quarta-feira, 30 de maio de 2012

Há 40 anos...

Em pé, o saudoso Joel Maneca. Embaixo, Caio e Balula.
O torcedor piauiense começava a viver um novo momento, com o governador Alberto Silva não medindo esforços para apoiar a prática esportiva e o futebol profissiona.. Com o advento da Sociedade Esportiva Tiradentes, foram efetuadas grandes contratações e clubes de prejeção nacional voltavam a se apresentar na capital piauiense. 

A 07 de junho de 1972, o Flamengo do Rio voltava a pisar o gramado do Estádio Lindolfo Monteiro, onde jogara a primeira vez em 1959. Nesta segunda oportunidade, o time carioca teve como adversário o então novato Tiradentes, que implatara seu departamento de futebol profissional há menos de seis meses. 

Antes da bola rolar, houve uma agradável confraternização em pleno gramado do LM, entre jogadores do Tiradentes e do Flamengo, principalmente pelo fato do Tiradentes reunir, entre seus titulares, atletas formados na Gávea, como o volante Joel e o atacante Balula. Sem falar que Murilo e Tinteiro também haviam jogado no time titular do Flamengo alguns anos antes.

Contando com bons jogadores em sua equipe, o Amarelão da Polícia Militar fez uma boa exibição e garantiu o empate com o Flamengo do Rio. Com um chute de fora da área, Oberdan abriu a contagem para o time piauiense. O empate veio através de Vicentinho. Naquela ocasião, o lateral esquerdo do Flamengo foi o desconhecido Vanderlei, recém promovido das categorias de base.

Contra o Tiradentes, no Lindolfo Monteiro, o hoje técnico Vanderlei Luxemburgo disputava seu segundo jogo como atleta profissional. Ressalte-se ainda que, na escalação do time carioca, alguns jogadores depois tiveram passagem pelo futebol piauiense, alguns como técnico, outros ainda como atleta.

Zé Mário - técnico do Flamengo, campeão piauiense em 1984.
Liminha - técnico do Paysandu, de Parnaíba, em 1988.
Caio Cambalhota - jogador do Tiradentes, em 1973, e técnido do Flamengo, em 2007.
Vicentinho - jogador do Tiradentes, em 1973/74, e do Flamengo, em 1980.

FICHA TÉCNICA

TIRADENTES 1x1 FLAMENGO-RJ (Amistoso); Data: 07/06/1972 (quarta-feira à noite); Local: Lindolfo Monteiro (Teresina); Arbitragem: Valdimir Soares da Silva, auxiliado por Artur Braz e Antônio Rodrigues Santa Rosa (todos do Piauí).

Renda: Cr$ 60.000,00.

Gols: Oberdan 32 do 1° tempo; Vicentinho 11 do 2°.

Tiradentes – Laussa; Marco Antônio, Nanato II, Murilo e Tinteiro; Joel e Oberdan (Eliézer); Paraíba (Neilo), Cláudio (Mimi), Balula e Antônio Carlos. Técnico: Osvaldo Sampaio Júnior (Paulistinha).

Flamengo (RJ) – Renato; Moreira, Chiquinho Pastor, Tinho (Rondinelli) e Vanderlei; Zé Mário e Zanata (Liminha); Ademir (Dionísio), Caio Cambalhota, Doval (Fio Maravilha) e Arílson (Vicentinho). Técnico: Joubert Luis Meira.

Um comentário: