sábado, 30 de junho de 2012

Parnahyba x 4 de Julho: sai primeiro finalista de 2012


Em Piripiri, houve empate de 0x0 no primeiro jogo (Foto: Wellington Leite/futebolpiauiense.com.br)
O Campeonato Piauiense de 2012 conhecerá na tarde deste domingo (01), no gramado do Piscinão, em Parnáiba, por ocasião do jogo Parnahyba x 4 de Julho, o primeiro finalista da competição. Um empate será o bastante para classificar o time da casa. Ao 4 de Julho, que busca o bicampeonato, somente a vitória interessa.

O Parnahyba é beneficiado por ter melhor índice técnico que seu adversário na Fase Classificatória. O empate na primeiro partida, em Piripiri (0 a 0) manteve esta vantagem com o Tubarão do litoral piauiense. O início de Parnahyba x 4 de Julho está previsto para 16 horas e a expectativa é de casa cheia no Piscinão.

O técnico Paulo Ricardo Moroni já poderá contaer com Totonho e Renatinho, que desfalcaram a equipe no jogo passado. Luciano é outro que pode retornar, o mesmo podendo acontecer com o ala direita Jorginho. Mas, a bem da verdade, Moroni não quis adiantar a escalação e não se sabe, de fato, quem terá lugar entre os onze titulares.

Já Danilo Augusto Baratinha, treinador do 4 de Julho, não tem problemas e deve contar com força máxima. Mesmo sabendo que não jogará a final dentro de Piripiri, não há desânimo entre os jogadores. Mesmo porque, vencer, mesmo que apenas por 1 a 0, será o suficiente para continuar sonhando com o bicampeonato.

A arbitragem sofreu uma modificação. O assistente Sergio Campelo foi substituído, em face de ter sido escalado para um jogo do Campeonato Brasileiro pela CBF. Parnahyba x 4 de Julho será dirigido pelo pernambucano Nielson Nogueira Dias, aspirante à FIFA, que terá como assistentes os maranhenses João Fonseca de Sousa e Elson Araújo da Silva. O quarto árbitro: Robson Martins, também do Maranhão.

Deixamos de colocar os times mais prováveis em face dos clubes sequer respeitarem o regulamento do Campeonato, que determina a divulgação dos jogadores relacionados uma hora antes do início da partida. Como o regulamento e a imprensa não são respeitados, aqui também o Site de Buim não divulgará a escalação dos times que poderão começar jogando.

Futebol amador na zona leste e sudeste

COPA ZONA LESTE SUB-15

Quartas de finais
Domingo, 01 de Julho
9h - Samaritano x Piçarreira II
10h - Barreirinha x Anita Ferraz
15h - Meio Norte x São Paulo
16h - KRAC Planalto Uruguai x Agripino Dias
Local: Campo do Lobatão-Piçarreira I

COPA SEMEL - SUB-13

Sábado, 30 de junho
16h - KRAC x Revelação
Local: Campo do Satélite

COPA DO LUCIDÃO - SUB-15

Domingo, 01 de julho
9h - KRAC x Interpark
Local: Campo do Lucidão-Dirceu II

Informações: Abiné Júnior

Comercial embarca à tarde para São Luis

Toni está de volta ao ataque do Comercial (Foto: Severino Filho - Buim)
A delegação do Comercial Atlético Clube já está de malas prontas para seguir viagem, a partir das 15 horas, com destino a capital maranhense onde, amanhã (01) à tarde, estará no gramado do Estádio Nhozinho Santos para enfrentar o Sampaio Correa, na sua segunda apresentação pelo Grupo A2 da Série D do Campeonato Brasileiro.

O técnico Fernando Polozzi deve manter o mesmo esquema tático (3-5-2) e conta com a volta do atacante Toni no ataque, fazendo dupla com Zé Rodrigues. Toni ficou fora do jogo da quarta-feira, diante do Flamengo, em face de ter sido punido pelo TJD com dois jogos de suspensão. O cansaço de viagens e duas competições, porém, preocupa o treinador comercialino.

Diante do Flamengo, por exemplo, Polozzi admitiu que a equipe cansou e isso "ajudou o adversário que, por sua vez, descansou dez dias". Fato semelhante pode se repetir, uma vez que o Sampaio descansou no meio da semana, enquanto o Comercial jogou uma partida difícil, dinate do Flamengo, pela semifinal do Piauiense.

Para dirigir Sampaio Correa x Comercial, a CBF escalou o mesmo trio que trabalhou em Teresina, por ocasião do jogo Comercial 1x1 Araguaína: José Cleuton Souza Lima (árbitro), Marcione da Silva Ribeiro e Arnaldo Rodrigues de Sousa (assistentes), todos do Ceará.

Dois jogos abrem rodada do Sub-18 nesta manhã

River jogará no Estádio Albertão contra o lanterna Biro Esportes (Foto: Severino Filho - Buim)
Com a realização de duas partidas, começa na manhã deste sábado (30), em Teresina, mais uma rodada do Campeonato Piauiense Sub-18. Os dois jogos serão disputados no mesmo horário (9h00), sendo um no Lindolfo Monteiro e o outro no Albertão. A competição prosseguirá à tarde e também no domingo. Confira a programação deste sábado:

9h00 - Lindolfo Monteiro (Teresina)
AUTO ESPORTE X KRAC
Arbitragem de Karol Vinícius Mendes Soares Martins, auxiliado por Carlos Magno Morais e Silva e Francisco das Chagas Santos Filho.

9h00 - Albertão (Teresina)
RIVER X BIRO ESPORTES
Arbitragem de Wanderson dos Santos Lima, auxiliado por Edgar Rodrigues Vasconcelos e Márcia Fernanda Lima Vieira.

16h00 - Albertão (Teresina)
CORI-SABBÁ x PIAUÍ
Arbitragem de Francisco de Assis Paiva, auxiliado por João Thiago Carvalho Reis e Leonel Ferreira Borges.

16h00 - Juca Fortes (Barras)
BARRAS x PARNAHYBA
Arbitragem de Antônio José Lopes Trindade de Sousa, auxiliado por Moisés Sousa dos Santos e Francisco Antônio Gonçalves Arêa.

Flamengo: depois do treino, folga para o plantel

Bem diferente do ritmo que seu adversário é obrigado a adotar, em face da disputa simultânea da Série D e do Campeonato Piauiense, o Flamengo terá mais uma atividade na manhã deste sábado, mas em seguida libera sseus jogadores para descanso até a reapresentação, que acontecerá na segunda-feira.

O técnico Oliveira Canindé não quer ouvir falar em favoritismo. Sobre a vantagem de poder se classificar mesmo perdendo por diferença de dois gols, afirma que "o Flamengo vai jogar para vencer, como faz em todos os jogos. A questão da vantagem é uma outra história. Vamos para o segundo jogo com o mesmo respeito que tivemos ao Comercial, mas, é claro, pensando em vence-lo mais uma vez".

Oliveira Canindé, se achar conveniente, poderá escalar o ala esquerda Jorginho Paulista (foto), que saiu do time para cumprir a suspensão do terceiro cartão amarelo. Jogadores rubro-negros treinam na manhã deste sábado, na sede social, e logo após estarão liberados, com retorno apenas na manhã de segunda-feira. 

O jogo de volta diante do Comercial, a princípio, está previsto para a noite de quinta-feira, no Estádio Helvídio Nunes, em Piripiri. Mas o TJD julgará o pedido de interdição do Deusdedit de Melo. O estádio, no momento, está interditado, uma vez que o TJD concedeu a liminar pleiteada pelo Flamengo. Caso o TJD confirme, o jogo fica mantido para Piripiri. Mas se o TJD também pode decidir pela manutenção daquela praça de esportes como mando de campo do Bodão.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

River e Flamengo estão iguais no Sub-18

João Victor (Flamengo)
Vitoriosos na rodada dupla realizada ontem  (28) à noite, no Estádio Lindolfo Monteiro, River e Flamengo estão iguais em quase todos os critérios de desempate no Campeonato Piauiense Sub-18. O Riveer só ocupa uma posição acima que o rival por que, no confronto direto, levou a melhor. Além da dupla Rivengo, o G5 do Grupo Centro tem Fluminense (lider), Auto Esporte (vice-lider) e Cori-Sabbá.

A rodada do meio de semana teve os seguintes resultados: Luis Correia 2x0 Krac, Fluminense 4x0 Cori-Sabbá, Biro Esportes 1x3 Auto Esporte, Flamengo 3x0 Livramento e Piauí 2x5 River. Abaixo, a classificação da chve.

GRUPO CENTRO

1° Fluminense, 16 pontos, 5 vitórias e 20 gols de saldo
2° Auto Esporte, 15 pontos, 5 vitórias e 5 gols de saldo
3° River, 12 pontos, 4 vitórias, 5 gols de saldo, 17 gols marcados (River 6x2 Flamengo no confronto direito)
4° Flamengo, 12 pontos, 4 vitórias, 5 gols de saldo, 17 gols marcados (Fla 2x6 River no confronto direito)
5° Cori-Sabbá, 12 pontos, 4 vitórias e saldo -1
6° Krac, 9 pontos, 3 vitórias e saldo 0
7° Luis Correia, 7 pontos, 2 vitórias e 1 gols de saldo
8° Livramento, 6 pontos, 2 vitórias e saldo 0
9° Piauí, 3 pontos, 1 vitória e saldo -8
10° Biro Esportes, 0 ponto, 0 vitória e saldo -27

Colorado poderá usar atletas que estariam suspensos

Manoelzinho: três cartões. Mas joga.
Ao contrário do conteúdo contido nesta matéria, o 4 de Julho vai sim utilizar todos os seus titulares, inclusive Juninho, Manoelzinho e Cleitinho. O erro na informação, na realidade, foi nosso. A base da matéria foi o regulamento do Campeonato Piauiense, que não prevê a "zeragem" dos cartões amarelos. Sua alteração dependeria de uma aprovação, por unanimidade, do Conselho Arbitral.

Atualizada em 29/06/2012, às 15h00

Precisando vencer para seguir em frente no sonho de repetir 92/93 e conquistar seu segundo bicampeonato, o 4 de Julho não contará com três titulares no compromisso do próximo domingo, no litoral piauiense, diante do Parnahyba local: Juninho, Cleitinho e Manoelzinho completaram a série de três cartões amarelos e terão de cumprir suspensão automática.

Os três jogadores, titulares no time do técnico Danilo Augusto "Baratinha", encerraram a Fase Classificatória pendurados com dois cartões amarelos. Como o regulamento do Campeonato Piauiense não zera os cartões após a primeira fase, eles completaram o terceiro cartão no jogo da semana passada, em Piripiri.

Mesmo não tendo adiantado quem, de fato, irá ocupar as lacunas deixadas com a saída dos três titulares, o mais provável é que Ivanzinho, Pretinho e Joniel sejam efetivados no time que vai iniciar a partida de volta contra o quadro parnaibano.

Há 10 anos...

Em 30 de junho de 2002, uma parada cardíaca tira a vida do cronista esportivo Waldir Araújo. Cearense de Icó, Francisco Valdinar Araújo nasceu em 21 de maio de 1943. Foi locutor esportivo por muitos anos, participando dos melhores momentos da equipe esportiva formada pela Rádio Pioneira, batizada como "os titulares do esporte no rádio".

Além da Rádio Pioneira, onde produziu e apresentou, durante vários anos, o programa A Marcha do Esporte, Waldir teve uma curta passagem como diretor de esportes da Rádio Clube. Foi Editor de Esportes dos jornais O Estado e Diário do Povo, além de repórter esportivo do jornal Meio Norte. Coordenou o setor de esportes do Serviço Social da Indústria, e ainda atuou como jornalista na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) e Fundação Geral de Assistência aos Desportos do Piauí (Fagepo).

Seu filho mais jovem, Daniel Araújo, a exemplo do pai, também desempenha atividades na área esportiva, ocupando, atualmente, o cargo de Diretor de Futebol Amador da Federação de Futebol do Piauí.

Tubarão permanece com melhor índice técnico

Tubarão mantém o melhor índice técnico entre os finalistas do Piauiense 2012.
Realizados os dois primeiros jogos da Fase Semifinal do Campeonato Piauiense - 4 de Julho 0x0 Parnahyba e Flamengo 4x1 Comercial -, o time do litoral permanece com o melhor índice técnico da competição. Mesmo vencendo o Comercial, o Flamengo ainda está a dois pontos do Tubarão na pontuação geral do certame promovido pela FFP.

É oportuno esclarecer que, para se conhecer o time de melhor índice técnico entre os dois finalistas do Campeonato Piauiense, serão contabilizados os jogos das duas fases anteriores - Classificatória e Semifinal. E quem tiveer a vantagem fará o segundo jogo dentro de seus domínios, poddendo ser campeão com dois resultados iguais. Confira como está a classificação atualizada, para efeito de se conhecer o melhor índice técnico:

1° Parnahyba - 28 pontos ganhos, 8 vitórias e 12 gols de saldo
2° Comercial - 27 pontos ganhos, 8 vitórias e 11 gols de saldo
3° Flamengo - 26 pontos ganhos, 7 vitórias e 16 gols de saldo
4° 4 de Julho - 25 pontos ganhos, 7 vitórias e 12 gols de saldo

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Campeonato Piauiense de 2007

A média de quase 2 mil pagantes por jogo foi um grande destaque do Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais, encerrado na semana passada. Mas o aumento da média de público em Teresina, na ordem de mais de 300% em relação a 2006 pode ser considerado o fato mais expressivo nos números oficiais divulgados pela Federação de Futebol do Piauí.

Em 2006, os 22 jogos disputados na capital apresentaram um total de público de 11.292 torcedores, correspondendo a fraca média de 513 por partida. Com o implemento da campanha da nota fiscal, o Estádio Albertão foi palco de 25 jogos, registrando-se um público total de 52.500 torcedores, com média 2.100 expectadores por partida.

Realizada em três meses, a competição apresentou 62 jogos e um público geral de 118.518 torcedores, resultando a média de 1.916 por partida, recorde dos últimos vinte anos no futebol piauiense. Foram assinalados 157 gols, com média de 2,53 por partida. O jogo de maior público foi River 3x1 Barras, que decidiu o título, com 11.863 torcedores. O recorde negativo, de 666 torcedores, pertenceu ao jogo Piauí x Comercial, também no Albertão. Nesta ocasião, Flamengo e Cori-Sabbá foram rebaixados para a 2ª Divisão.

O River do último título, em 2007. Depois desta tarde veio o jejum, que perdura até hoje.
Fase Classificatória
1ª rodada
11/03/2007
PIAUÍ 1x2 RIVER
PARNAHYBA 1x0 BARRAS
COMERCIAL 2x2 FLAMENGO
4 DE JULHO 0x0 CORI-SABBÁ

2ª rodada
14/03/2007
RIVER 2x0 COMERCIAL
FLAMENGO 2x1 4 DE JULHO
CORI-SABBÁ 2x0 PARNAHYBA
BARRAS 3x0 PIAUÍ

3º rodada
18/03/2007
PARNAHYBA 2x2 RIVER
FLAMENGO 0x0 PIAUÍ
COMERCIAL 0x0 CORI-SABBÁ
4 DE JULHO 1x2 BARRAS

4ª rodada
21/03/2007
RIVER 1x0 CORI-SABBÁ
PARNAHYBA 1x0 COMERCIAL
BARRAS 0x0 FLAMENGO
PIAUÍ 1x2 4 DE JULHO

5ª rodada
25/03/2007
CORI-SABBÁ 1x2 PIAUÍ
RIVER 1x0 FLAMENGO
COMERCIAL 2x1 BARRAS
4 DE JULHO 2x1 PARNAHYBA

6ª rodada
01/04/2007
4 DE JULHO 1x2 RIVER
PIAUÍ 0x0 COMERCIAL
PARNAHYBA 2x0 FLAMENGO
CORI-SABBÁ 0x1 BARRAS

7ª rodada
07/04/2007
BARRAS 0x3 RIVER
COMERCIAL 3x1 4 DE JULHO

09/04/2007
PIAUÍ 0x1 PARNAHYBA
FLAMENGO 4x0 CORI-SABBÁ

8ª rodada
15/04/2007
RIVER 2x1 4 DE JULHO
FLAMENGO 0x3 PARNAHYBA
COMERCIAL 0x0 PIAUÍ
BARRAS 3x0 CORI-SABBÁ

9ª rodada
21/04/2007
COMERCIAL 1x1 RIVER
PIAUÍ 1x0 BARRAS
PARNAHYBA 2x0 CORI-SABBÁ
4 DE JULHO 1x1 FLAMENGO

10ª rodada
25/04/2007
RIVER 4x2 PARNAHYBA
FLAMENGO 2x3 PIAUÍ
CORI-SABBÁ 1x0 COMERCIAL
BARRAS 3x3 4 DE JULHO

11ª rodada
28/04/2007
PARNAHYBA 1x1 4 DE JULHO
BARRAS 2x0 COMERCIAL
FLAMENGO 0x1 RIVER

12ª rodada
01/05/2007
CORI-SABBÁ 1x2 RIVER
FLAMENGO 2x2 BARRAS
COMERCIAL 1x0 PARNAHYBA
4 DE JULHO 3x0 PIAUÍ

13ª rodada
05/05/2007
CORI-SABBÁ 1x0 4 DE JULHO
RIVER 0x5 PIAUÍ
BARRAS 4x1 PARNAHYBA

Complemento da 11ª rodada
09/05/2007
PIAUÍ 2x0 CORI-SABBÁ

Jogo da 13ª rodada
09/05/2007
FLAMENGO 1x4 COMERCIAL

14ª rodada
13/05/2007
RIVER 1x1 BARRAS
PARNAHYBA 1x0 PIAUÍ
CORI-SABBÁ 1x2 FLAMENGO
4 DE JULHO 6x3 COMERCIAL

Classificação (pontos ganhos)

1° River, 33 pontos
2° Parnahyba, 23 pontos
3° Barras, 22 pontos
4° Piauí, 18 pontos
5° Comercial, 17
6° 4 de Julho, 16
7° Flamengo, 14
8° Cori-Sabbá, 11

Obs. 1 - River, Parnahyba, Barras e Piauí classificaram-se para as semifinais do campeonato.

Obs. 2 - Flamengo e Cori-Sabbá foram rebaixados para a 2ª Divisão.

Barras ficou com o vice-campeonato na temporada de 2007 (Foto: Severino Filho - Buim)
Fase Semifinal
20/05/2007
PIAUÍ 0x4 RIVER
BARRAS 0x0 PARNAHYBA

27/05/2007
PARNAHYBA 1x2 BARRAS
RIVER 0x0 PIAUÍ

Decisão do Campeonato
1° jogo
03/06/2007
BARRAS 1x4 RIVER

2° jogo
10/06/2007
RIVER 3x1 BARRAS

O JOGO DO TÍTULO
  
2° jogo - 10/06/2007
RIVER 3x1 BARRAS
Local: Estádio Albertão (em Teresina).
Arbitragem: Carlos Eugênio Simon (FIFA - Rio Grande do Sul), auxiliado por Antonio José da Silva Monteiro e João Batista Lucas Correial (ambos do Celará).
Público com ingresso comprado no estádio: 6.034 pagantes.
Público com ingresso da nota fiscal: 5.829 torcedores
Total de público: 11.863 torcedores.
Gols: Osvaldo 6 e Lira (cabeça) 29 do 1º tempo; Marcelo 5 e Zezé (falta) 34 do 2º.
Cartões amarelos: Wanderson (RIV), Juba, George e Montanha (BAR).
River - Fábio; Flávio, Cláudio, Zezé e Eusébio; Alberto, Gladstone, Wanderson (Daniel) e Lira (Índio); Maurício (Joãozinho) e Osvaldo. Técnico: José Fernando Polozi.
Barras - Dida; Nenem (Cleitinho), Juba, Veloso e Ricardo; Lano, Montanha, Magno (George) e Marcelo; Edu Brasil (Ivaldo) e Joniel. Técnico: Paulo Ricardo Moroni.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º River Atlético Clube (Teresina)
2º Barras Futebol Clube (Barras)
3º Parnahyba Sport Club (Parnaíba)
4º Piauí Esporte Clube (Teresina)
5º Comercial Atlético Clube (Campo Maior)
6º 4 de Julho Esporte Clube (Piripiri)
7º Esporte Clube Flamengo (Teresina)
8º Associação Atlética Cori-Sabbá (Floriano)


PRINCIPAIS ARTILHEIROS

8 gols - Wanderson (foto ao lado - River).
7 gols - Maradona (Comercial).
6 gols - Didi, Edu Brasil (Barras), Antonio Carlos (Parnahyba), Dudu, Zezinho (4 de Julho) e Osvaldo (River).
5 gols - Quirino (Piauí).
4 gols - Perivaldo (Comercial), Anderson Kamar (Cori-Sabbá), Curiri, Lira e Maurício (River).

MELHORES GOLEIROS

0,94 - Fábio (River) - 17 gols em 18 jogos
1 gol por jogo - Genivaldo (Parnahyba) - 8 gols em 8 jogos
1,10 - Ivan (Barras) - 11 gols em 10 jogos
1,18 - João Paulo (Piauí) - 19 gols em 16 jogos
1,25 - Preto (Parnahyba) - 10 gols em 8 jogos
1,28 - Neto (Comercial) - 18 gols em 14 jogos

Aspirante à FIFA apitará Parnahyba x 4 de Julho

Nielson Dias, o árbitro pernambucano de Parnahyba x 4 de Julho.
O árbitro pernambucano Nielson Nogueira Dias, aspirante ao quadro da FIFA, está confirmado pela Federação de Futebol do Piauí para a direção do segundo jogo Parnahyba x 4 de Julho, pela fase semifinal do Campeonato Piauiense, domingo próximo, no Estádio Mão Santa, na cidade de Parnaíba.

Nielson Nogueira Dias, 37 anos (14/09/1974), é capitão da Polícia Militar de Pernambuco. Experiente, já dirigiui vários jogos das séries A e B do Campeonato Brasileiro. Seus assistentes, bem como o quarto árbitro, pertencem ao quadro de árbitros que trabalha junto a Federação Maranhense. São eles: Sérgio Henrique Campelo Gomes (assistente 1), Elcio Araújo da Silva (assistente 2) e Robson Martins Pereira (quarto árbitro).

Definidos finalistas do Campeonato Florianense

Depois de eliminarem, respectivamente, 8 de Julho e Agora Floriano, em rodada dupla desdobrada no Estádio Tibério Nunes, as equipes do Atletas do Futuro e América classificaram-se para fazer a grande decisão do Campeonato Florianense de 2012, a partir da próxima semana. As duas semifinais, bastante equilibradas, tiveram seus vencedores conhecidos através da cobrança de tiros livres da marca do pênalti.

Atletas do Futuro e 8 de Julho empataram por 1 a 1, gols marcados por Lourivan (AF) e Patchuca (foto - 8J). Na decisão por pênaltis, a classificação do Atletas do Futuro foi definida com a vitória por 5 a 4. Na outra semifinal, mesmo placar, com gols de Helder Robeerto (América) e Jodyallsson (Agora Floriano). Nos pênaltis, vitória do América por 3 a 2.

Informações: Agostinho Cavalcante (Sport News)

"Campeonato está direcionado para não sermos campeões", diz Polozzi

"Comercial está sendo prejudicado", afirma Polozzi (Foto: Severino Filho - Buim)
Após a derrota sofrida para o Flamengo, na noite de ontem (27), no Estádio Lindolfo Monteiro, pelas semifinais do Campeonato Piauiense, o técnico José Fernando Polozzi, do Comercial, não poupou críticas à Federação e aos árbitros que atuaram na direção da partida. Segundo ele, "o campeonato está direcionado para qualquer outro time ser campeão, menos nós".

Fernando Polozzi admitiui que seu time estava cansado, mas também creditou a deficiência ao fato da alteração na tabela, adiando o primeiro jogo da semifiinal, "ter sido benéfico para o Flamengo. Nós começamos a perder o jogo naquele adiamento. Independente da estréia na Série D, não tinha porque deixar de jogar na semana passada, pois estaria tudo de igual para igual".

"O que a Federação fez?" - continuou Polozzi - "adiou a semifinal e nós fomos prá guerra, na Série D, para jogar hoje contra o Flamengo, enquanto o adversário ganhou 10 dias de descanso. Ficou tudo mais fácil, e com a mãozinha da arbitragem, então. Estão direcionando o campeonato para qualquer time ser campeão, menos o Comercial".

Sub-18: Fluminense mantém liderança isolada

Ao golear a equipe do Cori-Sabbá por 4 a 0, no início da noite de ontem (27), no Estádio Albertão, o Fluminense isolou-se mais ainda na liderança do Grupo Centro do Campeonato Piauiense Sub-18. O Tricolor do técnico José Ronaib agora soma 16 pontos ganhos, enquanto o Auto Esporte, que derrotou o Biro Esportes no jogo de fundo (por 3 a 1), ocupa a segunda colocação da chave, com 15 pontos.

Auto Esporte é segundo colocado na chave da capital (Foto: Severino Filho - Buim)
O Campeonato Piauiense Sub-18 terá prosseguimento na noite desta quinta-feira (28), com a realização de mais uma rodada dupla pelo Grupo Centro, programado para o Estádio Lindolfo Monteiro. Na preliminar, às 18 horas, jogarão Livramento x Flamengo. No segundo jogo, Piauí x River.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Flamengo goleia e pode até perder segundo jogo

O goleiro Neto salta, mas não consegue desviar a bola que entra no canto esquerdo. Luiz Henrique faz 2 a 0 (Foto: Severino Filho - Buim).
Numa atuação quase perfeita, o Flamengo goleou o Comercial na noite de hoje (27), no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, por 4 a 1, no primeiro confronto entre as duas equipes pelas semifinais do Campeonato Piauiense. O resultado deu, ao time rubro-negro, a vantagem de tornar-se finalista da competição mesmo se vier a perder por dois gols de diferença, na segunda partida, quarta-feira próxima.

Desde os primeiros minutos, quando começou desperdiçando grandes oportunidades, o Flamengo demonstrou estar melhor que seu adversário. O Comercial, por sua vez, externava o cansaço de quem já está em duas competições e, o que é pior, desgastando-se com as viagens Campo Maior-Teresina-Campo Maior. O reflexo deste quadro não demorou a ser estabelecido, também, no placar do jogo.

Decorriam apenas 21 minutos quando o atacante Flavinho aproveitou uma sobra de bola na grande área comercialina e chutou no meio do gol, rasteiro, sem chance para Neto. Precisando fazer saldo de gol para tirar vantagem no placar agregado das duas partidas, o Flamegno continuou em cima, buscando a ampliação da contagem. Terminou conseguindo em duas conclusões de Luiz Henrique.

Zé Rodrigues prepara-se para marcar o gol do Comercial, após driblar o goleiro Robson (Foto: Wellington Leite/futebolpiauiense.com.br)
Aos 37 minutos, ele chutou rasteiro, no canto esquerdo de Neto, estabelecendo 2 a 0. Dois minutos mais tarde, recebeu um lançamento e entrou livre, driblou o goleiro Neto e apenas colocou, rasteiro, no meio do gol. Restava ao Comercial correr atrás para tentar reduzir a diferença. Antes que o árbitro encerrasse o primeiro tempo, Zé Rodrigues, também depois de driblar o goleiro, reduziu para o vice-campeão piauiense, marcando seu 13° gol na competição.

O Flamengo ainda marcaria um quatro gol, através de Ítalo, após cobrança de falta dentro da grande área, quando o árbitro assinalou tiro indireto favorável ao time rubro-negro. O Comercial, porém, ainda teve boas oportunidades para reduzir a desvantagem, mas Alisson, em duas oportunidades, uma das quais dentro da pequena área, chutou para duas grandes defesas de Robson.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 4x1 COMERCIAL (Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais - Fase Semifinal - 1° jogo); Data: 27/06/2012 (quarta-feira à noite); Local: Estádio Lindolfo Monteiro (Teresina); Arbitragem: Francisco Pereiar de Lima Júior, auxiliado por Carlos Lustosa Filho e Rogério de Oliveira Braga.

Renda: R$ 5.210,00 com 444 pagantes (220 não pagantes).

Público total: 664 torcedores.

Gols: Flavinho 21, Luiz Henrique 37, Luiz Henrique 39 e Zé Rodrigues 43 do 1° tempo; Ítalo 8 do 2°.

Flamengo - Robson; Bruno Paraíba, Marcelão, Wildinho e Samuel; Zuza, Bruno Potiguar (Batata), Célio e Flavinho; Ítalo (Ranielson) e Luiz Henrique (Darlan). Técnico: Oliveira dos Santos Lopes (Oliveira Canindé).

Comercial - Neto; Bruno Ernandes, Cleiton (Jefferson Lopes) e Alisson; Barata, Jonas, Fábio Ubajara, Romano e Ismael (Jefferson Pipoca); Zé Rodrigues e Juari (Janes). Técnico: José Fernando Polozzi.

Um futebol-card do zagueiro Polozi


Você já deve ter percebido que o Baú do Buim tem uma quantidade muito grande de lembranças do futebol local e nacional. O Baú é meio desorganizado, cheio de coisas, tudo misturado, mas hoje consegui localizar um card do chiclete Ping Pong, onde o personagem é o atual técnico do Comercial, Fernando Polozzi, à época em que ele atuava como zaguiro do Palmeiras. Como a parte do texto, impresso no verso do cartão, está ruim para ler, a íntegra do texto está logo abaixo.

JOSÉ FERNANDO POLOZI
Nascimento: 01/10/1955 - Vinhedo (SP).
Altura: 1,80m - Peso: 72 kg

Posição: zagueiro de área
Equipes que já defendeu: Ponte Preta (SP) e Seleção Brasileira.

Curiosidades: Polozi é cria do infantil da Ponte Preta, a mesma escolinha que revelou Oscar e Carlos para o futebol. Zagueiro muito habilidoso, foi convocado para a Seleção Brasileira em 78, graças ao seu talento e extrema afinidade ocm o seu ex-companheiro da Ponte Preta, Oscar, também convocado. O Palmeiras comprou seu futebol para a disputa da Taça Libertadores, já que não poderia usa-lo no Campeonato Paulista de 78, que estava em andamento. Sua maior alegria aconteceu neta sua transferência para o Palmeiras, seu time do coração. Cita Juninho, da Ponte, como um grande jogador, e arroz, feijão e batata frita como seu prato preferido.

Comercial defenderá longo tabu contra o Flamengo

Wildinho:um dos dois remanescentes da última vitória do Flamengo sobre o Comercial (Fotos: Severino Filho - Buim)
Além de buscar um bom resultado para ficar mais próximo de disputar sua terceira decisão de campeonato piauiense consecutiva, o Comercial, quando a bola rolar no Lindolfo Monteiro, hoje (27) à noite, também estará defendendo uma longa invencibilidade diante do seu adversário. Já se vão mais de cinco anos da última vitória flamenguista sobre o Bodão.

É bem verdade que o Flamengo não jogou o Campeonato Piauiense de 2008 e não houve confronto entre eles no ano seguinte, mas, em 2007, 2010, 2011 e 2012, só deu Comercial ou empate. Dos jogadores que integram o Flamengo de hoje, só Wildinho e Zuza estavam em campo por ocasião da última vitória rubro-negra sobre o Comercial. Confira detalhes daquela noite e, mais embaixo, a s´serie invicta do vice-campeão piauiense sobre o time da Vila Olímpica.

Gildo: gol na última vitória, em 2006.
A ÚLTIMA VEZ

FLAMENGO 2x1 COMERCIAL
(Campeonato Piauiense - 1º turno - Taça Estado do Piauí - Quartas-de-final); Data: 27/09/2006 (quarta-feira à noite); Local: Estádio Lindolfo Monteiro (Teresina); Arbitragem: Valdir Bernardo do Nascimento, auxiliado por Edmilson Timóteo da Silva e Wanderson Lima.

Renda: R$ 1.018,00 com 250 pagantes.

Gols: Valério 34 e Brinquedo (pênalti) 36 do 1º tempo; Gildo 5 do 2º.

Cartões amarelos: Peba, Chupeta, Macedo, Jobson, Eduardo (COM), Valério, Leo Alves e Carlos Alberto (FLA).

Expulsões: Jobson, aos 17, e Wildinho, aos 37, ambos por jogo violento, no 2º tempo; e Preto, por ofensas morais ao árbitro, logo após o encerramento da partida.

Flamengo - Sousa Tardelli; Niel, Carlos Alberto, Wildinho e Esquerdinha; Zuza, Leo Alves, Hermano e Chiquinho (Thiago Maia); Henrique (Gildo, depois Thiago Campelo) e Valério. Técnico: Flávio Furtado de Mendonça.

Comercial - Júnior; Macedo (Wescley), Fabrini, Eduardo e Daniel Paraíba; Jobson, Fábio Ubajara (Zé Carlos), Preto e Peba (Alex Paraíba); Brinquedo e Chupeta. Técnico: Cristiano Rodrigues Carvalho.

OS JOGOS DO TABU

2007 - Comercial 2x2 Flamengo - Campeonato Piauiense
2007 - Flamengo 1x4 Comercial - Campeonato Piauiense
2008 - O Flamengo não participou
2009 - Não se enfrentaram
2010 -  Flamengo 1x1 Comercial - Campeonato Piauiense
2010 - Comercial 2x0 Flamengo - Campeonato Piauiense
2010 - Flamengo 2x2 Comercial - Campeonato Piauiense
2010 - Comercial 2x1 Flamengo - Campeonato Piauiense
2011 - Comercial 4x2 Flamengo - Campeonato Piauiense
2011 - Flamengo 1x2 Comercial - Campeonato Piauiense
2012 - Comercial 1x1 Flamengo - Torneio da Movimentação
2012 - Flamengo 2x2 Comercial - Campeonato Piauiense
2012 - Comercial 1x0 Flamengo - Campeonato Piauiense

Rodada do Sub-18 começa com vitória do Luis Correia

Fluminense defenderá liderança contra o Cori-Sabbá (Foto: Severino Filho - Buim)
Com rodada dupla no Estádio Albertão, a partir das 18 horas, terá prosseguimento na noite de hoje (27), a sétima rodada do Campeonato Piauiense Sub-18, iniciada com a vitória do Luis Correia sobre o Krac (2 a 0), ontem à tarde, no Estádio Lindolfo Monteiro. Fluminense, Auto Esporte e Cori-Sabbá, que ocupam as três primeiras colocações do Grupo Centro, estarão em ação na rodada desta noite.

Na preliminar, 18h00, jogarão Fluminense x Cori-Sabbá, com arbitragem de Karol Vinícius Mendes Soares Martins, auxiliado por João Thiago Carvalho Reis e Paulo Fernandes Rocha da Silva. O jogo principal, programado para 20h00, será entre Auto Esporte e Biro Esportes, com arbitragem de Francisco Antônio Gonçalves Area, auxiliado por Wanderson dos Santos Lima e Francisco das Chagas Santos Filho.

Outros dois jogos darão andamento ao certame sub-18, promovido pela Federação de Futebol do Piauí, na noite de amanhã: Livramento x Flamengo (18h00) e Piauí x River (20h00), ambos no Estádio Municipal Lindolfo Monteiro.

Flamengo x Comercial: começa a outra semifinal

Flamengo precisa vencer para jogar pelo empate no próximo jogo. (Fotos: Severino Filho - Buim)
Numa repetição do confronto que decidiu o Torneio da Movimentação 2011 e o Campeonato Piauiense 2010, Flamengo e Comercial iniciam na noite de hoje (27), a partir das 20 horas, no Estádio Municipal Lindolfo Monteiro, em Teresina, mais uma decisão. Agora é pela condição de finalista do Campeonato Piauiense da 1ª Divisão da atual temporada.

Um confronto que, nos últimos resultados, deixou constatado um certo equilíbrio entre as duas equipes. Na Fase Classificatória, houve empate por 2 a 2 no Estádio Lindolfo Monteiro e vitória comercialina por 1 a 0 no Deusdedit de Melo. Na final do Torneio da Movimentação, empate por 1 a 1, com o campeão sendo conhecido através das cobranças de tiros livres da marca do pênalti.

Juari entra de início no Comercial.
Os dois times terão desfalques importantes neste primeiro confronto. Pelo Flamengo, o técnico Oliveira Canindé não contará com com o concurso do ala esquerda Jorginho Paulista, suspenso por ter completado a série de três cartões amarelos. Fernando Polozzi, por sua vez, terá que escalar o Comercial sem o atacante Toni, que foi suspenso pelo TJD. Seu substituto será Juari.

A arbitragem de Flamengo x Comercial estará sob a direção de Francisco Pereira de Lima Júnior, que contará com os trabalhos laterais dos assistentes Carlos Lustosa Filho e Rogério de Oliveira Braga. O quarto árbitro: Antônio José Lopes Trindade de Sousa. Os times mais prováveis, embora não confirmados por seus respectivos treinadores:

Flamengo - Robson; Bruno Potiguar, Marcelão, Laércio (ou Wildinho) e Batata; Célio, Bruno Potiguar, Zuza e Flavinho; Ranielsomn e Ítalo.

Comercial - Neto; Cleiton, Bruno Ernandes e Alisson; Barata, Jonas, Romano, Fábio Ubajara e Ismael; Zé Rodrigues e Juari.

Copa dos Comerciários de Futebol Marters

Mais quatro jogos sequenciaram a Copa dos Comerciários de Futebol Masters, disputada no Estádio Belchior Barros, localizado no bairro Matadouro, promovida pelo Centro Esportivo local. Os quatro jogos, válidos pela oitava rodada do Grupo B, apresentaram os seguintes resultados:

Bragantino 2x0 Infanto
26 de Junho 0x0 Sirí
Nosso Táxi 2x0 Alvorada
Uchôa 2x1 Mocambinho AC

Suspenso pelo TJD, Toni está fora da semifinal no LM

Toni está fora do jogo de hoje contra o Flamengo (Foto: Severino Filho - Buim)
O atacante Toni, que formaria dupla de ataque do Comercial ao lado de Zé Rodrigues, no primeiro confronto da fase semifinal, diante do Flamengo, hoje (26) à noite, está fora do jogo no Estádio Lindolfo Monteiro. Julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva na noite de ontem, ele foi punido com dois jogos de suspensão. 

Como já cumpriu a suspensão automática, Toni ficará de fora apenas do jogo de hoje, retornando na partida de volta diante do Flamengo. Além de Toni, a Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva jugou outros jogadores e associações, aplicando ao River a mesma pena sofrida recentemente pelo 4 de Julho: multa de R$ 100,00 e perda do mando de campo de uma partida., consequência dos acontecimentos provocados pela sua torcida, no jogo River x 4 de Julho, quando rojões foram disparados em direção ao gramado.

Além do River e de Toni, também foram punidos os atletas Elias (ex-River), Natan (Piauí), Robson (Comercial) e Choro (Picos), mas todos com um jogo de suspensão, já cumprido. O técnico da SEP, José Batista de Sousa levou três jogos de suspensão. No que diz respeito à punição de perda de mando de campo por um jogo, o River deverá cumpri-la por ocasião da Copa Piauí, no segundo semestre.

4 de Julho larga na frente na final da Taça Norte

Com dois gols de Picapau, o 4 de Julho derrotou o Atalanta, de Batalha, por 2 a 0, no último domingo, e largou na frente na final da II Taça Norte Sub-17, promovida pela Liga Piripiriense de Futebol. O resultado dá ao time colorado a vantagem de jogar por um simples empate, na próxima partida, para tornar-se campeão do certame.

 Picapau (foto), que desperdiçou uma grande oportunidade logo a 5 segundos de partida, após a batida do centro, marcou os dois gols da vitória colorada, na fase complementar. O jogo foi disputado no campo Santana, em Batalha. O segundo e decisivo jogo terá lugar no Estádio Ytacoatiara, dia 04 de julho, em meio às comemorações de aniversário de Piripiri.

O 4 de Julho venceu com o futebol de Dedé, Léo, Helinho, Zé Victor, Preá, Willian (Heric), Victor, Maycon, Ítalo (Túlio), Pedro (Galinso) e Pica pau, ainda estiveram no banco Bruno, Murilo, Ramon e Alex, técnico Paulo Rossi. O Atalanta foi derrotado com
Piloto, Isaias, Negueba, Mateus, Marco Antonio, João Paulo, Lailton, Manteiga, Francisco Assis, Marcos Sousa e Neymar, técnico Testa.

Informações: Djalma de Moraes (Piripiri)


terça-feira, 26 de junho de 2012

Parnahyba não aceita árbitro de outra Federação

Moroni (à esqueerda) esteve presente na reunião do Conselho Deliberativo do Parnahyba.
O Parnahyba Sport Club não aceita a escalação de árbitros de outra Federação para o segundo jogo da fase semifinal do Campeonato Piauiense, domingo próximo, na cidade de Parnaíba, contra o 4 de Julho. A diretoria do Conselho Deliberativo do Tubarão esteve reunida na noite de ontem (25) e depois de se colocar o assunto em discussão, deliberou por prestigiar a arbitragem local.

O técnico Paulo Ricardo Moroni esteve presente e ficou ciente da situação, provocada pelo presidente de honra do 4 de Juho, prefeito Luiz Menezes, de Piripiri, que está propenso a não aceitar árbitro piauiense na condução do jogo de volta entre 4 de Julho e Parnahyba. Veja, na íntegra, nota enviada pelo assessor de comunicação do Parnahyba, Renneé C. Fontenele.

PARNAHYBA NÃO ACEITAARBITRAGEM DE FORA

(Tubarão confia na arbitragem piauiense e reprova ação imposta pelo 4 de Julho!)

Chamado no prédio da Federação de Futebol do Piauí, hoje, dia25, em Teresina, o Presidente do Parnahyba Sport Club, José Lima, tomouconhecimento da solicitação feita pelo Presidente de Honra do 4 de Julho, LuizMenezes, sobre a arbitragem da partida de volta, em Parnaíba.

Segundo a solicitação de Luiz Menezes, o jogo entre Parnahybae 4 de Julho, no domingo dia 1º,  deveriaser conduzido  por um quadro da CBF, enão da Comissão de Arbitragem da FFP, como vem acontecendo.

Ao tomar conhecimento, a Diretoria e o Conselho Deliberativo doParnahyba Sport Club resolveram, em reunião na sede social do clube, repudiartal atitude, entendendo que tal conduta seria um desprestígio total da Comissãode Arbitragem piauiense. Além do mais, a FFP não deve ser manipulada por nenhumdirigente de clube, sob pena de retirar o comando da Federação, expresso emRegulamento.

Entendendo a imparcialidade da Comissão de Arbitragem até omomento, o Parnahyba Sport Club acredita no potencial dos Árbitros do Estado,e, por isso, não vê fundamento algum na vontade única de um dirigente de clubeem desprestigiar toda uma categoria de árbitros locais. Essas ameaças, aspressões do dirigente colorado não devem ter guarida por parte da Federação deFutebol do Piauí, porque, além de fortalecer o desprestígio próprio (já que aarbitragem piauiense faz parte da FFP), poderá abrir um precedente perigoso,inclusive para as finais do campeonato piauiense que se aproximam.

Portanto, o Parnahyba Sport Club, agremiação centenária dofutebol piauiense, através de sua Diretoria e Conselho Deliberativo, repudia,veementemente, a ideia de se trazer árbitros alheios à realidade do futebol do Piauí,numa demonstração típica de falta de respeito para com os prestigiados ehonrados árbitros do futebol piauiense.

Parnaíba – PI

Diretoria e ConselhoDeliberativo do Parnahyba Sport Club

Afonso Amorim: novo profissional da Educação Física

O árbitro Afonso Amorim de Sousa está concluindo o curso de Educação Física pela Universidade Federal do Piauí. Dele, recebi convite para as atividades de encerramento do curso. Farei o possível para estar presente, mas, antecipadamente, cumprimentos para o novo profissional da área de Educação Física. Com votos de pleno êxito.

Más condições provocam interdição do Deusdedit de Melo

Deusdedit de Melo: por enquanto, está proibido ter jogo aqui (Foto: Severino Filho - Buim)
As más condições em que se encontra o Estádio Deusdedit de Melo, na cidade de Campó Maior, provocaram a concessão de medida liminar interditando aquela praça de esportes. O pedido de intervenção foi feito pelo Esporte Clube Flamengo, e a liminar concedida pelo relator do processo no Tribunal de Justiça Desportiva, Antônio Wilson Soares de Sousa, vice-presidente da casa.

Em seu requerimento, o Esporte Clube Flamengo alegou vários problemas, dentre os quais a inexistência de vestiário dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente. O estado do gramado também tem sido questionado e, por diversas vezes, árbitros que dirigem jogos do Campeonato Piauiense citam as más acomodações em seus relattórios.

Com a liminar concedida pelo TJD, a Federação de Futebol do Piauí fica, momentaneamente, impedida de deeterminar a realização de jogos - do Campeonato Piauiense da 1ª Divisão ou do Sub-18 - no referido estádio. Como o mérito da solicitação do Flamengo será apreciado em sessão a ser realizada na próxima segunda-feira, a FFP ainda não se manifestou sobre o local do segundo jogo entre Flamengo e Comercial, pelas semifinais do Campeonato Piauiense.

Em 70, a Clube estava em cima da bola

Olha o que o Baú do Buim foi buscar: uma tabelinha do Campeonato Piauiense de 1970, da Rádio Clube de Teresina, no tempo em que ela tinha sua equipe de esportes, formada por Tomaz Teixeira, Salomão Viegas, Basílio Neto, Gomes de Oliveira, Willame Carvalho (Bibio). Hoje, com as constantes mudanças que a FFP se vê obrigada a fazer, é difícil mandar encomendar uma tabela que o torcedor possa acompanhar sem alterações.


A propósito, hoje não tem tabelinha, não tem equipe de esportes na Rádio Clube, não tem Botafogo. E vários colegas dessa época já estão fora da crônica esportiva. Aliás, dos nomes que constam aí na tabela da Rádio Clube, somente o Salomão Viegas continua atuando como cronista esportivo. E para quem não sabia, o desembargador Valério Chaves já foi da crônica. Taí o documento comprovando sua passagem pelo rádio esportivo.


segunda-feira, 25 de junho de 2012

TJD confirma: 4 de Julho perde mando de campo

TJD confirma a mesma punição da primeira instância. (Fots: Severino Filho - Buim)
Em sessão que durou 1h10, realizada na noite desta segunda-feira (25), no Auditório Prof. Carlos Said, o pleno do Tribunal de Justiça Desportiva confirmou a pena imposta pela Comissão Discipolinar à associação 4 de Julho Esporte Clube: multa de R$ 100,00 e perda do mando de campo por uma partida.

Sete auditores se fizeram presentes, além do Procurador do TJD (Raimundo Miranda), do advogado de defesa (Wildson Almeida), do representante do 4 de Julho junto a FFP (Sergil Araújo) e do advogado do clube piripiriense no primeiro julgamento (Deusdeth Nunes, o Garrincha). Ao fazer sua apreciação sobre o caso, Raimundo Miranda opinou no sentido do 4 de Julho ser punido apenas em pena pecuniária, no valor de R$ 500,00.

Em seguida, foram concedidos 10 minutos para a defesa. Na oportunidade, o advogado Wildson Almeida solicitou que, na pior das hipóteses, fosse considerado o parecer do Procurador. Fez questão de registrar que, nos autos, constava um ofício do Batalhão da Polícia Militar, em Piripiri, informando nada ter havido de anormal por ocasião do jogo realizado no dia 12 de maio, no Ytacoatiara, em Piripiri.

Sergil e Wildson assistem, atentos, a sessão do TJD que confirmou a perda do mando de campo.
A votação, efetivamente, teve início quando o presidente do TJD, José do Egito, concedeu a palavra ao relator Raimundo Batista Filho. Foi o primeiro a votar, seguindo a decisão da Comissão Disciplinar: multa de R$ 100,00 e perda do mando de campo por uma partida. Posteriormente, foi a vez do auditor Ricardo Cury, que acompanhou o parecer do Procurador: apenas multa de R$ 500,00.

Os outros votos: Everanes Alves, acompanhou o relator; Lucídio Ferreira, acompanhou o parecer do Procurador; Gilson Gil, acompanhou o relator; Luciano Henrique, acompanhou o parecer do Procurador; e José do Egito, acompanhou o relator. Placar final: 4 votos para multa de R$ 100,00 e perda do mando de campo por um jogo; 3 votos para multa de R$ 500,00 sem perda do mando de campo.

O Tribunal de Justiça Desportiva agora irá comunicar, à FFP, a decisão do pleno, a fim de que seja cumprida no próximo jogo que o 4 de Julho tiver o mando de campo em competição oficial promovida pela entidade. O advogado do 4 de Julho, Wildson Almeida, tem o prazo de três dias para recorrer. 

Conheça Jorginho Paulista, ala esquerda do Flamengo

Jorginho Paulista é um dos destaques do time rubro-negro na atual temporada (Fotos: Severino Filho - Buim)
Nome completo: Jorge Henrique Amaral de Castro.

Local e data de nascimento: São Paulo (SP), 20/02/1980 (32 anos).

Filiação: José Francisco de Castro e Aracendi Amaral de Castro.

Altura: 1,79

Peso: 77 kg

Posição: ala esquerda.

Chuteiras: 42.

Clubes: Sociedade Esportiva Palmeiras (São Paulo - SP), PSV Eindhoven (Holanda), Udinese (Udine - Itália), Clube Atlético Paranaense (Curitiba - PR), Clube de Regatas Vasco da Gama (Rio de Janeiro - RJ), Boca Juniors (Argentina), Cruzeiro Esporte Clube (Belo Horizonte - MG), São Paulo Futebol Clube (São Paulo - SP), Botafogo de Futebol e Regatas (Rio de Janeiro - RJ), Pumas Morelos (Cuernavaca - México), Real Salt Lake (Salt Lake City - Estados Unidos), Paulista (Jundiaí - SP), Tianjin Teda (Tianjin - China), Bragantino (Bragança Paulista - SP), Campinense Clube (Campina Grande - PB), Ceilândia (Ceilândia - DF), NK Lucko (Zagreb - Croácia), Clube Atlético Marcílio Dias (Marcílio Dias - SC) e Esporte Clube Flamengo (Teresina - PI).

Principal título: Copa João Havelange (Campeonato Brasileiro) e Copa Mercosul, ambos em 2000, pelo Vasco da Gama, e Campeonato Mundial Sub-17, em 1997, pela Seleção Brasileira.

A habilidade facilita o drible: esse adversário já ficou para trás.
A maior alegria? 

Foi a primeira transferência para o exterior. É o sonho de todo garoto e eu fui para um grande clube da Europa, o PSV Eindhoven, joguei a Champions League, mas, o melhor momento, o auge da carreira, eu entendo que foi no Vasco, pelos títulos, por ter sido convocado para a Seleção Brasileira. São esses dois grandes momentos que eu gaurdo com muito carinho. 

Uma grande tristeza? Teve esse momento no futebol para você?
Foi quando eu estava no São Paulo, também numa boa fase da minha carreira e fraturei a fíbula, o osso do tornozelo esquerdo. Foi um momento de grande tristeza, pois fiquei sete meses sem jogar futebol.

Tem um gol inesquecível?
Sim, na final da Copa João Havelange, o Campeonato Brasileiro de 2000, no jogo Vasco da Gama e São Caetano. Com o Maracanã lotado, o jogo estava 1 a 1 e eu desempatei, fazendo 2 a 1. Prá mim foi muito marcante.

Algum adversário tirou o teu sono na véspera do jogo?
Vários. O Basílio, do Palmeiras, quando eu estava no Vasco; o Robinho, do Santos, e eu no São Paulo; o Edilson Capetinha, do Flamengo, que eu também enfrentei quando jogava no Vasco. Na Holanda, o Dennis Rommendahl, do Ajax, um dinamarquês muito veloz. Foram grandes confrontos.

Já pensa no que fazer quando deixar de jogar profissionalmente? O que passa pela sua cabeça?
Eu procuro analisar minha trajetória, ver tudo aquilo que eu já passei, que eu conquistei. Tenho grandes exemplos de grandes jogadores que tiveram sucesso e pararam de jogar e o pós-futebol que fizeram. Eu tenho o segundo grau completo, fora o futebol tenho comércio em São Paulo (comércio alimentício e de moda) que me dá uma outra renda, pois não vivo só do futebol. Mas eu penso em continuar no futebol, pois vivi a maior parte da minha vida dentyro do futebol. É onde tenho o maior contato com pessoas, empresários, dirigentes, Eu acho que vai ser dentro do futebol que irei continuar em agluma função dentro de uma equipe. Procuro analisar desta forma, mas tenho também projeto para fazer cursos em diversas situações, de linguas, preparatórios para exercer funções dentro de empresa, enfim. Eu venho procurando, não estou esperando o fim da carreira não. Já busco algumas coisaas alternativas que possam me ajudar futuramente, mas ainda pretendo jogar alguns anos.


ACOMPANHE ALGUNS LANCES DA DECISÃO DA COPA JOÃO HAVELANGE, ENTRE VASCO E SÃO CAETANO, INCLUINDO O GOL INESQUECÍVEL DE JORGINHO PAULISTA.


Um treinador que você destaca?
O italiano Francesco Guidolin, que foi meu técnico na Udinese.

O esquema que mais prefere jogar?
Na função primordial do ala esquerda, primeiro vem a parte defensiva, mas o fato de ter uma certa habilidade, uma característica técnica boa, jogar com três zagueiros é bom porque voce fica mais solto pela ala, poder atuar bastante pelo meio, pelo lado do campo, é como eu gosto de jogar, mas onde eu me dei melhor foi no 4-4-2, fazendo quarto homem da defesa, como lateral. Foi minha melhor fase, jogando com o Clebson, Odivan e Junior Baiano. Foi minha grande fase.

Você seria capaz de formar uma seleção dos melhores que jogaram ao seu lado. Você pode se escalar, ser jogador e técnico>
Fábio (Cruzeiro); Gabriel (hoje no Grêmio), Jean (atua no futebol chinês), Júnior Baiano e eu na lateral esquerda; Maldonado (hoje no Flamengo), Ricardinho (hoje treinador do Atletico, jogou comigo no São Paulo, como meia, mas colocou ele como volante), Amoroso (joguei com ele no Udinese) e Ronaldinho Gaúcho (com quem joguei na seleção brasileira sub-20), e na frente eu coloco o Riquelme e o Luizão, com quem joguei no Botafogo. 

Lembrança de minha primeira cobertura da Seleção


Em abril de 1986, a Seleção Brasileira foi a São Luis, onde jogou amistosamente no Estádio Castelão, contra uma seleção peruana. O Armazém Paraíba levou uma caravana de cronistas esportivos de Teresina para a cobertura do jogo na Ilha do Amor. Eu estava lá, pelo Jornal O DIA e pela Rádio Pioneira.

Na oportunidade, o empresário Sílvio Leite era executivo do Grupo Claudino. E foi chefiando a delegação, que receberu todo o apoio para fazer seu trabalho naquela ocasião. E esse registro fotográfico foi feito lá mesmo, em São Luis: Sílvio Leite e eu, posando para a posteridade. Ao fundo, Salomão Viegas, que estava lá pela Rádio Poti. Uma última informação: o amistoso terminou 4 para o Brasil, 0 para o Perú.

Parnahyba: dois zagueiros estão fora do próximo jogo

Moroni terá desfalques na semifinal.
Em face de terem completado a série de três cartões amarelos, os zagueiros Marcos Gasolino e Erivaldo estão fora do jogo do próximo domingo, em Parnaíba, quando o time azul do litoral estará jogando a segunda partida da fase semifinal, diante do 4 de Julho. Um empate será o bastante para o Tubarão voltar a ser finalista de um Campeonato Piauiense, fato registrado pela última vez em 2006, quando o Tubarão arrebatou o tricampeonato estadual.

Moroni não contará com Gasolina e Erivaldo, é bem verdade, mas, por outro lado, terá o retorno de outros dois jogadores que ficaram fora do jogo em Piripiri - o volante Totonho e o meia Renatinho. Quem continua na expectativa para retornar a equipe é o lateral direito Jorginho. Ele sofreu um estiramento muscular e ficou fora de vários jogos.

Moroni tinha interesse em promover seu retorno em Piripiri, mas, por via das dúvidas, preferiu segurar um pouco mais. Precisar apenas do empate, para o técnico do Tubarão, não deixa de ser uma vantagem, "mas nada de jogar para empatar". Segundo o treinador, "os pontos conquistados naas semifinais serão somados aos da fase anterior. Precisamos garantir esta vantagem também na decisão do título". Um fato, porém, preocupa: dez jogadores foram advertidos com cartão amarelo em Piripiri, o que deixou muita gente pendurada.

Parnahyba tem melhor índice técnico no Sub-18

Parnahyba, com nova vitória, mantém o melhor índice técnico.
Se a Fase Classificatória do Campeonato Piauiense Sub-18 terminasse hoje, os dez times classificados para a próxima fase seriam Fluminense, Auto Esporte, Cori-Sabbá, Flamengo, River (Grupo Centro), Parnahyba, 7 Cidades, Barras, 4 de Julho (Grupo Norte) e Picos (Grupo Sul). 

No final de semana, quando o certame foi reiniciado, o Krac, que está fora da zona de classificação, conseguiu o resultado mais expressivo, ao golear a equipe do Brio Esportes, por 5 a 0. Destaques, também, para as vitórias de Parnahyba e 7 Cidades, que estão com o melhor índice técnico até o momento. Abaixo, confira os jogos do fim de semana e a classificação.

23/06 (sábado)

Cori-Sabbá 2X0 Livramento
Caiçara 1X1 29 de Abril
Ferroviário 1X3 Barras
Flamengo 2X0 Luís Correia
7 Cidades 1X0 Comercial
Auto Esporte 2X1 Piauí
Parnahyba 4X1 4 de Julho

24/06 (domingo)

Krac 5X0 Biroesportes
Ríver 1X3 Fluminense
Água Branca 0X1 Valença

 GRUPO CENTRO

1° Fluminense, 13 pontos, 4 vitórias e 16 gols de saldo
2° Auto Esporte e Cori-Sabbá, 12 pontos, 4 vitórias e 3 gols de saldo
4° Flamengo e River, 9 pontos, 3 vitórias e 2 gols de saldo

6° Krac, 9 pontos, 3 vitórias e 1 gol de saldo
7° Livramento, 6 pontos, 2 vitórias e 3 gols de saldo
8° Luis Correia, 4 pontos, 1 vitória e saldo 0
9° Piauí, 3 pontos, 1 vitória e saldo -5
10° Biro Esportes, 0 ponto, 0 vitória e saldo -25

GRUPO NORTE

1° Parnahyba, 15 pontos, 5 vitórias e 11 gols de saldo
2° 7 Cidades, 15 pontos, 5 vitórias e 3 gols de saldo
3° Barras, 13 pontos, 4 vitórias e 12 gols de saldo
4° 4 de Julho, 8 pontos, 2 vitórias e 2 gols de saldo
5° Ferroviário, 6 pontos, 2 vitórias e saldo -4
6° Comercial, 5 pontos, 1 vitória e saldo -6
7° 29 de Abril, 2 pontos, 0 vitória e saldo -4
8° Caiçara, 1 ponto, 0 vitória e saldo -14

GRUPO SUL

1° Picos, 10 pontos, 3 vitórias e 3 gols de saldo
2° Valença, 6 pontos, 2 vitórias e saldo 0
3° Água Branca, 1 ponto, 0 vitória e saldo -3

OBS.: em negrito, os times que estão na zona de classificação.

domingo, 24 de junho de 2012

Série D: Comercial estréia perdendo pontos dentro de casa

Ainda no 1° tempo, Zé Rodrigues balança a rede adversária. Mas este o juiz anulou (Foto: Severino Filho - Buim)
Um empate com sabor de derrota. Foi assim a estréia do Comercial, de Campo Maior, na Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (24), no Etádio Albertão, em Teresina, o vice-campeão piauiense estreou na competição enfrentando a equipe do Araguaína, de Tocantins, e ficou no empate de 1 a 1.

Não foi um bom jogo. Tecnicamente, Comercial e Araguaína deixaram muito a desejar. No primeiro tempo, o time visitante teve muito mais possibilidades de marcar, com o goleiro Neto aparecendo bem e fazendo boas defesas. Não conseguiu, porém, evitar que o chute de Bruno, na cobrança de falta, aos 19 minutos, chegasse às suas redes: Araguaína 1 a 0.

O Comercial tentava o empate, mas não conseguia concluir de forma acertada. A bola vbem que chegou a balançar a rede, mas o gol de Zé Rodrigues foi anulado pelo árbitro cearense, que assinalou o impedimento do atacante piauiense. A primeira fase terminou com a vitória parcial do Araguaína. No intervalo, o treinador Polozzi, do Comercial, não poupou críticas à arbitragem.

Mais uma bola na área do Araguaína: o goleiro Thiago estava atento e fez a defesa.
Com duas novidades - Juari e Jonas, que entraram nos postos de Janes e Ismael, respectivamente, o Comercial buscou o empate desde os primeiros minutos. Mas o desenrolar do jogo era o mesmo da fase primeira. Aos 30 minutos, no entanto, o vice-campeão piauiense desencantou e Zé Rodrigues, com oportunismo, marcou o gol do empate.

O Comercial tentou a virada, mas o Araguaína também melhorou no jogo e por muito pouco não fez o sgundo gol. No finalzinho da partida, o time piauiense também quase faz o segundo. No final, empate de 1 a 1. Placar justo pelo que os dois times apresentaram, com o quadro piauiense perdendo dois preciosos pontos dentro de seus domínios.

FICHA TÉCNICA

COMERCIAL 1x1 ARAGUAÍNA (Campeonato Brasileiro - Série D - 1ª Fase - 1ª rodada - Grupo A2); Data; 24/06/2012 (domingo à tarde); Local: Estádiio Albertão (em Teresina); Arbitragem: José Cleutom Sousa Lima, auxiliado por Marciones Silva Ribeiro e Arivaldo Rodrigues de Sousa (todos do Ceará).

Renda: R$ 2.315,00 com 174 pagantes (123 não pagantes).

Público total: 297 torcedores.

Gols; Bruno (falta) 19 do 1° tempo; Zé Rodrigues 30 do 2°.

Cartões amarelos: Flávio Barros, Alisson, John, Raffa e Renatinho (ARA).

Comercial - Neto; Barata, Cleiton, Bruno Ernandes e Ismael; Alisson, Romano, Fábio Ubajara e Janes; Zé Rodrigues e Toni. Técnico: José Fernando Polozzi.

Araguaína - Thiago; Renatinho, Paulão, Adailson e John; Raffa, Gilmar Ba (Ueslei), Bruno e Flávio Barros; Douglas (Conrado) e Alisson. Técnico: Joaci Moura.

Há 20 anos...

Em 23 de junho de 1992, vítima de insuficiência respiratória, morre o acadêmico José de Arimathéia Tito Filho (foto), presidente da Academia Piauiense de Letras durante muitos anos. Em 1960, ele foi o interventor da Federação Piauiense de Futebol (hoje FFP), nomeado pelo Conselho Nacional de Desportos, em face de problemas relacionados à eleição da Federação.

Como interventor, decretou o encerramento do Campeonato Piauiense de 1959 da forma como estava a classificação até então, com o River sagrando-se campeão pela Portaria que foi assinada pelo interventor. Depois de dois meses como interventor, Arimathéia Tito Filho realizou a eleição que culminou na vitória de Alfredo Nunes, empossado em agosto do mesmo ano.