terça-feira, 16 de outubro de 2012

Piauiense 2013: Barras volta, Comercial está fora

Cesarino Oliveira (entre Daniel Araújo e Robert Brown), presidiu o Conselho Arbitral.
Em Conselho Arbitral realizado na tarde/noite desta terça-feira (16), clubes e Federação confirmaram o que já estava alinhavado - o Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais terá seu início no dia 27 de janeiro. Outras duas novidades: Barras está de volta, mas o Comercial está fora do certame.

Dos clubes que participaram do Campeonato Piauiense deste ano, estiveram presentes o Parnahyba (representado pelo seu presidente, José Lima), Flamengo (Jankel Costa), River (Evaldo Carvalho), Piauí (Reinaldo Ferreira), e Caiçara (Francisco Ispo). O Comercial não se fez representar, enquanto o 4 de Julho confirmou sua participação em documento escrito e Picos, ainda sem presidente, acenou positivamente, através de Paulo Laureano, que deverá ser guindado ao cargo maior da SEP.

Barras e Cori-Sabbá, que pediram licença no início do ano, confirmaram retorno, representados por Manin Rêgo e Martinho Santos, respectivamente. As principais definições do Conselho Arbitral foram as seguintes:

QUEM JOGA O CAMPEONATO

Cori-Sabbá, Flamengo, River, Piauí, Barras, 4 de Julho e Parnahyba. Estes já estão confirmados. Picos e Caiçara devem faze-lo, oficiallmente, até quinta-feira. O time pricoense está regularizando a sua diretoria, com Paulo Laureano devendo assumir a presidência da equipe. Ele deve confirmar o time na quinta-feira. O Caiçara, por sua vez, apresenta problemas para mandar seus jogos, uma vez que o Deusdedit de Melo encontra-se interditado. O prazo para apresentar uma solução também termina nesta semana.

Jornalistas, dirigentes e torcedores acmpanharam a reunião no auditório da FFP.
 QUANDO COMEÇA O CAMPEONATO

Ficou decidido que a largada da competição será no dia 27 de janeiro de 2013, com término previsto para o mês de maio.

A FÓRMULA DE DISPUTA

A mesma deste ano, por obediência ao Estatuto do Torcedor. Todos os clubes participantes jogarão entre si, ida e volta, em turno único. Os quatro melhores classificados prosseguem na competição, jogando a fase semifinal, saindo, desta, os dois finalistas do campeonato. A única alteração é nos jogos semifinais e finais, onde o saldo de gols dos confrontos não serão critério para desempate. Desta forma, nas semifinais ou nas finais, se um time ganhar por 2 a 0 e perder o segundo jogo por 1 a 0, será jogada a prorrogação. Neste tempo extra é que a equipe de melhor índice técnico jogará por um simples empate.

A PREMIAÇÃO

O time campeão receberá uma premiação em dinheiro, no valor de R$ 50.000,00, bem como o valor total do dinheiro arrecadado com o Fundo de Reserva do Campeonato (10% da renda bruta de todos os jogos da cmpetição).

QUEM VAI PARA AS COMPETIÇÕES DA CBF

O campeão será o representante do futebol piauiense na Série D de 2013 e na Copa do Brasil de 2014. A segunda vaga da Copa do Brasil de 2014 será do time campeão da Copa Piauí. O time campeão não participará da Copa Piauí.

QUAIS SERÃO OS CAMPEÕES DE TURNOS

Da mesma forma que em 2012, simbolicamente, os campeões de turno serão os times que, ao final das fases de ida e de volta, separadamente, obtiverem melhor índice técnico.

3 comentários:

  1. Muito bem. Com a participação de 9 clubes, o campeonato fica melhor. Mas discordo em 2 pontos: 1º> O Comercial ficar de fora do certame. 2º> O retrocesso do tal 'saldo de gols' nas semifinais e final. Claro que o saldo de gols DEVE ser criterio para desempate. Essa historia de prorrogação é ultrapassado. Melhor, nesse caso, fazer uma 3ª partida. Ou seja, quem primeiro fizer 4 pontos em 3 partidas será o campeão.

    ResponderExcluir
  2. Concordo.
    É um ABSURDO desconsiderar o principal objetivo do futebol: O GOL! Quem achar que não tem condição de fazer gols ou de recuperar um placar desfavorável, deve se RETIRAR do campeonato.

    ResponderExcluir
  3. Buim, retroagindo um pouco: a tempos atrás existia a decisão do tipo MELHOR DE TRÊS pontos e por que, agora, os envolvidos no processo do certame não instituem a MELHOR DE QUATRO? Creio q seria muuuito mais emocionante a decisão do Piauiense/2013.!!!!! É apenas uma dica no sentido de colaborar, amigos!!!!

    ResponderExcluir