quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Zé Carneiro: lembranças de um ídolo rubro-negro

Zé Carneiro: um dos bicampeões do Flamengo na temporada 64/65.
Há mais de 50 anos que ele deixou sua terra natal, Coroatá, interior do Maranhão, para vestir a camisa rubro-negra do Esporte Clube Flamengo. O fez tantas vezes, e com tanto amor a essas cores, que tornou-se um ídolo na história do clube. Fixou-se na capital piauiense, onde constituiu família, e hoje, aos 71 anos, não faltam as boas lembranças para Zé Carneiro recordar quando o assunto é sua trajetória no futebol.

Histórias como a do Rivengo de 01 de dezembro de 1962, quando Zé Carneiro viveu, na mesma tarde, o céu e o inferno de qualquer atleta. O céu, aos 10 minutos do 2° tempo, quando, cobrando uma penalidade máxima, decretou o empate de sua equipe, que perdia por 2 a 1 àquela altura do clássico. Mas a tarde seria tricolor. E Zé Carneiro viveu o inferno, ao ver o maior rival desempatar e ampliar para 4 a 2.

Não bastasse a derrota, ainda foi expulso pelo árbitro Francisco de Assis Castelo Branco, por troca de agressão com Waldeck, a cinco minutos do final. Na verdade, é apenas uma das muitas história que pode contar dos 28 clássicos River x Flamengo que tomou parte, onde contabiliza 7 vitórias, 8 empates e 13 derrotas.

Como não existem noites eternas, a grande desforra sobre o River veio quando Zé Carneiro fez parte do mesmo Flamengo que quebrou a hegemonia do rival no futebol piauiense. O Tricolor buscava seu segundo hepta quando, em 1964, o Flamengo sagrou-se campeão, repetindo o feito no ano seguinte.

Depois do ciclo de sete anos em defesa do Flamengo, ainda jogou pelo Auto Esporte, antes de pendurar as chuteiras. Fora dos gramados, sempre trabalhou e como representante comercial, na área de material esportivo, viajou por quase todo o Piauí, Ceará e Maranhão. Atualmente, aposentado, José Carneiro de Lemos, maranhense de Coroatá, onde nasceu a 03 de setembro de 1940, lamenta que o futebol esteja tão diferente do que era praticado na sua época.

"Quem jogou na minha época e quis emprego, teve. Os dirigentes dos clubes eram pessoas influentes. Não foi à toa que Tassu, Salvador, Maçarico, Escurinho, Waldeck e tantos outros estavam empregados após abandonar o futebol. Mas não tenho do que reclamar", afirma Zé Carneiro, que reside à Rua Amazonas, em frente à Praça do Marquês, zona centro norte de Teresina.

CLUBES ONDE ATUOU

Ponte Preta (Coroatá - MA)
Palmeiras (Caxias - MA)
Esporte Clube Flamengo (Teresina - PI)
Auto Esporte Clube (Teresina - PI)

PRINCIPAIS TÍTULOS

1964 - Campeonato Piauiense (Flamengo)
1965 - Campeonato Piauiense (Flamengo)

JOGOS MARCANTES

10/01/1960 - Flamengo 2x1 River - 1° clássico Rivengo de Zé Carneiro

01/12/1962 - Flamengo 2x4 River - Zé Carneiro marca seu único gol em clássicos contra o River. No mesmo jogo, também ocorre sua única expulsão no Rivengo.

13/12/1964 - Flamengo 2x0 River - Zé Carneiro não entrou em campo, mas com a vitória de seu time, conquista seu primeiro título de campeão piauiense.

24/10/1965 - Flamengo 1x1 Piauí - Último jogo oficial de Zé Carneiro com a camisa do Flamengo.

18/12/1965 - Flamengo 3x2 River - Por ironia do destino, Zé Carneiro mais uma vez fica de fora do clássico onde o Flamengo conquista o título. Mas é bicampeão com o Flamengo.

04/05/1969 - Auto Esporte 1x4 Flamengo - Último jogo oficial de Zé Carneiro, que já estava atuando pelo Auto Esporte.


2 comentários:

  1. Massarico, Mano e Paulinho, COMO ESSES CARAS JOGAVAM BOLA, defendendo o Esporte Clube Flamengo, o hoje "FLA-MIGUÉ"!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Massarico, Mano e Paulinho, COMO ESSES CARAS JOGAVAM BOLA, defendendo o Esporte Clube Flamengo, o hoje "FLA-MIGUÉ"!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir