quinta-feira, 31 de maio de 2012

Há 29 anos...

De todos os jogos que os grandes clubes do país fizeram em gramados piauienses, o do Flamengo do Rio contra o Tiradentes, pelo Campeonato Brasileiro de 1983, foi o que levou maior número de torcedores ao Estádio Governador Alberto Silva. Depois de quase 10 anos de sua inauguração, o Albertão recebia sua lotação máxima.

 Em campo, o Flamengo de Zico, Júnior, Raul, Adílio, Andrade e tantos outros nomes consagrados pela torcida rubro-negra em todo o Brasil. Ressalte-se, também, que o Amarelão da Polícia Militar classificado para a segunda fase do Campeonato Brasileiro, também era fator de motivação para o torcedor piauiense.

Marinho, Leandro, Raul, Ademar, Andrade e Júnior (em pé); Roberinho, Adílio, Baltazar, Zico e Lico (agachados). O Flamengo faz a pose tradicional perante o maior público da história do futebol no Piauí.
No primeiro tempo, um jogo equilibrado. O que não impediu do time carioca abrir a contagem aos 28 minutos, através de Zico. Ele aproveitou uma sobra de bola na entrada da área e chutou sem chances para Batista. Na fase final, o mesmo Zico voltaria a marcar, numa jogada sensacional, driblando vários adversários. Dois minutos mais tarde, porém, Flávio reduziu a diferença para o time piauiense. Mais tarde foi a vez de Andrade, que saiu driblando pelo lado esquerdo da área e chutou quase sem ângulo, decretando o placar final de 3 a 1 para o Flamengo do Rio.

Neste jogo, disputado em 13 de março de 1983, Zico deixou o campo contundido, depois de atingido duramente pleo volante Durval. Mesmo assim, foi o grande nome da partida. Pelo lado do Tiradentes, destaque para a atuação do ponta direita Joniel (hoje presidente da AGAP), que deu uma canseira no lateral esquerdo Júnior, atualmente comentarista da Rede Globo de Televisão. Mas o que houve de melhor mesmo foi o público. Foram exatos 60.271 pagantes. Com os não pagantes, tivemos um público total de 65 mil pessoas no Estádio Albertão. O recorde de toda a história do futebol piauiense.

FICHA TÉCNICA

TIRADENTES 1x3 FLAMENGO-RJ (Campeonato Brasileiro – 2ª Fase – 1ª rodada – Grupo M); Data: 13/03/1983 (domingo à tarde); Local: Albertão (Teresina); Arbitragem: Tito Rodrigues, auxiliado por Alceu Conerado e Dirceu Marques (todos do Paraná).
Renda: Cr$ 19.981.950,00 com 60.271 pagantes.
Gols: Zico 28 do 1° tempo; Zico 10, Flávio 12 e Andrade 33 do 2°.
Tiradentes - Batista; Waldinar, Baiano, Wagner e Walter Piauí; Durval (Etevaldo), Zuega e Hélio Rocha; Luiz Sérgio, Flávio e Joniel. Técnico: Alberino Francisco de Paula (Bero).
Flamengo (RJ) - Raul; Leandro (Cocada), Ademar, Marinho e Júnior; Andrade, Adílio e Zico (Vitor); Robertinho, Baltazar e Lico. Técnico: Paulo Cesar Carpegianni.

2 comentários:

  1. Buim.... você saberia falar mais ou menos o valor dos ingressos nessa época? So pra tentar fazer um comparativo com os valores atuais!

    ResponderExcluir
  2. Belíssima memória! Eu, estive no Albertão em 13/03/83 assistindo in loco. Maravilha! Parabens ao Buim, guardiã da história do nosso futebol

    ResponderExcluir