitória, no 2° tempo.

18/05/1975 - Botafogo 3x3 Flamengo - O Botafogo chegou a fazer 2 a 0, com Panzilão marcando o 2° gol, mas sofreu a virada para 3 a 2. Faltando 7 minutos para o final do jogo, porém, Panzilão voltou a marcar, decretando o resultado final de 3 a 3.

 21/05/1975 - Botafogo 5x0 Piauí - Melhor em campo, Panzilão assinala 3 gols.

12/07/1975 - Botafogo 3x3 Parnahyba - Panzilão já marcara um gol, mas o Parnahyba vencia por 3 a 2. Aos 28 do 2° tempo, ele fez mais um e selou o empate de 3 a 3.

23/05/1979 - Auto Esporte 2x2 Flamengo - O Flamengo vencia por 2 a 1 e Panzilão marcou o gol do empate com uma bomba de fora da área, aos 31 do 2° tempo.

30/05/1979 - Auto Esporte 2x2 River - O empate agora era com o River, com Panzilão marcando o 1° gol da partida e mais tarde decretando o empate de 2 a 2.


17 comentários:

  1. Conheço muuuito o velho "Panzila", revelado pelo América do Alfaiate Mestre Adão, disputando um dos campeonatos mais acirrados da Paróquia de São Raimundo Nonato, bairro Piçarra em nossa Capital. E é verdade: ele nunca gostou de tomar só a "pinga", e sim, o litro todo. Gente boa pra caramba!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O panzilão não foi revelado no Pio XII não? Tradicional e um dos melhores times da Epoca do futebol amdor em Teresina?Se não me engano lá jogava um de seus irmãos que se chamava Zequinha e tinham outros dois irmãos não do Panzilão mas de lá também da Piçarra onde era os responsáveis pelo mesmo e onde a residencia de sua familia era a sede do Time,os nomes Eram Pedro e Alfredo,o Alfredo já até morreu a uns 10 anos atrás,o Pedro ainda hoje continua vivo e saudável se não me engano tem 76 anos e com muita história para contar a respeito deste futebol teresinese e Piauiense.

      Excluir
  2. História de Panzilão. Bebeu umas canas e caiu sobre a porta do cemitério,lá pras quatro da manhã sentou para que passasse mais o efeito da bebida ficou descansando um pouco,quando vem o padeiro quando chegou de frente a Panzilão ele falou meio rouco. Padeiiiroooo me da um pãããooooo. Ai você conclui como foi a bagaceira de pão para todo lado e padeiro dizem que corre ate hoje com medo.

    ResponderExcluir
  3. Ele tem um apelido de Panzilão do cajueiro,é verdade? e porque caro Buim,você sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Panzilão recebeu este apelido,devido a um parceiro seu de bebedeira,um guarda civil por nome Palilão.DAi,de tanto que o Panzilão era visto bebendo,com este guarda civil,nos bares e botecos da Piçarra,a turma começou a apelida-lo de PANZILÃO!!E outra,Panzilão,não foi nascido no cajueiro. Panzilão,é nascido na Piçarra mesmo!!Região ali,da antiga rua 16 de Novembro,hoje,Coelho Rezende se não me engano.Filho de um guarda civil,chamado PEREIRA 7.

      Excluir
  4. Cajueiro, pq ele nasceu nas imediações do mercado do "cajueiro", alí nas Nações Unidas, chegando na Barão de Gurguéia! ! Falou!?

    ResponderExcluir
  5. Por ser pinguço inveterado e ter conseguido ficar famoso também como artilheiro, goleador, fazedor de gols, o cara é no minimo um fenômeno! Convenhamos que não deve ser fácil o sujeito ter equilibrio, habilidade e principalmente pontaria pra acertar o gol. Panzilão, portanto, repito, um fenômeno!!

    ResponderExcluir
  6. conheço o panzilao bebi muito com ele, ele é realmente um mito, é muito conhecido! uma vez bebi com ele das 21hs até as 6 da manhã! era tanto conhecido q não deixaram agente papar nada,até cigarro não lhe faltava! e foi anoite toda! ele é o maximo

    ResponderExcluir
  7. Panzilao quando esteve no COMERCIAL de campo maior,FOI ídolo não só do time AZULINO,como também das PUTAS do extinto cabaré da ZABELONA,onde ele bebeu todas que tinha direito.
    Aliás,um dos gols mais lindo que eu vi no DEUSDEDIT MELO foi DELE contra o tiver.
    Deu três cortes no ZAGUEIRO ITAMAR,e chutou forte no canto direito do goleiro RIVERINO.

    ResponderExcluir
  8. O JOGO REFERIDO ACIMA FOI COMERCIAL 3 X 1 RIVER EM 1972,PELO CAMPEONATO PIAUIENSE

    ResponderExcluir
  9. todo dia vejo ele por trás da Igreja São Raimundo bebendo.

    ResponderExcluir
  10. Srs: O grande e velho Panzila é um verdadeiro matador.
    Aqui Edivan o melhor lateral direito do estado por 3 anos. Eu jogando com ele eu mais novo sempre perguntava pra ele as bolas que ele gostava de arrebata para o gol. Quando ele soltou uma grande pérola que eu não esqueço até hj.
    Edivan vc bate tão bonito na bola que do jeito que ela vier eu tenho que botar pra dentro.
    Velho Panzila.

    ResponderExcluir
  11. O homem tem que ter estória e história para contar aos netos. Gracies por ter tido oportunidade de ter este ícone do futebol e das noitadas suaves sem violência de hoje na Teresina.

    ResponderExcluir
  12. Pessoas as vezes confundem O Bazilão do Cajueiro. Com o Panzilão da Piçarra

    ResponderExcluir
  13. Joguei com o panzilão no Rio Grandense da piçarra. Era uma figura tradicional do nosso futebol.

    ResponderExcluir
  14. Panzilão, o vi muitas vezes ainda como garoto, no início dos anos 70, em alguns bares no bairro Piçarra e adjacências...!!! Uma figura folclórica, mas gente boa.

    ResponderExcluir
  15. Panzilão apareceu em Buriti cidade do Estado do Maranhão foi treinar com com o time local, driblou todos os adversários é fez o gol é foi logo contratado pelo dono do time que era o Juiz da cidade, mas toda noite estava enchendo a cara no cabaré da Isabel.

    ResponderExcluir