sábado, 1 de dezembro de 2012

Fio Maravilha


O SITE DO BUIM hoje recorda um dos maiores sucessos do binômio futebol-música popular brasileira: Fio Maravilha, a composição que Jorge Ben Jor, ainda apenas Jorge Ben, compôs para idolatrar um grande ídolo e depois se viu diante de um grande processo e uma polêmica maior ainda.

A história começou numa noite de sábado, 15 de janeiro de 1972, já no 2° tempo do jogo Flamengo (Rio de Janeiro) x Benfica (Portugal), no Maracanã. O jogo estava empatado em 0 a 0 e a torcida do Flamengo pedia que o técnico Zagallo colocasse Fio Maravilha, então no banco de reservas e favorito a figurar no próximo listão de dispensa. O pedido da torcida foi atendido e Fio entrou no lugar de Arilson.

Aos 33 minutos do 2° tempo, ele construiu a obra-prima que inspirou Jorge Ben (ainda sem o Jor acrescido ao seu nome artístico). Driblou dois zagueiros, venceu o goleiro José Henrique e deu a vitória ao Flamengo com um gol sensacional que mereceu, ao final da partida, o seguinte comentário de Zagallo: “Fio só entrou porque Arilson sentiu o joelho, mas a verdade é que me surpreendeu. Não posso pensar em dispensar um jogador que faz um gol desses”.

Apaixonado torcedor do Flamengo, Jorge Ben estava no Maracanã e testemunhou o gol que lhe inspiraria a compor um dos mais consagrados sucessos de sua carreira. No mesmo ano, a música Fio Maravilha, defendida por Maria Alcina, venceu o Festival da Canção promovido pela Rede Globo. Jorge também gravou sua canção e com ela vendeu milhões de discos.

Alguns anos depois, Jorge Ben foi processado e deixou de cantar a música em seus shows. Mais tarde, regravou-a com novo título e nova letra, com uma sucinta alteração: de Fio para Filho Maravilha. Em 2009, o programa Esporte Espetacular, da Rede Globo de Televisão, produziu ampla reportagem, reconciliando criatura e criador. Para o bem de todos e felicidade geral da nação... rubronêgra.

O JOGO

FLAMENGO 1x0 BENFICA (Torneio Internacional de Verão); Local: Maracanã (Rio de Janeiro); Data: 15/01/1972 (sábado); Arbitragem: Aírton Vieira de Moraes, o Sansão; Renda: Cr$ 282.727,00.

Gol: Fio Maravilha 33 do 2° tempo.

Flamengo – Ubirajara; Aluísio, Fred, Reyes e Paulo Henrique; Rodrigues Neto, Liminha e Paulo Cesar Caju; Rogério, Caio Cambalhota (Samarone) e Arilson (Fio Maravilha).

Benfica – José Henrique; Malta da Silva, Messias, Rui Rodrigues e Artur; Toni, Victor Martins (Adolfo) e Diamantino; Nenê, Jordão e Simões.

A CANÇÃO


 E novamente ele chegou
Com inspiração
Com muito amor, com emoção,
Com explosão em gol
Sacudindo a torcida aos 33 minutos
Do segundo tempo
Depois de fazer uma jogada
Celestial em gol
Tabelou, driblou dois zagueiros,
Deu um toque, driblou o goleiro
Só não entrou com bola e tudo
Porque teve humildade em gol
Foi um gol de classe onde ele mostrou
Sua malícia e sua raça
Foi um gol de anjo
Um verdadeiro gol de placa
Que a galera agradecida assim cantava
Fio Maravilha, nós gostamos de você
Fio Maravilha, faz mais um prá gente ver

Um comentário: