quinta-feira, 31 de maio de 2012

Há 36 anos...

Neinha e Roberval comemoram 1° gol.
Em 29 de outubro de 1975, o Clube de Regatas do Flamengo jogava pela terceira vez na capital piauiense. E desta feita, de forma oficial, valendo ponto. Jogava-se o Campeonato Brasileiro e o futebol piauiense estava incluso na principal competição do país, representado pela Sociedade Esportiva Tiradentes. Naquela noite de quarta-feira, nem Zico evitou a vitória piauiense.

É bem verdade que Zico não ficou em campo os 90 minutos. Atingido violentamente pelo lateral esquerdo Bitonho, foi substituído e o quadro da Gávea perdeu seu poder de criação, sua maior referência. Empurrado pela torcida piauinese, o Tiradentes tirou proveito disso e virou o jogo no segundo tempo, com dois gols de Leal, hoje morando na cidade de Salvador.

No iníciio da partida, o baiano - de Feira de Santana - Neinha (que depois jogaria no Santa Cruz e no Fluminense-RJ), com a cabeça, colocouo o Tiradentes na frente. Mais tarde, Luisinho Lemos e Zico marcaram para os cariocas, colocando 2 a 1 para o Flasmengo no placar do Estádio Albertão. Leal, porém, empatou aos 3 do 2° tempo. A menos de dez minutos do final, Roberval fez a jogada que culminou no gol da vitória, para a imprensa, de autoria do próprio Roberval. Na súmula, porém, o paulista Dulcídio Wanderley Boschilla registrou o gol para Leal. Encerrado o jogo, festa da torcida piauiense. O Flamengo do Rio sucumbia, com Zico & cia., perante o bicampeão piauiense.

FICHA TÉCNICA
 
TIRADENTES 3x2 FLAMENGO (Campeonato Brasileiro – Série A – 2ª Fase – 7ª rodada – Grupos 1 e 2); Data: 29/10/1975 (quarta-feira à noite); Local: Albertão (Teresina); Arbitragem: Dulcídio Wanderley Boschilla (São Paulo), auxiliado por Luis Vieira Vilanova (Ceará) e Claudionor Lopes (Maranhão).
 
Renda: Cr$ 210.271,00 com 30.639 pagantes.
 
Gols: Neinha (cabeça) 3, Luisinho Lemos 19 e Zico (falta) 30 do 1° tempo; Leal 3 e Leal 35 do 2°.
 
Obs.: nos noticiários sobre o jogo, a imprensa creditou o terceiro gol do Tiradentes a Roberval. Na súmula, porém, o árbitro deu a autoria do gol para o atacante Leal.
 
Tiradentes – Jorge Hipólito; Célio Rodrigues, Ivan Limeira, Maurício e Bitonho; Zé Maria, Ubirani e Sima; Roberval, Neinha (Leal) e Geraldo (Santos). Técnico: Carlos José Castilho.

 Flamengo (RJ) – Cantarelli; Junior, Jaime, Luis Carlos e Rodrigues Neto; Liminha, Tadeu Ricci e Zico (Edson); Paulinho, Luisinho Lemos (Caio Cambalhota) e Luis Paulo. Técnico: Carlos Benevuto Froner.


Nenhum comentário:

Postar um comentário