quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Flamengo já é reconhecido como campeão de 1939

Recentemente, o presidente do Esporte Clube Flamengo, Jankel Costa, solicitou que a Federação de Futebol do Piauí reconhecesse, como título de campeão piauiense, a conquista do Campeonato de 1939, promovida pela então Liga Teresinense. No meu entendimento, a reivindicação do Flamengo é totalmente desnecessária.

 Em todo o Brasil, todos os campeões das ligas que existiam antes de 1941, quando foram criadas as Federações, são reconhecidos como campeões estaduais. Os próprios desportistas da época consideravam assim. Independente da quantidade de ligas. Se existiam duas, eram dois campeões. Foi assim no Rio de Janeiro, em São Paulo e também no Piauí.


No meu baú encontrei uma publicação oficial da Federação de Futebol do Piauí, de 2007, em que constam todos os campeões piauienses. E lá está o Flamengo, campeão pela Liga Teresinense, em 1939, ao lado do seu homônimo de Parnaíba, campeão piauiense pela Liga Parnaibana. Logo, não há necessidade da gestão atual decretar o Flamengo campeão piauiense de 1939. O Flamengo já é campeão piauiense de 1939. Desde 1939.


Nenhum comentário:

Postar um comentário