domingo, 26 de agosto de 2012

Mozart Bastos e Costinha: duas perdas do futebol

Rivengo de 1985, com grande público no Albertão, visto pela objetiva de Costinha.
Este domingo, para o futebol piauiense, também foi marcado por duas perdas. Faleceram o repóter-fotográfico Raimundo Costa (Costinha) e o ex-diretor de futebol da FFP, Mozart Bastos. Ambos tiveram atuante participação no futebol piauiense do final da década de 1970 ao início da seguinte.

Costinha (Foto: Wagner Santos)
Raimundo Costa, o Costinha, documentou, para vários jornais piauienses, imagens de jogos dos nossos clubes e de outros esportes também. Num domingo como o de hoje, há 25, 30 anos atrás, estava também à beira do gramado, atrás dos gols, registrando as fotos para o jornal que prestava serviço.

Trabalhamos, lado a lado, na empresa O DIA. Costinha repórter-fotográfico. Eu, editor da página de esportes. Em dezenas de jogos, estivemos juntos, no gramado do Estádio Albertão ou do Lindolfo Monteiro. Filho de outro grande profissional da fotografia - Antônio Costa -, Costinha parte deixando uma grande saudade. Quem trabalhou ao seu lado, como eu, sabe muito bem disso.

Mozart Bastos (foto à direita), por sua vez, foi diretor de futebol da Federação Piauiense de Desportos (hoje Federação de Futebol do Piauí), durante vários anos. Por ocasião do histórico vice-campeonato brasileiro de juniores, em 1981/82, era ele o diretor da entidade que seguiu com a garotada para os jogos fora do Piauí.

Nos primeiros passos da minha carreira como jornalista esportivo, conheci Mozart Bastos já como diretor da Federação. Sempre solícito, foi um dos dirigentes que me deram bastante apoio no difícil começo de todo profissional da comunicação. Sempre que o procurava, tinha as informações que precisava sem qualquer dificuldade. 

Mozart e Costinha. Ambos faleceram neste domingo. Às famílias enlutadas, nosso sentimento de pesar. A eles, Mozart e Costinha, a gratidão por sempre terem tido, com este profissinal, um respeito e um carinho muito grandes, sempre em nome de uma causa comum - o futebol piauiense.

Um comentário:

  1. Foi meu professor na UFPI(déc.70), Mozart Bastos de Oliveira. Que Deus o tenha entre os seus e . . .q a familia seja confortada, especialmente, nesta hora dificil.

    ResponderExcluir