quarta-feira, 25 de julho de 2012

Assis Paraíba: bastaram 8 meses para fazer história

Aos 56 anos, Assis hoje reside na cidade de Fortaleza.
Quem acompanhou a trajetória da Sociedade Esportiva Tiradentes nos últimos oito meses de 1974, não esquece seu nome. Muito menos seu futebol. Cabeleira black-power, bem ao estilo da época, o meia paraibano Assis foi um dos grandes responsáveis pelas vitórias do Amrelão da PM tanto no Campeonato Brasileiro quanto no Piauiense.

Aos 56 anos (nasceu a 20/11/1955), Francisco de Assis Silva, paraibano de Campina Grande, hoje está radicado em Fortaleza, onde também fez história como atleta dos dois principais times alencarinos - Ceará e Fortaleza. Mas sua afirmação, a nível nacional, definitivamente, teve início como atleta do Tiradentes, equipe para a qual veio em abril de 1974, fazendo sua estréia no início de maio, contra o Botafogo do Rio.

Por telefone, ele falou ao SITE DO BUIM, e disse não esquecer os grandes momentos vividos no futebol piauiense. "Foi onde tudo começou a clarear na minha carreira. Eu estava no Treze e os diretores já haviam colocado dificuldade para me vender, pois o Fluminense do Rio se interessou por meu passe, após um jogo amistoso do Treze contra eles, em Campina Grande. Quando veio a proposta do Tiradentes, eu insisti em ser negociado, pois sabia que aqui eu teria uma grande oportunidade, pois o Tiradentes já era conhecido pela campanha no Campeonato Brasileiro do ano anterior".

"Minha estréia foi contra o Botafogo do Rio" - recorda Assis - "e fui muito bem, marcando inclusive o gol de emapte, com o Sima fazendo o gol da vitória mais tarde. A partir dali, só tive alegrias. Perdemos a classificação por 1 ponto e a o título do Estado ainda veio de forma invicta". De fato, o Tiradentes não obteve a classificação por muito pouco, e na vitoriosa jornada do Campeonato Piauiense de 1974, foram 20 jogos sem perder para ninguém.

Ainda como jogador do Tiradentes, Assis é convocado para a Seleção Brasileira de Novos. No Maracanã, o histórico e inesquecível encontro com o Rei Pelé.
Ainda como atleta do Tiradentes, Assis foi convocado para a Seleção Brasileira de Novos, que jogou amistosamente no final do ano, no Maracanã, no encerramento da temporada do futebol brasileiro. "Ali foi minha consagração. O encontro com o Pelé, que foi cumprimentar cada jogador, posso citar como algo inesquecível, pois era muito jovem e isso marcou bastante". O futebol de Assis era muito grande para a estrutura do futebol piauiense. E ele foi embora depois de oito meses de grandes atuações.

Atuações que fizeram dele, em uma enquete realizada em 2000, um dos jogadores mais votados na escolha da Seleção Piauiense de todos os tempos. Quando foi contratado pelo Sport Recife, o time pernambucano levou o goleiro Toinho como contrapeso. Os dois, ao lado de Miltão, que também jogara no Tiradentes, conquistarm o histórico título de Campeão Pernambucano em 1975, quando o Sport quebrou um jejum de 12 anos.

Nesta formação do Tiradentes, Assis é o penúltimo agachado, entre duas saudades - Miltão e Xavier.
Foi também no Sport Recife que Assis ganhou, no mundo do futebol, o nome do seu estado natal acrescido ao nome de guerra. Como o time pernambucano contratou o zagueiro Assis, do Fluminense, que era paraense, o meia passou a ser conhecido como Assis Paraíba. E é como Assis Paraíba que ele busca novas oportunidades no futebol. Recentemente, trabalhou nas categorias de base do Fortaleza Esporte Clube.

Afastou-se por problemas de saúde, mas já está em plena recuperação. "Breve retorno a minhas atividades no futebol, trabalhando com a revelação de novos talentos. E espero voltar ao Piauí qualquer hora dessas. Aí deixei muitos amigos, tive muitas alegrias, e construi boa parte da minha históeria". Uma grande história. Em 35 jogos com a camisa do Tiradentes, Assis Paraíba deixou o campo derrotado apenas uma vez - em Porto Alegre, quando o Tiradentes foi goleado pelo Grêmio, por 4 a 0.

Sima, Maranhão, Miltão, Assis Paraíba e Santos - cinco craques do invicto Tiradentes.
CLUBES ONDE ATUOU

Treze Futebol Clube (Campina Grande - PB)
Sociedade Esportiva Tiradentes (Teresina - PI)
Sport Club do Recife (Recife - PE)
Al Ahli (Arábia Saudita)
Bangu Atlético Clube (Rio de Janeiro - RJ)
Paulista Futebol Clube (Jundiaí - SP)
Ceará Sporting Club (Fortaleza - CE)
Fortaleza Esporte Clube (Fortaleza - CE)
Campinense Clube (Campina Grande - PB)

PRINCIPAIS TÍTULOS

Campeonato Piauiense de 1974 (Tiradentes)
Campeonato Pernambucano de 1975 (Sport Recife)
Campeonato Pernambucano de 1977 (Sport Recife)
Copa do Rei (Al Ahli - Arábia Saudita)
Campeonato Cearense de 1982 (Fortaleza)
Campeonato Cearense de 1984 (Ceará Sporting)
Campeonato Cearense de 1987 (Fortaleza)

JOGOS MARCANTES PELO TIRADENTES

05/05/1974 - Tiradentes 2x1 Botafogo do Rio - Estréia no Tiradentes, oportunidade em que marcou seu primeiro gol pelo time piauiense.

07/08/1974 - Tiradentes 2x0 Auto Esporte - Dois gols de Assis.

01/12/1974 - Tiradentes 1x0 River - Tiradentes campeão piauiense por antecipação

08/12/1974 - Tiradentes 4x0 Flamengo - o Tiradentes encerra sua campanha no Campeonato Piauiense com 20 jogos, nenhuma derrota. Assis Paraíba jogou as 20 partidas.

TRAJETÓRIA COM A CAMISA DO TIRADENTES

Campeonato Brasileiro - 8 jogos e 1 gol
Campeonato Piauiense - 20 jogos e 6 gols
Amistosos - 7 jogos e 2 gols
Total - 35 jogos e  9 gols

3 comentários:

  1. Não há registro da passagem de assis pelo bangu,segundo o livro(almanaque do bangu),que tem a relação de todos os jogadores que jogaram pelo time de moça bonita.

    ResponderExcluir
  2. Sport nunca te esquecerá obg pelo que fez pelo Sport 👏👏👏👏👏👏👏👏🖕

    ResponderExcluir
  3. É difícil ver um jogador na sua posição jogar como você jogava Maestro

    ResponderExcluir