terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Tiquinho: o atacante que fez história com um jogo só

Uma das últimas fotos de Tiquinho, que faleceu em Fortaleza, aos 53 anos de idade.
Quando o River amargava sete anos sem ganhar o Campeonato Piauiense, no final da década de 1980, o então presidente Afrânio Nunes resolveu investir para dar fim ao incômodo jejum. Foi quando o atacanate Tiquinho, revelado pelo Botafogo do Rio em 1975 e ídolo no futebol do Ceará, aportou no Poleiro do Galo.

Raposa velha no futebol, Afrânio Nunes sabia como dar fim àquela estiagem, pois já havia passado pela mesma experiência, em 1973, quando o River completaria 10 anos sem ganhar título estadual e quebrou o tabu com a histórica conquista diante do Tiradentes. Em 89, era preciso evitar mais um ano sem taça.

E foi neste clima que Tiquinho chegou. Já havia feito história, também, no Ceará Sporting, onde marcara o gol do tetra de 1978. Sua estréia foi num clássico Rivengo, oportunidade em que o time rubro-negro abriu a contagem, aos 29 minutos, mas Tiquinho empatou aos 31. Estréia em Rivengo, com direito a gol, nem todos tiveram esse privilégio.

No intervalo, após a preleção de costume, quando o técnico Caçapava procurou Tiquinho, ele já estava com roupa de passeio. "Tiquinho, quem mandou voce trocar de roupa?", perguntou o técnico, espantado com o que via. "Entrei e já marquei meu gol. O que o senhor quer mais?", respondeu, irreverente, e deixou o vestiário, obrigando o treinador a improvisar uma substituição que não havia sido programada.


E foi só. Tiquinho esteve no departamento médico por alguns dias e terminou deixando o River com apenas um jogo disputado. Mas o suficiente para entrar na história do clube e do clássico Rivengo, com um jogo, uma vitória (o River venceu o Rivengo por 2 a 1) e o título de campeão piauiense daquele ano, conquistado já depois que ele estava de retorno á capital cearense.
 
Onofre Aluizio Batista, o Tiquinho, faleceu aos 53 anos de idade (Rio de Janeiro - RJ, 17/01/1956 - Fortaleza - CE, 14/06/2009), vitima de falência múltipla dos órgãos, em consequência de hepatite, cirrose e diabetes. Está sepultado em Fortaleza, onde foi um dos grandes ídolos do Ceará Sporting na segunda metade da década de 1970.

ONDE JOGOU NO FUTEBOL PIAUÍENSE

1989 - River Atlético Clube (Teresina).

PRINCIPAIS TÍTULOS

1989 - Campeão Piauiense da 1ª Divisão de Profissionais (pelo River).

ÚNICO JOGO

14/05/1989 - River 2x1 Flamengo - Tiquinho jogou apenas o 1° tempo, oportunidade em que marcou o gol de empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário