segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Gago: policial com boas e amargas lembranças da bola

O policial civil Walter, 53 anos, vasto repertório de histórias da bola.
Gago, Walter Gago ou Walter Piauí: independente de como você chamá-lo, este policial civil terá sempre uma história de futebol para lhe contar. Você também pode se dar ao luxo de escolher entre uma história boa, amarga ou engraçada. Seu repertório é vasto. Talvez a melhor herança dos tempos em que corria apenas atrás da bola e dos adversários.

As histórias de Walter Piauí começam pela mudança de posição. No início, foi ponta esquerda, mas logo passou a jogar como lateral. Foi assim que disputou o Campeonato Brasileiro de Seleções e sagrou-se vice-campeão com a Seleção Piauiense, perdendo o título no saldo de gols, após ser derrotado pelos gaúchos, em Porto Alegre (3x1) e vencer no Albertão (2x1).

No Tiradentes, seu primeiro time como profissional, viveu a melhor fase da sua trajetória nos gramados. Campeão piauiense em 1982, disputou a Série A do Campeonato Brasileiro no ano seguinte, tendo a oportunidade de enfrentar grandes clubes do sul do país, como Corinthians Paulista, Fluminense e Flamengo.

Com a camisa do River, em 1985.
As vitórias contra Fluminense do Rio e Corinthians Paulista, ambas no Albertão, fazem parte do melhor de suas histórias. Na mesma ocasião, porém, jogou na amarga goleada (10 a 1) que o Corinthians impôs ao time amarelo da Polícia Militar. Nasd duas ocasiões, Walter protagonizou um dos fatos mais pitorescos do nosso futebol: gago, teve a missão de marcar outro gago, o ponta direita Ataliba do Corinthians.

Depois de várias temporadas no Tiradentes, Walter transferiu-se para o River, e posteriormente para o Auto Esporte, onde encerraria sua carreira. Hoje, aos 53 anos de idade (Teresina-PI, 26/08/1959), o policial civil Walter da Costa e Silva lembra, com muita saudade, os tempos de bola. Bem humorado, uma de suas histórias preferidas é de um dos jogos contra o veloz atacante Paulinho Portela.

Já no Auto Esporte, e com o atacante do River no auge de sua forma física, Walter Piauí fez questão de entrar em campo com três dedos da mão direita bem melados de pomada anestésica. Na primeira aproximação de Paulinho, ele esfregouo-os nos olhos do atacante riverino, que ficou fora da partida por algum tempo. De todas as histórias, ele só não sabe explicar como jogou o Campeonato Brasileiro de Juniores (Sub-20) de 1981, encerrado em janeiro de 1982, com a idade de 22 anos.

CLUBES ONDE JOGOU

Sociedade Esportiva Tiradentes (Teresina)
River Atlético Clube (Teresina)
Auto Esporte Clube (Teresina)

PRINCIPAL TÍTULO

Campeão piauiense de 1982 (pelo Tiradentes)

Tiradentes campeão de 1982. A partir da esquerda, Reinaldo Mendes (presidente), Luiz Sérgio, Walter Piauí, Sabará e Geraldo Câncio (diretor).
ALGUNS JOGOS MARCANTES

06/05/1979 - Tiradentes 1x0 Piauí - Walter faz seu 1° jogo de Campeonato Piauiense, entrando como ponta esquerda do Tiradentes.

14/01/1982 - Seleção Piauiense 2x1 Seleção Gaúcha - Jogo final do Campeonato Brasileiro de Juniores, com o Piauí ficando com o vice-campeonato por ter perdido a primeira partida, em Porto Aleghre, por 3 a 1.

08/12/1982 - Tiradentes 3x1 River - Walter conquista o título de campeão piauiense.

02/02/1983 - Tiradentes 1x0 Fluminense do Rio - 1° jogo e 1ª vitória de Walter Piauí contra um grande clube, pela Série A do Campeonato Brasileiro.

30/01/1983 - Tiradentes 2x1 Corinthians Paulista - Vitória sensacional pela Série A do Campeonato Brasileiro.

28/07/1985 - River 0x0 Flamengo - Walter disputa o seu único clássico Rivengo.


5 comentários:

  1. Ele não chutava a bola, ele tocava nela!!
    Toque refinado!!!
    Vá com Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Gago, ótimo PC e parceiro de bola no Quarentão.

    ResponderExcluir
  3. Meus sentimentos a familia Descanse em paz jogamos juntos no tiradentes

    ResponderExcluir
  4. Tomara q ele vá pra profundeza do inferno esse verme

    ResponderExcluir