terça-feira, 16 de outubro de 2012

O primeiro volante da loteria esportiva com time paiuiense


Já se vão 42 anos da estréia de um time do futebol piauiense na programação semanal dos testes da Loteria Esportiva, ocorrida no concurso n° 20, que apresentou jogos nos dias 17 e 18 de outubro de 1970. Na oportunidade, o jogo 12, Maranhão (coluna 1) x Piauí (coluna 2), pelo Torneio Nordetão, disputado em São Luis, terminou 0 a 0, e deu coluna do meio.

E o Baú do Buim guarda, com bastante carinho, o volante original daquele teste, reproduzido nesta ocasião. Infelizmente, depois de muitas participações piauienses, a Caixa Econômica Federal nunca mais programou jogos com clubes do Piauí em seus concursos. Basta lembrar que, a última vez, foi há mais de dez anos, quando Ciro Nogueira era presidente do River e conseguiu incluir um jogo do Tricolor contra o Caxiense. É outro tabu que a Federação de Futebol do Piauí deverá trabalhar para derrubar.

Interessante é constatar a grande diferença dos volantes da época com os de hoje. Por exemplo: durante anos e anos, a Caixa imprimia os volantes com os nomes dos jogos. Hoje, prá poupar custos, os volantes são impressos em grandes quantidades, sem o nome dos times, pois assim pode ser utilizado a qualquer tempo. Naquele tempo também era necessário personalizar o volante, que continha espaço para colocação do nome e endereço do apostador. Raridade do Baú do Buim.

Um comentário: